TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Segurança na Construção Civil

Por:   •  15/11/2017  •  Projeto de pesquisa  •  788 Palavras (4 Páginas)  •  633 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE PITÁGORAS DE GOIÂNIA

SEGURANÇA NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Mikaele Cerqueira Ribeiro

Tarla Morgana de Oliveira da Silva

Thalya Cristina Rodrigues da Silva

Thierry Pierre Cordeiro Fallot

Virginia Jessica do Amaral

Goiânia – GO

2017


Mikaele Cerqueira Ribeiro R.A.: 8500545354

Tarla Morgana de Oliveira da Silva R.A.: 8500541988

Thalya Cristina Rodrigues da Silva R.A.: 5012438110

Thierry Pierre Cordeiro Fallot R.A.: 2657936684

Virginia Jessica do Amaral R.A.: 5024565902

SEGURANÇA NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Pré-projeto de Trabalho apresentado ao Curso de Engenharia Civil, da Faculdade Pitágoras de Goiânia na Disciplina de Metodologia Cientifica para obtenção de nota parcial bimestral.

Orientador (a): Adriana Carolina de Alencar

Goiânia – GO

2017


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO 2

2.  JUSTIFICATIVA 3

3.  OBJETIVOS4

3.1 GERAL4

3.2 ESPECÍFICOS4

4. METODOLOGIA5

5.  CRONOGRAMA 6

6. REFERÊNCIAS 7


  1. INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO

A Segurança do Trabalho na Construção Civil é uma das maiores preocupações de todos aqueles que trabalham diariamente em canteiros de obra. De acordo com a última atualização do Anuário Estatístico da Previdência Social, entre 2007 e 2013 foram registrados cinco milhões de acidentes de trabalho no Brasil. Os dados também mostraram que a construção civil é o quinto setor econômico com o maior número de acidentes e o segundo mais letal aos trabalhadores.

Para se ter uma ideia, a participação da construção no total de acidentes de trabalho fatais no país passou de 10% em 2007 para 16% em 2013, respondendo por uma média de 450 mortes por ano – ou seja, cerca de uma por dia.

A busca constante pelo aprimoramento das técnicas construtivas, visando à redução dos custos e maior lucro para as empresas, tem como consequência o aumento no índice de acidentes, estes também podem estar ligados à falta de formação técnica e profissional dos trabalhadores (SILVA, 1993). Para que este quadro seja mudado é preciso que, além de treinamento, o uso adequado dos EPI’s seja exigido para garantir a integridade física dos trabalhadores.

A segurança e a saúde do trabalho na área da construção civil baseiam - se, principalmente, em normas regulamentadoras, sendo a mais importante para as atividades exercidas em canteiros de obras a NR - 18, que tem por finalidade estabelecer diretrizes com o objetivo de programar medidas de controle e sistemas de prevenção de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na Indústria da Construção.

Destaca Cruz (1998) que o gerenciamento da segurança e saúde no trabalho pode tomar o mesmo caminho do gerenciamento da qualidade do produto e/ou serviço a ser prestado levando naquele a consideração de riscos e perigos a que está exposto o trabalhador nas obras. E, um comportamento seguro no trabalho deve ser resultado do acesso aos meios e medidas de prevenção e conhecimento adequados destes.

Assim, segundo Cruz (1998) incentivar os trabalhadores a aperfeiçoar a segurança no trabalho cria um comportamento comprometido, refletindo na produtividade do trabalho e na qualidade de vida dos trabalhadores. As melhorias do desempenho da segurança poderão ser alcançadas se todos os envolvidos nas atividades mudarem seus comportamentos.


  1. JUSTIFICATIVA

A Construção Civil é responsável por muitos acidentes no trabalho, pois exige que seus funcionários se exponham a fatores de risco, como calor, altura, ruídos e esforços repetitivos, contribuindo para aumentar os riscos de acidentes no trabalho.

A maioria dos acidentes poderiam ser evitados se as empresas desenvolvessem em seus canteiros de obras programas de segurança do trabalho, além de dar treinamento a seus operários e acompanhá-los em seus serviços.

Desta forma, percebe-se a importância da implantação de medidas preventivas a fim de conscientizar empresários e profissionais da área para a importância do estudo e para que se desperte o interesse do próprio trabalhador à preservação da vida, visto que o Brasil já foi considerado um dos países com altos índices de acidentes e mortes no trabalho da construção civil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (106 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com