TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SEGURANÇA EM MÁQUINAS E IMPLEMENTOS PARA USO AGRÍCOLA E FLORESTAL

Por:   •  24/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.091 Palavras (13 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES

ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO

PREVENÇÃO E CONTROLE DE RISCOS EM MÁQUINAS, EQUIPAMENTOS E INSTALAÇÕES I

FELIPE CARVALHO NUNES

SEGURANÇA EM MÁQUINAS E IMPLEMENTOS PARA USO AGRÍCOLA E FLORESTAL

CAMPOS DOS GOYTACAZES

2017

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        3

2.        ACIDENTES DE TRABALHO NO MEIO RURAL        4

3.        REGISTROS DE ACIDENTES DE TRABALHO NO MEIO RURAL        6

4.        NORMAS ABNT        10

5.        CONCLUSÃO        12

6.        BIBLIOGRAFIA        13


  1. INTRODUÇÃO

As atividades rurais são consideradas como as mais perigosas que existem para os trabalhadores. Algumas características únicas do ambiente agrícola levam-no a apresentar fatores negativos com relação à segurança do trabalho: ausência de uniformidade e controle sobre o local de trabalho e das próprias atividades; sobreposição entre o local de trabalho e o lar; o emprego frequente de mão-de-obra familiar sem restrições de idade (tanto crianças e adolescentes como idosos trabalham); incipiente atuação do estado como legislador e fiscalizador de leis regulamentadoras dos riscos e perigos das atividades agrícolas

A definição de acidente de trabalho no Brasil existe desde 1919, como conceito jurídico. No entanto, somente nos últimos anos é que se ampliou seu espaço, preocupando a classe médica a serviço da empresa e dando origem à medicina do trabalho. Essa inquietação cresceu de um jeito que expandiu o âmbito industrial, surgindo vários estudos referentes ao acidente de trabalho propriamente dito, à higiene industrial e à segurança do trabalho, entre outros (RIBEIRO, 2000).

Esses trabalhadores estão em constante contato com máquinas, implementos, ferramentas manuais, agrotóxicos, ectoparasitas, animais peçonhentos (ALMEIDA, 1995).

A Organização Internacional do Trabalho (OIT), mostra em estudos mais recentes, que de todas as atividades agrícolas realizadas, a utilização de máquinas agrícolas está entre as três atividades mais perigosas para os trabalhadores do meio rural, registrando a cada três, um resulta na incapacidade permanente do trabalhador.

A maioria dos acidentes na exploração da madeira, sendo que alguns são fatais, ocorre

na etapa do corte de árvores. Segundo Amaral, (1998) nas atividades de extração, desdobramento, beneficiamento e industrialização da madeira é que se sucedem inúmeros acidentes, com alto índice de amputação devido à utilização de máquinas em precárias condições de uso.

A evolução da mecanização trouxe máquinas com design ergonômico, motosserras mais leves, com menos vibração e ruído, máquinas como os “Feller-Bunchers” que permitem fazer feixes para o arraste e os “Harvesters”5, que deixam a madeira pronta para o carregamento (Machado, 2002).

A operação com máquinas e implementos para o uso agrícola e florestal oferece riscos altos de acidentes. Os acidentes de trabalho representam enorme importância social e econômica, estudos estatísticos têm demonstrado a gravidade deste problema, seja pela incidência de acidentes, seja pela idade dos acidentados, seja pelas suas conseqüências.

  1. ACIDENTES DE TRABALHO NO MEIO RURAL

        Os trabalhadores agrícolas compõem uma das categorias profissionais com maior risco de sofrer algum tipo de acidente no exercício de seu trabalho. A atividade agrícola também utiliza variado número de ferramentas, máquinas, implementos, produtos químicos, substâncias inflamáveis, entre outras que também implicam risco a seus usuários. Em cada uma dessas atividades podem ocorrer acidentes leves ou graves, comprometendo a saúde do trabalhador (MTB, 1981).

        Há conhecimentos de muitos acidentes de trabalho no meio rural que são sérios e de extrema importância, podendo-se citar alguns como: capotamento de maquinários, atropelamentos, amputações de membros, incêndio de equipamentos, intoxicações e dermatoses, quedas de nível, ente outros.

        Alguns equipamentos são discorridos abaixo com algumas ações de segurança para tais.

Adubadora Automotriz

Máquina destinada à aplicação de fertilizante sólido granulado e desenvolvida para o setor canavieiro.

Adubadora Tracionadas

Implemento agrícola que, quando acoplado a um trator agrícola, pode realizar a operação de aplicar fertilizantes sólidos granulados ou em pó.

Colhedoras

A colheitadeira é um equipamento agrícola destinado à colheita de lavouras, tais como de algodão, cana-de-açúcar,  ou grãos (trigo, arroz, café, soja, milho, etc).

A modernização das lavouras, com grandes plantios comerciais em grandes áreas e a necessidade de melhoria nos processos para vencer a concorr contribuíram para que a colheita feita manualmente fosse substituída por máquinas de tração animal que logo passaram a ser motorizadas por motores a vapor e posteriormente por motores de combustão interna. Além disso, com o uso de colheitadeira houve melhoria na qualidade do produto colhido, a colheita é feita com maior rapidez, eficácia e menor teor de impurezas.

Escavadeira Hidráulica em aplicação Florestal

Escavadeira projetada para executar trabalhos de construção, que pode ser utilizada em aplicação florestal por meio da instalação de dispositivos especiais que permitam o corte, desgalhamento, processamento ou carregamento de toras.

Forrageira Tracionada

Implemento agrícola que, quando acoplado a um trator agrícola, pode realizar a operação de colheita ou recolhimento e trituração da planta forrageira, sendo o material triturado, como forragem, depositado em contentores ou veículos separados de transbordo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)   pdf (569.1 Kb)   docx (79.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com