TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Solução Estatística

Por:   •  22/2/2024  •  Trabalho acadêmico  •  822 Palavras (4 Páginas)  •  30 Visualizações

Página 1 de 4

aprendemos sobre o ensino de MMC e MDC com materiais concretos (tabuleiro e fichas). Nesta questão vamos trabalhar sobre esse conteúdo.

a) (0,5 pontos) Monte um kit MMC e MDC conforme o módulo instrucional estudado (você encontra o guia para montagem do kit no site http://matematicacomvida.uff.br/2020/01/23/entendendo-multiplos-e-mmc/ ). Caso não disponha de impressora para imprimir o tabuleiro e fichas, você pode fazê-los a mão (desenhando o tabuleiro e escrevendo os números nas fichas manualmente). Fotografe o material produzido por você e cole a imagem no arquivo texto que enviará como solução.

Estando sem impressora, bem como com dificuldade de deslocamento até à papelaria, devido ao lockdown, decorrente da pandemia, optou-se por fazer a montagem do kit, com uso do software: powerpoint. Assim conforme print da tela abaixo, fora possível o manuseio, de modo que se utilize esta metodologia instrucional para aprendizagem e uso do MMC e MDC.

Surgiu a ideia de montagem de aplicativo, com uso destas ferramentas. Em tempos de ensino remoto, quiçá possa ser uma ideia, útil para professores. Trabalhar-se-á neste sentido.

Segue ilustração de como ficara o tabuleiro e respectivas fichas no power point:

[pic 1]

b) (0,5 pontos) Explique em um passo a passo como obtemos o MMC entre 36 e 150 usando o seu kit de acordo com o método proposto no módulo instrucional "Entendendo Múltiplos e MMC". Ilustre seu passo a passo com fotos ou desenhos do kit.

Com uso de números primos e fatoração com a escala Cuisenaire, faz-se a fatoração de 36 e de 150, sendo possível também saber quais são seus divisores, conforme ilustração:

[pic 2]

Percebe-se assim que os números possuem, além deles mesmos e 1, os seguintes divisores:

  • Para 36 temos: 2, 3, 4, 6, 9, 12 e 18;
  • Para 150 temos: 2, 3, 5, 6, 10, 15, 25, 30, 50 e 75.

Se o aluno estiver atento, pode perceber que o maior dos divisores comuns entre 36 e 150 é igual a 6. Segue ilustração sobre os divisores:

[pic 3]

Para o MDC, completa-se a última linha do tabuleiro, com os fatores (primos) comuns, conforme se ilustra:

[pic 4]

E para o MMC, utilizando-se a mesma estrutura da decomposição dos números (36 e 150), sendo que as fichas 2 e 3 (correspondentes aos respectivos fatores primos) aparecem em ambas as decomposições, mas não se precisa repetí-las, para obtenção do MMC.

[pic 5]

Assim a fatoração na terceira linha, que corresponde ao MMC, representa o produto entre 36 e 150 (por isto é múltiplo de ambos) e mais, é o menor deles (mesmo tentando outras combinações, é impossível, exceto o número zero, que é mútiplo de todos os números inteiros). Segue ilustração:

[pic 6]

“O menor múltiplo comum (MMC) de dois números naturais é o menor número natural não nulo que é múltiplo dos dois números dados”, ao paso que o máximo divisor comum (MDC) de dois números naturais é o maior número natural (diferente de 1) que divide os dois números dados.

Assim se conclui que o MDC e o MMC são feitos da seguinte forma:

[pic 7]

  • MDC (tomam-se os fatores primos comuns, com os menores expoentes): MDC(36, 150) = 6;
  • MMC (tomam-se fatores primos comuns com os menores expoentes e fatores primos não comuns): MMC(36, 150) = 900.

 c) (0,5 pontos) Ainda seguindo a proposta do módulo instrucional, mostre como articular o cálculo do MMC através do kit com o algoritmo da fatoração simultânea. Ilustre de forma análoga à encontrada no módulo instrucional.

Trabalha-se simultaneamente com o tabuleiro e as fichas e com o algoritmo da fatoração, para obtençaõ do MMC de 36 e 150. Seguem ilustrações:

  • 1º passo:

[pic 8]

Ambos os números são divisíveis por 2, por isso cortamos este duas vezes no tabuleiro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (1.4 Mb)   docx (2.1 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com