TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Resistência de Isolamento

Por:   •  18/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  464 Palavras (2 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 2

Resistência de isolamento

Recomenda-se medir periodicamente a resistência de isolamento dos motores, para assim avaliar as condições de armazenamento sob o ponto de vista elétrico. Se forem observadas quedas nos valores de resistência de isolamento, as condições do armazenamento devem ser analisadas, avaliadas e corrigidas, quando necessário.

Procedimento para medição da resistência de isolamento

Com um megômetro e com o motor parado, frio e completamente desconectado da rede elétrica É recomendável que cada fase seja isolada e testada separadamente, permitindo que seja feita uma comparação entre a resistência de isolamento em cada fase. Para testar uma das fases, as demais fases devem estar aterradas.

O teste de todas as fases simultaneamente avalia apenas a resistência de isolamento contra o terra. Neste caso não é avaliada a resistência de isolamento entre as fases. A leitura da resistência de isolamento deve ser realizada após a tensão ser aplicada pelo período de um minuto (1 min).

Teste de corrente parasitas no eixo de motores.

Esse tipo de teste tem como objetivo verificar se as correntes parasitas estão danificando os mancais.

Procedimento para medição das correntes parasitas

Com um milivoltímetro de 100mV, toque com as pontas de provas o eixo do motor em suas extremidades, verificando se existe um tensão circulando entre as extremidades do eixo. Com um alicate amperímetro também é possível verificar se há correntes parasitas, basta aplicar nas extremidades do eixo um fio 4 AWG e abraçando com o alicate amperímetro verificar se existe circulação de corrente.

Teste de polaridade em motores CC e CA

O teste de polaridade é feito para detectar se em um motor CC e CA, existe algum polo invertido. É um teste simples, mas de grande utilidade, pois, na montagem poderá ocorrer um erro de ligação das bobinas e um ou mais polos ficarem  invertidos.

Procedimento para testar a polaridade

Aplica-se uma tensão em seus terminais verificando o sentido de rotação do motores no caso CC, já nos motores CA aplica-se tensões nos terminais verificando o sentido de rotação e também se o motor atingiu sua velocidade nominal adequadamente caso não esteja normal é preciso verificar a entrada das fases de cada bobina.

Teste de fechamento em um induzido

Este teste detecta se há algum tipo de falha no rotor que possa prejudicar o funcionamento perfeito dos motores.

Procedimento de teste

Com o motor em funcionamento coloca-se a garra do alicate amperímetro em uma das fases verificando a existência de corrente no mesmo.

Teste de manutenção na proteção do motor

Este teste visa a verificação dos equipamentos de proteção dos motores elétricos, de modo a evitar qualquer tipo de sobrecarga ou curto circuito que possa ocasionar danos a rede elétrica e aos motores elétricos.

Procedimento para teste

Com uma caixa de teste ligam-se os terminais do relé em serie, verificando o tempo de operação para desarme, sendo assim comparar os resultados obtidos com a curva especificado no relé.

Fonte: http://ecatalog.weg.net/files/wegnet/WEG-iom-general-manual-of-electric-motors-manual-general-de-iom-de-motores-electricos-manual-geral-de-iom-de-motores-electricos-50033244-manual-english.pdf

http://testandomotores.blogspot.com.br/2013/03/teste-em-motores-eletricos-de-corrente.html

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (58.9 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com