TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Segurança em Soldagem

Por:   •  4/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  686 Palavras (3 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

FT - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA

DISCIPLINA: Tecnologia Mecânica 2

Professor: Milton Luiz Siqueira

Aluno: Jean Lucca J. Noé

Turma: B

Segurança nos processos de soldagem

 

1.1.  INTRODUÇÃO E OBJETIVO

   A segurança deve ser considerada importante e praticada em todo e qualquer ambiente de trabalho. Ela permite aos trabalhadores ter uma garantia de que o perigo será controlado quando houver manuseio dos equipamentos. Nos processos de soldagem não é diferente, é percebido que há equipamentos bastante perigosos, sendo assim, a segurança nos processos de soldagem é totalmente necessária para garantir um trabalho seguro e bem feito.

   O objetivo deste relatório é apresentar alguns equipamentos de segurança e equipamentos de soldagem no laboratório SG9 e como utilizá-los nos processos de soldagem.

1.2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

   Nos processos de soldagem, a segurança se faz de suma importância pois são processos que lidam com corrente elétrica e gases comprimidos. Alguns potenciais perigos podem acontecer nos processos de soldagem, como:

- Choque Elétrico;

   Pode ocorrer o choque elétrico se a corrente passar pelo corpo do soldador caso não oferecer resistência suficiente.  

- Radiações do Arco;

   O brilho emitido pelo arco é de dez vezes o que o olho humano pode suportar. Além disso, a luz emitida emite raios infravermelhos e ultravioleta.

- Fumos e pós;

   Muitos processos de soldagem geram fumos e poeiras, quando inalados por um longo período de tempo podendo resultar em sérios danos a saúde. Fumos e poeiras gerados pela soldagem a arco podem atingir o rosto do soldador por correntes de convecção. Os vapores metálicos, na maioria dos óxidos e silicatos de metal reagem com o oxigênio atmosférico produzindo um pó fino. Os vapores metálicos especialmente perigosos são óxidos de zinco, cádmio, berílio e cobre formados durante a soldagem de cobre, latão e bronze.

- Gases Comprimidos;

   Os gases utilizados na soldagem são combustíveis, oxigênio e gases protetores. São normalmente comprimidos e armazenados em cilindros que são potencialmente perigosos devido a possibilidade de vazamento ao se remover a válvula.

- Fogo e explosões;

   Fogo em uma área de soldagem pode ser causado pela ignição de inflamáveis ou materiais combustíveis deixados nas proximidades ou por um curto no circuito elétrico. Chamas abertas, arcos elétricos, metal quente, escória, fagulhas são fontes de ignição. Fogo pode ser causado também pelo vazamento de gás combustível, em particular o acetileno.

- Poluição sonora;

   Operações normais de soldagem não causam muito barulho. No entanto, operações de soldagem a arco carbono e de corte a arco plasma com altas correntes produzem barulhos excessivos e exigem a utilização de protetores de ouvido.

    Para evitar tais riscos potenciais, serão mostrados alguns equipamentos de proteção e soldagem que devem ser utilizados nos processos de soldagem:

[pic 1]

[pic 2]

1.3.  MATERIAL E MÉTODO

    A aula na oficina SG9 destinada a ensinar sobre segurança ocorreu com exibição de algumas das ferramentas que são utilizadas além dos equipamentos de segurança. Sobre as ferramentas descritas podem se destacar os tipos de alicate, serra, serrote, segueta, chave phillips, chave de fenda, sargento, trena, compassos. Além disso, foram vistos os EPI’s, Equipamentos de Proteção Individual, que no caso de soldagem são Capacete ou máscara, luvas, mangote, touca, perneiras, botas, avental. Além disso, foram mostrados na oficina os tipos de máquinas que operam no processo de soldagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (498 Kb)   docx (108.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com