TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociologia do Trabalho

Por:   •  17/1/2021  •  Seminário  •  264 Palavras (2 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 2

Texto de Braverman -Capítulo Gerência Cientifica

A ideia de Taylor abordada é do primeiro, segundo e terceiro princípio.

Antes de explicar e exemplificar os princípios no que consistiu o Taylorismo ?

O controle sobre o processo de trabalho deve passar às mãos da gerência, não apenas num sentido formal, mas pelo controle e fixação de cada fase do processo, inclusive seu modo de execução‖ (Braverman, p. 94) Por isso a necessidade da Gerência Científica (e não do trabalho científico).

Sendo assim foram criados os princípios de acordo com a Gerência Científica. Sendo eles:

• Primeiro princípio: o administrador deve reunir todo o conhecimento sobre o processo produtivo e reduzi-lo a regras, leis e fórmulas. É a “dissociação do processo de trabalho das especialidades dos trabalhadores”.

• Segundo princípio: todo possível trabalho cerebral deve ser banido da oficina e centrado no departamento de planejamento ou projeto. É a separação entre concepção e execução

• Terceiro princípio: uso centralizado do monopólio do conhecimento para controlar cada fase do processo de trabalho e seu modo de execução. Definir não apenas o que deve ser feito mas como deve ser feito e o tempo exato permitido para isso

Exemplo de empresas que usam o Taylorismo atualmente:

Hoje em dia, empresas de fast food, como por exemplo : Bob’s, Burger King, Mc Donald’s usam os princípios de Taylor usando incentivo para funcionários sendo ele o “Funcionário do Mês” que recebe ganhos extras, benefícios e gratificação, além da sua foto e seu nome na área comum do estabelecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (33.3 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com