TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SOLDAGEM A GÁS

Por:   •  12/2/2021  •  Trabalho acadêmico  •  9.485 Palavras (38 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 38

SOLDAGEM A GÁS

  1. O que é soldagem a gás? Como é o processo?

É um processo no qual a união dos metais é obtida pelo aquecimento destes até a fusão com uma chama de um gás combustível e oxigênio. O metal de adição, se usado, também é fundido durante a operação, e é adicionado separadamente com vareta. A operação normalmente é manual e o soldador movimenta a tocha (fusão uniforme e progressiva).

O calor da chama

  1. Quais as principais vantagens e desvantagens?

- Excelente controle que se pode exercer sobre a entrada de calor e a temperatura na peça devido ao controle independente da fonte de calor e da alimentação do metal de adição. Simplicidade de versatilidade.

- Baixa produtividade.

  1. Como é o equipamento usado?

Simples, de baixo custo e pode ser usado também para desempeno, pré e pós-aquecimento, brasagem, solda-brasagem e corte a gás. Cilindros de oxigênio e gás combustível, reguladores de pressão, mangueiras e maçarico ou tocha de soldagem.

  1. Como devem ser os gases usados?

Devem ter alta temperatura de chama, alta taxa de propagação de chama, alto potencial energético e mínima reação química com metais de base e de adição. O gás mais usado é o acetileno

  1. Qual a aplicação da soldagem a gás?

Para soldar chapas finas, tubos de pequeno diâmetro e muito usado na soldagem de reparo.

  1. Como o volume, velocidade e proporção dos gases influencia?

O volume determina o tamanho da chama e sua capacidade de aquecimento. A velocidade determina se a chama será violenta, intermediária ou suave. A proporção determina seu caráter oxidante, neutro ou carburante.

  1. Quais são os cuidados que devem ser tomados com o equipamento?

O cilindro deve ser armazenado em local fresco, ventilado, limpo e seco. Nunca deve ser deixado deitado e deve-se evitar choques mecânicos.

  1. Por que nunca se deve usar lubrificação nesse processo?

Porque o oxigênio individualmente não é combustível ou explosivo, mas pode reagir com óleos e graxas.

  1. O que são maçaricos? Quais os tipos?

São dispositivos que recebem o oxigênio e o gás combustível puros e fazem sua mistura na proporção, volume e velocidade adequados. Podem ser de baixa pressão (injetor, pressão do oxigênio é usada para aspirar o acetileno) e média pressão (misturador, mesmas pressões pro oxigênio e acetileno).

O ideal é que a velocidade de saída e de combustão dos gases sejam iguais, de forma que a queima se de logo após a ponta do bico.

  1. O que é o regulador de pressão e quais os tipos.

Dispositivo que permite diminuir a pressão interna de armazenagem dos gases no cilindro para a pressão de trabalho, mantendo-a aproximadamente constante.

Existe de um estágio e duplo estágio.

  1. Quais são os consumíveis usados?

Normalmente são os gases (acetileno e oxigênio), os metais de adição e os fluxos de soldagem, se usados.

  1. Como é obtido o oxigênio?

Reação química, eletrolise da água ou liquefação do ar (mais usado).

  1. O que são os fluxos de soldagem?

São materiais fusíveis, em pó ou pasta, tem a função de reagirem quimicamente com óxidos metálicos e formar escórias, além de melhorar a molhabilidade e fluidez da poça de fusão. Protegem a superfície. É usado na soldagem do ferro fundido, aço inox, metais não ferrosos (alumínio, sobre e suas ligas). Na soldagem dos aços, não há necessidade.

  1. Quais são as técnicas para a execução da soldagem a gás?

Soldagem a ré: produz cordão de solda estreito e com maior penetração, permitindo o uso de maiores velocidades de deslocamento e soldagem de peças de maior espessura.

Soldagem para frente: Cordão mais raso, adequado para chapas finas, até 3 mm de espessura.

  1. Quais são os tipos de chamas?

Chama acetilênica: amarelo-brilhante, fuliginosa (para evitar a fuligem, abrir ligeiramente o registro de oxigênio do maçarico antes do acendimento)

Chama redutora: apresenta cone interno e o envoltório externo e o penacho ou cone intermediário, onde a reação primária é completada com oxigênio da atmosfera, quando a quantidade de oxigênio é insuficiente para reagir com todo o acetileno da mistura do maçarico.

Chama neutra: apresenta ruído característico suave, enquanto a chama oxidante apresenta um chiado mais estridente

  1. Qual é o processo da soldagem a gás?

Abertura do cilindro de faz e regulador de pressão, acendimento e regulagem da chama, formação da poça de fusão, deslocamento da chama e realização do cordão de solda, interrupção da solda e extinção da chama

CORTE A GÁS

  1. O que é o corte a gás?

É um processo no qual o corte dos metais é obtido pela reação do oxigênio puro com o metal, a alta temperatura, conseguida inicialmente com o uso de uma chama oxigênio-gás combustível. O corte de metais resistentes à oxidação é auxiliado pela adição de fluxos e pós metálicos.

O metal a ser cortado é aquecido por uma chama até uma temperatura em que ocorre a reação do metal com o oxigênio (temperatura de ignição) e depois é exposto a um jato de oxigênio de alta pureza. A reação de oxidação do metal produz uma quantidade de calor suficiente para fundir o óxido que é formado, que é expulso pelo jato de oxigênio, e também para manter a peça aquecida, permitindo assim a continuidade da operação. Depois de iniciado o corte, a princípio, a chama não é mais necessária, mas geralmente é mantida acesa.

  1. Para que serve a chama de pré-aquecimento?

Facilita a reação com o oxigênio pelo fornecimento de calor à superfície da peça e também evita que o jato de oxigênio seja contaminado pela atmosfera.

  1. Quais são os equipamentos usados?

Os equipamentos podem ser manuais ou mecanizados e efetuar cortes retos, curvilíneos, múltiplos etc. É basicamente o mesmo que o usado na soldagem a gás, mudando apenas o tipo de bico, que é próprio para operações de corte. Possui uma tubulação extra para o oxigênio de corte, dotada de uma válvula de acionamento rápido.

  1. Como é o corte mecanizado?

É feito com uma velocidade mais uniforme, dando melhor aparência e regularidade da superfície

...

Baixar como (para membros premium)  txt (60.7 Kb)   pdf (512.6 Kb)   docx (445.6 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com