TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MÁQUINAS E IMPLEMENTOS PARA USO AGRÍCOLA E FLORESTAL

Por:   •  1/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.523 Palavras (11 Páginas)  •  921 Visualizações

Página 1 de 11

FACULDADE - AVM Faculdade Integrada
CURSO - Higiene e Segurança do Trabalho









MÁQUINAS E IMPLEMENTOS PARA USO AGRÍCOLA E FLORESTAL



XENIA GARCIA PEREIRA NANTES


SERRA-ES
2016













Projeto de pesquisa apresentado à
AVM Faculdade Integrada como prova de atividade

E disciplina de Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas e Equipamentos.
Prof.: Vagner Lisoski Duarte

SUMÁRIO

1.OBJETIVO....................................................................................................................3

2.INTRODUÇÃO.............................................................................................................3
3. MÁQUINAS E IMPLEMENTOS PARA USO AGRÍCOLA E FLORESTAL..........3

3.1. CONCEITUAÇÃO E NORMALIZAÇAO DAS MÁQUINAS AGRÍCOLAS.......4

3.2 .CLASSIFICAÇÃO DAS MAQUINAS AGRÍCOLAS............................................4

4. ACIDENTES DE TRABALHO COM MÁQUINAS AGRÍCOLAS........................10

5 – CONDIÇÕES INSEGURAS....................................................................................10

6 – CAUSAS ESPECÍFICAS DE ACIDENTES COM TRATORES...........................10

7 – SIMBOLOGIA UTILIZADA PARA ALERTAR SOBRE PERIGOS....................11

8 - PREVENÇÃO DOS PRINCIPAIS ACIDENTES COM TRATORES....................15 9 - PREVENÇÃO DE ACIDENTES.............................................................................17

10 - CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................................19 11 – BIBLIOGRAFIA...................................................................................................20

1. OBJETIVO:
O objetivo deste relatório é conhecer e entender melhor sobre máquinas e implementos agrícolas e conhecer os itens de segurança que devem ser utilizados,  e os trabalhadores que estarão executando as atividades laborais, com a  finalidade de esta realizando a proteção dos trabalhadores e reduzindo ou eliminando os acidentes.


2. INTRODUÇÃO:

 Com o avanço a cada dia das tecnologias, podemos observar que o trabalho humano tem sido substituído a cada dia pelas maquinas e equipamentos, tendo as vantagens, acelerando o processo da economia do país com a agilidade das colheitas. Com o avanço da tecnologia o setor de maquinas e equipamentos e implementos, mudou definitivamente a trajetória das técnicas de produção e oferta de produtos agrícolas no mundo, o aumento da produtividade do setor,  levaram à substituição do homem nesta atividade,

e a redução de mão de obra. E tendo um aumento de acidentes do trabalho, pois os acidentes

no meio rural, estavam restritos as ferramentas manuais e aos animais peçonhentos.
Os acidente mais graves são os que ocorrem com tratores agrícolas. Os prejuízos econômicos e sociais são bastante.

Dentro as normas seguem as que regulamentam: NBR 13588 de 03/1996 – tratores, máquinas e implementos agrícolas – cilindros hidráulicos de controle remoto – dimensões; NBR ISO 5008:2015 - Tratores agrícolas de rodas e máquinas de campo - Medição da vibração transmitida ao corpo inteiro do operador, elaborada pelo Comitê Brasileiro de Tratores, Máquinas Agrícolas e Florestais (ABNT/CB-203);  ABNT NBR ISO 4254-1:2015, elaborada pelo Comitê Brasileiro de Tratores, Máquinas Agrícolas e Florestais (ABNT/CB-203)BR ISO 4252:2011


3. MÁQUINAS E IMPLEMENTOS PARA USO AGRÍCOLA E FLORESTAL:

A Mecanização Agrícola é uma das áreas da engenharia agrícola e se dedica ao planejamento, execução e desenvolvimento das operações agrícolas por meio da utilização de máquinas, implementos e outras ferramentas mecânicas. Mecanizar, racionalmente, as operações agrícolas constitui o objetivo básico do estudo da Mecanização Agrícola a definem como qualquer meio mecânico utilizado nos processos de produção agrícola.

3.1- CONCEITUAÇÃO E NORMALIZAÇAO DAS MÁQUINAS AGRÍCOLAS:

 Abaixo segue algumas terminologias segundo a ABNT - NB-66.

Operação Agrícola: Toda atividade direta e permanentemente relacionada com a execução do trabalho de produção agropecuária.

Máquinas Agrícolas: Máquina projetada especificamente para realizar integralmente ou coadjuvar a execução da operação agrícola.

Implemento Agrícola: Implemento ou sistema mecânico, com movimento próprio ou induzido, em sua forma mais simples, cujos órgãos componentes não apresentam movimentos relativos.

Ferramenta Agrícola: Implemento, em sua forma mais simples, o qual entra em contato direto com o material trabalhado, acionado por uma fonte de potência qualquer.

Máquina Combinada ou Conjugada: É uma máquina que possui, em sua estrutura básica, órgãos ativos que permitem realizar, simultaneamente ou não, várias operações agrícolas.

Acessórios: Órgãos mecânicos ou ativos que, acoplados à máquina agrícola ou implemento, permite tanto aprimoramento do desempenho como execução de operações diferentes para o qual foi projetado.

3.2 .CLASSIFICAÇÃO DAS MAQUINAS AGRÍCOLAS:

 As máquinas agrícolas são divididas em grupos, especificados na sequência.

Grupo 1 – Máquinas para o preparo do solo.

a.1) Máquinas para o preparo inicial do solo São responsáveis pela limpeza do solo, ou seja, pela remoção de árvores, cipós e etc. Constituem-se de destocadores, serras, lâminas empurradoras, lâminas niveladoras, escavadeiras e perfuradoras.

a.2) Máquinas para o preparo periódico do solo São responsáveis pela movimentação ou mobilização do solo (inversão de leiva). Constituem-se de arados de aivecas, arados de discos, subsoladores, enxadas rotativas, sulcadores, etc.

Grupo 2 – Máquinas para a semeadura, plantio e transplante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)   pdf (807.2 Kb)   docx (849.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com