TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Segurança em Soldagem

Por:   •  6/8/2022  •  Relatório de pesquisa  •  559 Palavras (3 Páginas)  •  55 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - SETOR DE TECNOLOGIA

CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA

Disciplina – TMEC028 – Soldagem                Prof. Hélio Padilha

RESENHA

Vídeo Segurança em Soldagem

Bárbara Dranka Gelenski – GRR 20191869

Data: 16/06/2022

O vídeo tem principal objetivo em orientar soldadores e operadores de corte de materiais com os riscos envolvidos, a fim de garantir a segurança durante a execução desses processos.

Primeiramente, foi apresentado o conceito de combustão, uma vez que todos os componentes envolvidos nesse fenômeno existem em ambientes de solda. Os seus 3 pilares são: Combustível, Comburente e Ignição.

Na soldagem, o combustível mais comum é o gás acetileno, esse é utilizado em condições controladas de tanques devidamente seguros para uso e manômetros controlando a pressão interna do gás. A fim de aumentar a segurança dos processos, existem estudos para os com menor risco de explosão, como por exemplo o propileno, GLP, gás natural e metano.

O oxigênio é o comburente natural utilizado no processo de solda através de tanques específicos em condições controladas. Em situações de combustão, se for retirado somente o comburente, não terá a extinção do fenômeno, pois o ar atmosférico tem oxigênio em grande representatividade em sua composição, por isso é necessário extinguir a emissão do combustível através das válvulas de segurança. E por fim, como terceiro pilar, é utilizado um acendedor específico para solda (chama piloto).  

A manutenção e a correta execução dos processos de solda foram também apresentadas no vídeo a fim de garantir as boas condições de uso dos equipamentos durante a soldagem, tais como: manômetros, mangueiras de gás, maçaricos, juntas, válvulas, tanques, entre outros.

Outro fator muito importante é o correto manuseio e armazenamento dos cilindros que contém os gases de combustível e comburente, conforme os padrões das normas de segurança. Além disso, extintores de incêndio devem ser bem identificados para conter situações de incidência de explosão.  


A energia elétrica também foi apresentada como outro fator crítico na soldagem, uma vez que alguns processos a utilizam como fonte de calor para fusão de metais. Assim, tensão e corrente, que são as duas grandezas básicas, devem ser controladas, pois para que a corrente elétrica circule basta aplicar tensão em um condutor. O risco está no fato de que o corpo humano é considerado um bom condutor, por ter grande quantidade de água em sua composição e se o operador não estiver com as roupas e condições adequadas para manuseio, podem causar grandes risco para a saúde humana.

Além disso, os porta eletrodos devem também estar em boas condições e todas as conexões devem estar ajustadas para evitar faíscas e aquecimentos que podem causar princípios de incêndio.

Como outros riscos à saúde humana, foram apresentados: a radiação luminosa e infravermelha e a liberação de fumo, que estão presentes nos processos de solda e corte por combustão e arco elétrico. Para evitar isso, os operadores precisam utilizar roupas, acessórios e EPIs específicos para a proteção de todas as partes do corpo de acordo com a aplicação dos processos que serão submetidos.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (88.1 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com