TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Segurança Estrutural

Por:   •  26/6/2019  •  Dissertação  •  1.170 Palavras (5 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 5

À GDGADU

Aug e Resp Loja Maç 

São João da Palma Nº 33

[pic 1]

 MM AA LL AA

LANDMARKS

Apr 

Flávio Vieira da Silva Junior


INTRODUÇÃO

De acordo com o Rito Escocês Antigo e Aceito, os Landmarks, que em inglês significa marcas na terra, são as leis imutáveis da Maçonaria, no qual suas origens são desconhecidas, porém reconhecidas por todos os Maçons regulares do Universo, como a base fundamental e guia de condutas da Maçonaria Universal.

DESENVOLVIMENTO

O primeiro Landmark tece sobre os processos de identificação, que se diferem apenas de um grau para o outro e não deve o mesmo ser alterado de forma a garantir a universalização da instituição, uma vez que mudanças nos métodos de identificação poderiam acarretar em não reconhecimento de outros irmãos.

A Maçonaria é dividida em três graus, sendo eles o de Aprendiz Maçom, Companheiro Maçom e Mestre Maçom e assim deve permanecer sem quaisquer alterações. Porém não podemos excluir a importância do Santo Arco Real, que deve conduzir o neófito à grande finalidade da Maçonaria Simbólica.

Em qualquer Rito a lenda do Terceiro Grau, que é a lenda do Construtor do Templo, deve estar presente, pois qualquer rito que o excluísse ou o alterasse materialmente cessaria, de ser um Rito Maçônico.

Os Landmarks IV, à VIII, tratam das prerrogativas do Grão-Mestre, onde é garantida a existência do Grão-Mestre eleito pelo Povo Maçônico. O grão-Mestre sempre que presente em uma reunião maçônica irá presidir a mesma. Também é prerrogativa do Grão-Mestre conferir Graus em tempos anormais, quando assim for necessário. E também a prerrogativa de autorizar a fundação de novas Lojas, sendo elas chamadas de Lojas Licenciadas, criadas pelo Grão—Mestre elas só existem enquanto ele não resolva o contrário. Também é garantido ao Grão-Mestre a criação de novos Maçons, onde acompanhado de outros 6 mestres Maçons forma uma loja, confere os graus aos candidatos e findo isso dissolve a loja e despede os irmãos.

        Os maçons devem se reunir com o fim de se entregarem a tarefas operativas e que a essa reunião fosse dado o nome de Loja. Essas reuniões na antiguidade eram esporádicas, para tratativas especiais e logo em seguida as lojas eram dissolvidas.

        Para ser reconhecida como Loja, é necessário que uma reunião tenha a presença de um Venerável e dois Vigilantes.

        O guarda do templo deve zelar para que a loja esteja coberta e que intromissão de profanos esteja vedada, assim como também evitar que um profano possa ouvir o que se passa dentro da loja.

        Todos os maçons mesmo os aprendizes possuem o direito de se representarem em reuniões gerais da Fraternidade. Nas Grandes Lojas os Veneráveis e Vigilantes são representante de todos os Irmãos das Lojas, nem por motivo dessa concessão, feita em 1717, deixa de existir o direito de representação firmado pelo Landmark XII.

        Visando preservar a justiça e prevenir a opressão é garantido a todos os Irmãos o direito de impor recurso sobre decisões tomadas em Loja as Grandes Lojas ou Assembleia Geral dos Irmãos.

        É direito garantido a todos os Maçons de visitar e ocupar assento em quaisquer Lojas.

        Todos os Maçons visitantes, que seja desconhecido dos Irmãos do Quadro da Loja, devem ser examinados, conforme os antigos costumes.

        As lojas não devem se intrometer em assuntos de outras lojas, nem conferir graus a Irmãos de outros Quadros.

        Todo Maçom mesmo que não filiado a uma loja Maçônica, está sujeito as leis e regulamentos da jurisdição onde residir. Sabendo que não estar filiado a nenhuma loja Maçônica já configura falta maçônica.

        Os Landmarks XVIII, XIX e XX, tratam dos pré-requisitos de um profano a iniciação, não sendo permitida a iniciação de candidatos que possuam defeitos ou mutilações, que não sejam livres de nascimento ou menores de idade. Também não é permitida a iniciação de mulheres, aleijados, escravos ou candidatos que não acreditem em um ser criador ou vida futura. Em especial esses Landmarks, principalmente o XVIII, pouco se aplicam, já que nada que é realizado em loja nos dias atuais não poderiam ser executados por um membro com dificuldade de locomoção ou que por algum motivo possam ter perdido um membro, e graças a evolução da sociedade a escravidão não é pertinente e devemos nos manter alerta para que esse grande mau não retorne nos dias atuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (275.3 Kb)   docx (644.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com