TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SOLUÇÃO DE AUTOMAÇÃO PARA CONTROLE DE GÁS EM CONDOMÍNIO

Por:   •  14/7/2020  •  Artigo  •  1.423 Palavras (6 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 6

SOLUÇÃO DE AUTOMAÇÃO PARA CONTROLE DE GÁS EM CONDOMÍNIO.

PRIMEIRO-NOME E. ÚLTIMO-NOME, SEPARADOS-POR VÍRGULAS, NOMES-INTERMEDIÁRIOS S. ABREVIADOS
(ESTILO: )

Laboratório, Departamento, Universidade
Endereço para Correspondência
E-mails: em-uma-fonte-de-tamanho-fixo@como-Courier-News (de preferência)
UM AUTOR, SEGUNDO A. UTOR, ASSIM P. O. R. DIANTE
Laboratório de Qualquer Coisa, Depto. de Outra Coisa, Universidade de Algum Lugar
Caixa Postal 6969, 12345-678, Urbanopolis, DO, NOLAND
E-mails: um-autor@acme.com, segundo@acme.com.br, assim@dominio.pais

Abstract - This article presents the prototype of an automated system for reading and controlling gas consumption in a condominium. By spraying knowledge in embedded electronics, for example, arduino micro controller technology makes it easy to deploy automated gas managers. The purpose of the equipment is to collect, control and demonstrate the evolution of consumption. This purpose is provided by an equipment installed in each meter, to collect the data, in which radiofrequency is used to send them to a central one. The control panel receives the data, identifies each meter and sends it to a webapp that records the collected values and maintains the consumption history. For the condominium administrator, the result achieved is a 20% reduction in the cost of gas control over the traditional mode. The result obtained is linked to the reduction of work, impressions and preventive maintenance.

Key words: - Automation, Embedded electronics, Gas, Controler

Resumo - Neste artigo apresenta-se o protótipo de um sistema automatizado para leitura e controle do consumo de gás em condomínio. Com a pulverização do conhecimento em técnica de eletrônica embarcado, por exemplo, a tecnologia dos micro controladores arduino facilita a implantação de gerenciadores de gás automatizados. O proposito do equipamento é coletar, controlar e demonstrar a evolução do consumo. Esse intuito é proporcionado por um equipamento instalados em cada medidor, para coletar os dados, no qual é utilizada radiofrequência para enviá-los a uma central. A central recebe os dados, identifica cada medidor e envia para um webapp que registra os valores coletados e mantém o histórico do consumo. Para o administrador do condomínio o resultado alcançado é uma redução de 20% no custo de efetuar o controle de gás em relação ao modo tradicional. O resultado obtido está ligado à redução de trabalho, impressões e manutenções preventivas.

Palavras – chave: -  Automação, Eletrônica embarcada, Gás, Controler

1 Introdução

        A disseminação do conhecimento em sistemas automatizados por meio de micro controladores levou a redução dos custos da própria automatização. Com baixo custo de investimento e facilidade de obtenção de informação técnica possibilita o desenvolvimento de ideias úteis para gestões de consumos de gás. O objetivo principal é criar um mecanismo com os princípios:  sensor, transdutor e atuador, para as residências em condomínios. O modo tradicional necessita de comunicação humana e controle secundário.

O resultado esperado do protótipo é um demonstrativo temporal do consumo dos condôminos em tempo real de forma sintética e ainda fornecer diagnósticos de vazamentos com a possibilidade de atuação como o corte de fluxo do gás. A confiabilidade e tempo real das informações reduz a necessidade de atuação humana evitando o desgaste entre moradores e síndicos e, ainda reduz o custo de transação.  

O sistema em projeto é formado pelo equipamento instalado em cada medidor, para coletar os dados, e utilizando radiofrequência para enviá-los a uma central. Conectada à internet a central recebe os dados, identifica cada medidor e envia para o software. O software, por sua vez, registra os valores coletados e mantém um histórico do consumo.

Este estudo está dividido em seções. Na seção 2 são apresentadas as definições e funcionamentos da medição e leitura de gás. Na seção 3 descrevem-se os materiais e métodos. Na seção 3.1 descrevem-se os equipamentos, dividindo-se nas seções 3.1.1 e 3.1.2, que detalham cada um dos componentes. Na seção 3.2 apresenta-se a aplicação; nela destacam-se as ferramentas e métodos utilizados no seu desenvolvimento. Na seção 4 são relatados os resultados e discussões.

2 Modelo tradicional e a automatização.

Os equipamentos que fazem a leitura convencional do consumo de gás são sensores do tipo diafragma. Seu funcionamento é embasado no princípio de funcionamento de um sistema de canais comunicantes entre as quatro câmaras que, enquanto se enchem, movimentam os diafragmas que coordenam a carga e descarga do sistema, acionando a válvula rotativa que movimenta o sistema de integração.

A estrutura externa, confeccionada em alumínio através do processo de fundição sob pressão, assegura alta resistência ao impacto e aos agentes externos, sendo protegida por uma camada de pintura a base de tinta em pó poliéster cinza. Por ter seus componentes internos fabricados em plástico de engenharia de última geração, Os diafragmas sintéticos garantem sensibilidade nas baixas vazões. Segue alguns dados técnicos do medidor:

[pic 1]

Figura 1 – Ficha técnica do medidor de gás.

2.1. Como é feita a leitura e controle

O sistema será constituído de sensores capazes de realizar as leituras de vazão de gás, sistemas coletores para transformar os valores obtidos no processo, central armazenamento e comparação de dados,  pontos de acesso a internet e software capaz de realizar a gerência de todos os dados e mostrá-los aos usuários responsáveis.

O sensor de vazão de gás utilizado, realizará a conversão do fluxo de gás para um sinal elétrico que será lido pelo microcontrolador. A leitura será realizada conforme a capacidade do sensor de entregar e converter o sinal elétrico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (245.9 Kb)   docx (215.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com