TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Revolução Industrial

Por:   •  25/8/2018  •  Abstract  •  538 Palavras (3 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo – O projeto tem o intuito de propor uma nova forma de iluminação dos campus da UNESP – Ilha Solteira, substituindo os postes comuns por postes formados com materiais reutilizados e led’s, como já proposto no projeto “Litro de Luz”. Porém, a diferença baseia-se na geração de energia que será armazenada em uma bateria e mais tarde utilizada para a iluminação, enquanto o primeiro utiliza a energia solar, o sistema sugerido nesse trabalho usará a água reaproveitada no trabalho “Sustentabilidade: Reutilização da Água”.

Palavras Chaves – Energia, Geração, Luz

Abstract – The Project has the intetion of proposing a new way of illumination at UNESP – Ilha Solteira campus, replacing usual light poles for ones made of recicled materials and LED (Light Emitting Diode), as already proposed on the Project “Litro de Luz”. However, the difference is the form of energy generation that will be stored in a battery and used for illumination, while the first one uses solar energy, the suggested system on this Project will be using reused water in the work “Sustentabilidade: Reutilização da Agua”

Key Words – Energy, Generation, Light

INTRODUÇÃO

A partir da 2ª Revolução Industrial houve o advento da tecnologia, trazendo consigo a energia elétrica. Nesse contexto, Thomas Edison inovou com a criação da lâmpada incandescente, muito importante para a época. Contudo, novas tecnologias foram surgindo, promovendo o aperfeiçoamento das lâmpadas, capazes de gastarem menos energia e iluminarem melhor o ambiente.

A preocupação com o meio ambiente e a criação da agenda 21 estimulam a busca pelo desenvolvimento sustentável contrariando a cultura do desperdício. Portanto, a criação de um poste construído em grande parte com materiais reutilizados, combinado com o uso de led e energia proveniente da água reaproveitada, atende ao Objetivo 1 da agenda 21 brasileira: “Produção e consumo sustentáveis contra a cultura do desperdício”.

OBJETIVO

O objetivo desse trabalho é a realização de um estudo de um sistema de iluminação sustentável envolvendo a geração de energia, armazenamento da mesma e o acionamento da luz, diminuindo os gastos com energia elétrica e contribuindo para o meio ambiente, e atender a proposta elaborada pelo IEEE em conjunto com a disciplina de Introdução à Engenharia Elétrica com o tema Agenda 21 aplicada à UNESP de Ilha Solteira.

METODOLOGIA

O processo de estudo de um sistema de iluminação sustentável envolve pesquisa, simulação de seu funcionamento e criação de um modelo possível para o poste.

O projeto baseia-se na geração da energia utilizada pelo sistema, no armazenamento dessa energia e o acionamento da luz através de um sensor de luminosidade e um relé. A escolha desse método de acionamento é justificado pelo baixo custo para a montagem do projeto.

Os materiais propostos para a construção do sistema serão aqueles que causam grandes prejuízos ao meio ambiente pelo alto tempo de decomposição na natureza. Portanto, pretende-se aqui reutilizar materiais, retirando-os da natureza e consequentemente diminuir o custo de construção.

CONCLUSÃO

Ao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (45.4 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com