TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Socioeconômica e Geopolítica

Por:   •  25/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  569 Palavras (3 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 5][pic 6]

Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Socioeconômica e Geopolítica

Curso: Engenharia Elétrica

Professor: Agostinho Schneiders

Nome do estudante:

Data:

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Leia o enunciado abaixo e responda aos seguintes questionamentos:

A intensificação da globalização econômica acirrou a concorrência na economia mundial durante as últimas décadas, trazendo para o debate das relações de mercado a chamada economia policêntrica. A partir deste novo contexto temos por característica fundamental a formação de blocos econômicos, os quais a União Europeia foi o pioneiro, ainda na conjuntura da Guerra Fria.

A partir do enunciado apresentado e dos materiais estudados, elabore um texto de aproximadamente 30 linhas (8 a 10 linhas para cada item) que contempla os seguintes itens:

  • De que forma um processo de integração afeta a soberania de um Estado determinado e quais impactos diretos ou indiretos você seria capaz de identificar em decorrência de um processo de integração?

R: A soberania de um país integrante desse processo será afetada pois todos os estados são obrigados a cumprir várias normas para uma boa convivência, tais como: cooperação de todos, do respeito entre todos os participantes, da realização de atividades em grupo, para que isso reflita em um bem comum, sacrificando algumas coisas para que o objetivo maior seja alcançado.

Desta forma, o processo de integração afeta diversas áreas, entre ela a área econômica e politica internacional, como a participação privilegiada em foros de negociação entre Estados ou em organizações internacionais, bem como em alianças estratégicas nas mais diversas áreas de interesse dos Estados.

  • 2) Como o acirramento da concorrência na economia mundial afetou a noção do desenvolvimento sustentável, que significa que o crescimento deve ser conduzido de forma a permitir a reciclagem dos recursos físicos e a manutenção de níveis mínimos de poluição na terra?

R: A concorrência na economia mundial afeta de maneira drástica a noção do desenvolvimento sustentável. O aumento do consumo de recursos naturais renováveis e não renováveis pelas maiores economias mundiais de uma forma totalmente exploratória, faz com que cada vez mais os recursos naturais se acabem e a poluição aumente.

O entendimento do que é desenvolvimento sustentável foi motivado quando houve o avanço da tecnologia e do poder econômico do mundo. Com isso os países que saíram na frente e possuem um maior centro tecnológico e com isso uma economia em alta, faz com que os países que estão atrás nessa corrida explorem de todas as formas os meios que lhe estão disponíveis, que muitas vezes são os recursos naturais.

  • 3) Nessa mesma lógica (acirramento e concorrência) enquadra-se o mundo do trabalho. Como a reestruturação produtiva, geralmente implantada pelas grandes empresas, atingiu o trabalhador em suas funções produtivas ao redor do mundo?

R: Com o aumento da tecnologia cada vez maior, trabalhadores estão sendo substituídos por máquinas (geralmente em linhas de produção). Pois para os empresários, infelizmente, a burocracia e dificuldade de contratar e manter um funcionário ativo, muitas vezes dificulta a contratação, tornando-se então mais fácil e barato a utilização da robotização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (250.3 Kb)   docx (26.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com