TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Robótica

Por:   •  20/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  654 Palavras (3 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Robótica

É um ramo da tecnologia que reúne mecânica, eletricidade, eletrotécnica, eletrônica e computação, que hoje me dia trata de sistemas compostos por máqui-nas e partes mecânicas automatizadas e geridas por circuitos integrados, tornando sistemas mecânicos motorizados, controlados manualmente ou automaticamente por circuitos elétricos.

As máquinas, pode-se dizer que são vivas, mas ao mesmo tempo são uma imitação da vida, não passam de fios unidos e mecanismos, isso tudo junto concebe um robô.

Atualmente as pessoas utilizam os robôs no seu dia-a-dia para suas tarefas. A robótica abrange tecnologia de mecânica, eletrônica e computação. Além disso, participam em menor grau teoria de controle, microeletrônica, inteligência artificial, fatores humanos e teoria de produção.

As máquinas robóticas podem ser classificadas segundo critérios distintos quanto à aplicação, cadeia cinemática, tipo de atuadores. Pode tanto representar um veículo autônomo quanto um humanoide ou um simples braço com movimen-tos.

O grau de interatividade com agentes externos permite classificá-los em to-talmente autônomos, programáveis, sequenciais ou ainda inteligentes. De certa forma, dada a quantidade de aplicações que surgem a cada momento, é pratica-mente impossível haver uma única forma de classificação.

O principal objetivo dos robôs hoje é serem projetados para substituir o tra-balho humano em situações exposição de risco ou desgaste mental. Um robô pode ser composto de um circuito eletrônico computadorizado de controle e um mecanis-mo articulado denominado manipulador.

Materiais utilizados em Laboratório

Uma fonte de alimentação de 12 V da placa do robô

Uma placa de comando para o Robô.

Um braço manipulador robótico com seis servos motores.

Um cabo de alimentação.

Um cabo USB de comunicação com o PC.

Computador com software especifico para a programação.

Metodologia

Para executar a montagem ligamos a fonte do manipulador robótico na ten-são de 220v onde esta mesma fonte abaixa a tensão para 12vcc que alimenta a pla-ca eletrônica que controla os servomotores.

Usamos um cabo USB que faz a interface da placa do manipulador do robô com o PC através do Software. Os comandos de programação foi passado pelo pro-fessor no laboratório para que tivéssemos uma orientação de como funciona a pro-gramação desse manipulador e para que através desses comandos possamos reali-zar um desafio proposto pelo Docente.

Os comandos utilizados no teclado com a tela principal de controle do Manipu-lador foram os seguintes abaixo:

1° servo motor base da área de atividade do robô

No teclado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (47 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com