TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SOCIOLOGIA APLICADA A GESTÃO

Por:   •  16/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  305 Palavras (2 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 2

CLARETIANO – CENTRO UNIVERSITÁRIO

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

ELDER FERNADES MONTES DE ARAÚJO

 

SOCIOLOGIA APLICADA A GESTÃO

PALMAS - TO

2017

Elder Fernandes Montes de Araujo

Atividades da 11a Semana

Atividade   apresentada   no   Curso   Engenharia

De Produção, Claretiano   Centro   Universitário.

Prof. Adriana Duarte de Souza Carvalho da Silva

PALMAS - TO

2017

1)

Devido a expansão do proletariado industrial nas décadas passadas, países como o Brasil passaram a presenciar um processo de desindustrialização por conta do trabalho informal, terceirizado, precarizado, além de elevados índices de desemprego. Surge uma nova divisão sexual do trabalho, onde o mercado busca mais domínio técnico, as privatizações geraram enormes índices de desemprego, sem contar a retração do mercado industrial que gera um quadro de desemprego estrutural. A exclusão do jovem no mercado trabalho, principalmente para aqueles que não tem qualificação, engrossando a fila de desempregados juntos com os trabalhadores com mais de 40 anos de idade que tem dificuldade de retornar aos postos de trabalho por ser considerado idoso para exercer tal função.

2)

Implica no aumento de postos de trabalho desregulamentados ou informais, o qual é chamado de terceirização.

3)

O Estado de bem estar social é quando o Estado se encarrega da promoção da defesa social e da economia, o Estado atua do lado de sindicatos e empresas privadas, com o intuito de garantir serviços públicos e proteção a população. Já o neoliberalismo e quase o contrario, pouca participação do Estado no rumo da economia, pouca intervenção do Estado no mercado de trabalho deixando a livre circulação de capitais internacionais dando ênfase na globalização, privatização onde as empresas privadas formam a base da economia.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

ANTUNES, R. O caráter polissêmico e multifacetado do mundo do trabalho. Trab. educ. saúde. Rio de Janeiro, n. 2, p. 229-237, set. 2003, v. 1.  Disponível em: . Acesso em: 09 out. 2017.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (118.5 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com