TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Resistência dos Materiais

Por:   •  13/9/2018  •  Resenha  •  281 Palavras (2 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 2

TRABALHO DE RESITÊNCIA DOS MATERIAIS
COM APLICAÇÃO PRATICA NA ENGENHARIA CIVIL


Acadêmico: Marcos Assunção -Engenharia Civil- 4º Semestre


Na engenharia civil, mais especificamente na construção civil a resistência dos materiais está diretamente ligada a cálculo de vigas, lajes e pilares de uma construção.
A resistência dos matérias é usado como base para dimensionamento do  viga ou laje em questão, além de influenciar na quantidade de material empregado na viga ou laje  que está sendo calculada.
mas não apenas em vigas é lajes os cálculos de resistência dos materiais são necessários (conhecidos como construções de alvenaria convencional).
Mas  em construções com blocos cerâmicos estruturais, o cálculo de resistência e distribuição da carga e extremamente necessários e admite  erros, pois nesse modelo de construção na a vigas apenas o bloco cerâmico, que tem total função estrutural. E qualquer erro de cálculo pode ocasionar rachaduras ou comprometer totalmente a estrutura.

[pic 1][pic 2]

A 1º imagem representa o cálculo estrutural de uma viga. Podemos observar onde a mais força atuando, temos o emprego de mais barras de aço para assim garantir a integridade da viga e posteriormente a integridade da construção. (obs: não são imagem da mesma viga, são apenas para ter um melhor entendimento da função estrutural do aço, quando empregado em uma viga)

[pic 3]


Este é um bloco estrutural cerâmico muito empregado nas construções de casas e prédios, onde tem total função estrutural, assim a construção está totalmente dependente da resistência do material.
todos os cálculos do material são feitos para garantir que material suporte grandes cargas, alguns blocos podem chegar a uma resistência de até 10 Mpa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (110 Kb)   docx (61.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com