TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Resistência dos Materiais

Por:   •  19/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  5.831 Palavras (24 Páginas)  •  80 Visualizações

Página 1 de 24
  • Conceito de material x componente x elemento x sistema construtivos
  • Levantamento topográfico
  • Sondagem
  • Vistoria
  • Muro de gravidade x muro de flexão
  • Cortina atirantada
  • Solo grampeado
  • Fundações rasas: blocos x viga de fundação (baldrame) x sapatas isoladas x sapatas corridas x radier
  • Fundações rasas x fundações profundas
  • Fundações profundas: estaca broca x estaca Strauss x estaca raiz x estaca Franki.

Construção civil engloba as áreas da arquitetura e da engenharia, correspondendo as ciências que estudam as disposições e métodos necessários para a realização de uma obra.

Obra: qualquer atividade de engenharia que envolva criação, reforma, modificação, reparação, através de trabalho construtivo, resultando mudança na área.

Edifício: Qualquer construção que se destina ao abrigo ou proteção contra alterações climáticas extremas, podendo este ser utilizado para o desenvolvimento de uma atividade.

Os materiais de construção são todo e qualquer material utilizado na construção de edificação, desde  a locação e infraestrutura da obra até a fase de acabamento. DE acordo com a NBR 13531 (ABNT, 1995) os materiais de construção são unidades básicas usadas na composição de objetos ou substâncias em qualquer obra de engenharia.

Segundo a ABNT (2013), NBR 15575, componente é a unidade integrante de determinado sistema da edificação, com forma definida e destinada a atender funções específicas (exemplo: tijolo, bloco cerâmico ou de concreto, telha, folha de porta etc.);

Já o elemento é a parte de um sistema com funções específicas, que geralmente é composto por um conjunto de componentes, telhados, paredes, lajes vedação de blocos, painel de vedação pré-fabricado, estrutura de cobertura.

Sistema construtivo consiste na maior parte funcional do edifício. Conjunto de elementos e componentes destinados a cumprir com uma macrofunção que a define. Exemplos: fundação, estrutura, sistema de vedações verticais, instalações hidrossanitárias, sistema de cobertura. São um conjunto de elementos inter-relacionados com um objetivo comum e devem ser estudados de uma maneira geral, uma vez que cada elemento utilizado, ao serem reunidos para construir uma unidade funcional maior, densenvolve características que não se enconyram em seus componebtes isolados.

Projeto é o conjunto de instruções construtivas definidas e articuladas em conformidade com os princípios e técnicas específicas da arquitetura e da engenharia para, ao integrar a edificação, desempenhar determinadas funções em níveis adequados.

Os processos construtivos podem ser classificados como: tradicional (uso de técnicas artesanais), convencional (caracterizado por tecnologias normalmente utilizadas no mercado, com maior tempo de execução), racionalizado (caracterizado pela melhoria gradativa dos processos convencionais) e industrializado ou pré-fabricado)

Elemento pré-fabricado – é em geral executado industrialmente, mesmo em instalações temporárias em canteiros de obra, ou em instalações permanentes de empresa destinada para esse fim que atende aos requisitos mínimos de mão de obra qualificada (a matéria-prima deve ser ensaiada e testada quando no recebimento pela empresa e previamente à sua utilização).

Elemento pré-moldado – é executado fora do local de uso definitivo, com menor rigor nos padrões de controle de qualidade (os componentes podem ser inspecionados individualmente ou em lotes, por inspetores ou empresas especializadas, dispensando-se a existência de laboratório e demais instalações próprias necessárias ao controle de qualidade).

Projeto: É o principal elemento de trabalho de um profissional da construção. É nele que as informações de execução estão inseridas, tais como: Locação (orientação do posicionamento da obra em relação a um determinado ponto ou lugar); Projetos de fundações, de estruturas e coberturas, hidrossanitários, elétrico, , de incêndio, telefonia, paisagístico, decoração.

; detalhes de urbanização, que inclui os acabamento externo como a ajardinamento, por exemplo; memorial descritivo, que é um caderno no qual se encontram, por escrito, todos os detalhes, materiais e especificações a serem empregados na obra.

Projeto segundo a ABNT: Determinação e representação prévias (desenhos e textos) da configuração arquitetônica de edificação, concebida mediante a coordenação e a orientação geral dos projetos dos elementos da edificação, das instalações prediais, dos componentes construtivos e dos materiais de construção.

As etapas de execução da atividade técnica do projeto de arquitetura são as seguintes, na seqüência indicada (incluídas as siglas):

  1. levantamento de dados para arquitetura (coleta de informações de referência que exprimam as condições pré-existentes do local, relacionados aos aspectos físicos, técnicos, legais, socias e econômicos)
  2. programa de necessidades de arquitetura (informações fornecidas pelo cliente de quais as suas necessidades e para que se destina o projeto)
  3. estudo de viabilidade de arquitetura (quais serão os meios técnicos para a sua execução, focando alternativas conceituais e econômicos)
  4. estudo preliminar de arquitetura
  5. anteprojeto de arquitetura  ou de pré-execução), que incluem Planta baixa (executiva/arquitetura) que são os desenhos com as informações básicas, como cotas horizontais, destinação dos cômodos, materiais de acabamento, peças dos mobiliários ou de instalações, entre outros; cortes, que são as informações não mostradas em planta baixa, tais como as medidas verticais e outros detalhes; Fachadas (desenhos que mostram detalhes e aspectos finais da obra)
  6. projeto legal de arquitetura (que incluiem todas as informações e demais projetos complementares para aprovação da municipalidade, como alvarás e licenças).
  7. projeto básico de arquitetura (opcional): informações ainda não completas ou definitivas, mas compatíveis com o projeto para atividades de licitação.
  8. projeto para execução de arquitetura: é o pojeto definitivo com todas as informações necessárias para a execução da obra já com a devida compatibilização com os demais projetos de engenharia: estruturas, sistemas prediais, etc)

O que é levantamento topográfico

Conjunto de métodos e processos utilizados para a representação planimétrica e altimétrica do desenho em escala pré-determina e por intermédio de curvas de nível. Para isso são realizadas medições de ângulos e distâncias horizontais e verticais, de distâncias inclinadas fazendo o uso de instrumentos adequado à exatidão pretendida. Para tanto, inicia-se com a implantação e materialização de pontos de apoio no terreno, determinando suas coordenadas topográficas do local.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.3 Kb)   pdf (232.9 Kb)   docx (836.7 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com