TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Resistência dos Materiais

Por:   •  16/6/2019  •  Resenha  •  649 Palavras (3 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 3

Importância do projeto

Um dos elementos fundamentais do processo de produção da construção é o projeto. É nesse momento que são feita as escolhas que vão direcionar a obra: definição de material, construtoras, escritórios de Engenharia e arquitetura, profissionais, entre outros aspectos que compõe o momento produtivo.

O projeto de construção de uma obra o torna indispensável atualmente, quanto ao custo, tempo exploração de recursos. são itens fundamentais ao construir.

É muito comum em uma obra haver o desperdício de tempo e material gerando um custo final muito alto. Nesse momento é de suma importância que haja um projeto, pois a partir dele pode-se elaborar escolhas visando reduzir os custos e aumentar a qualidade da obra evitando assim possíveis falhas.

No Brasil Ainda não há a cultura que se tem nos países desenvolvidos, aonde tempo de projeto muitas vezes chega a ser o mesmo tempo que é dedicado na obra, ou seja, nas empresas brasileiras o projeto é visto como um “custo a mais” ou um “mal necessário” em função das exigências legais.

Para Barros e melhado (1993) apud Melhado (1994) afirma que quanto maior o tempo empregado na elaboração das Fases de concepção do projeto, maior será o potencial de redução de custos e prazos que podem ser considerados empreendimento aumentando de forma significativa a qualidade, a confiabilidade e reduzindo assim possíveis custos.

É muito importante que em um projeto deva levar em consideração, não somente as construções, mas outros fatores como: ocupação, manutenção e desconstrução. Muitos edifícios são projetados com a expectativa de vida útil muito baixa, e sem levar em conta o que será feito com os resíduos sólidos de sua desconstrução.

Portanto, existem formas de evitar ou reduzir esses resíduos pois podem ser reutilizados ou reciclados. Mas os principais obstáculos da reutilização destes materiais, é que os edifícios não são projetados para a desconstrução, principalmente porque não existe base de conhecimento sobre a desconstrução. O conhecimento sobre o desenvolvimento de projetos para facilitar a construção deve ser transferido para criar condições que favoreçam a desconstrução.

Lean construction

O lean construction é muito utilizado no setor de construções civis, o método foi desenvolvido pela Toyota em meados de 1940 com o objetivo de aumentar a produtividade e a eficiência de um projeto, além de reduzir a quantidade de desperdício o tempo de espera e a superprodução.

Segundo branco 2004, a construção enxuta, pode ser conceituada como modelo de produção cujos princípios e técnicas formam a base de um sistema de desenvolvimento a implantação de empreendimento.

A construção enxuta segue alguns princípios. Dessa maneira é possível alcançar os objetivos e benefícios esperados. Esses são os princípios: manter um padrão nos procedimentos, para que possa manter a qualidade do produto ou serviço; Diminuir a quantidade de materiais Perdidos na obra, para isso é necessário que haja uma boa gestão; é necessária reduzir o tempo de ciclo, assim será possível obter vários benefícios como maior satisfação do cliente, gestão simplificada, estimativa mais precisa, melhor especialização dos funcionários; aumentar a transparência dos processos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (34.8 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com