TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sustentabilidade Matriz Energetica Caldeira

Por:   •  8/9/2019  •  Relatório de pesquisa  •  856 Palavras (4 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Engenharia de Produção

Turma: EPR2006015NA28

Fagner Ramos         RA: 2007147283

Luiz julio Ribeiro      RA: 2007101038

Luiz Carlos Calil       RA: 2007141765

Sebastião Ramalho RA: 2007131565

Filosofia – desenvolvimento sustentável  

 “Desenvolvimento sustentável é aquele que “satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das futuras gerações satisfazerem suas próprias necessidades”

     

Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana**

      Para que um empreendimento humano seja sustentável, tem de ter 4 requisitos básicos:

 

  • ecologicamente correto
  • economicamente viável
  • socialmente justo
  • culturalmente aceito

Caldeira

Caldeira é um recipiente metálico cuja função é, entre muitas, a produção de vapor através do aquecimento da água. As caldeiras em geral são empregadas para alimentar máquinas térmicas, autoclaves para esterilização de materiais diversos, cozimento de alimentos através do vapor, ou calefação ambiental

 

Óleo Combustível OC tipo 1A

óleo BPF é um óleo combustível derivado de petróleo, também chamado óleo combustível pesado ou óleo combustível residual, é a parte remanescente da destilação das frações do petróleo, designadas de modo geral como frações pesadas, obtidas em vários processos de refino. A composição bastante complexa dos óleos combustíveis depende não só do petróleo que os originou, como também do tipo de processo e misturas que sofreram nas refinarias, de modo que pode-se atender as várias exigências do mercado consumidor numa ampla faixa de viscosidade.

Utilização

Largamente utilizados na indústria moderna para aquecimento de fornos e caldeiras, ou em motores de combustão interna para geração de calor, os óleos combustíveis subdividem-se em diversos tipos, de acordo com sua origem e características.

Objetivos Específicos

Implantação de um sistema de queima direta de biomassa denominada “ECO-FIRE”, que utiliza como combustível, BRIQUETES de resíduos de madeira, em substituição a combustíveis fósseis. O sistema proposto substituíra os queimadores de Combustível OC 1A (BPF) hoje utilizados nas caldeiras, obtendo-se um alto rendimento térmico e ecologicamente correto.

Vale ressaltar que, com a utilização do sistema ECO-FIRE teremos um ganho financeiro garantido, além de poder fazer juz ao MDL - Mecanismo de  Desenvolvimento Limpo (Créditos de Carbono) e utilizar-se do marketing VERDE.

Briquete - Especificações Técnicas

Dimensões: 105mm diâmetro x  30~250 mm de comprimento (bolachas + cilindros)

Poder Calorífico Inferior seco (PCI): 4.516 kcal / kg (poder calórico líquido 7,89% U)*

Poder Calorífico Superior seco (PCS): 5.243 kcal / kg

Cinzas remanescentes > 1,00%

[pic 2]

[pic 3]

PCI Poder Calorifico Inferior

Poder Calorífico é a quantidade de energia por unidade de massa (ou de volume no caso dos gases) libertada na oxidação de um determinado combustível.

Energia limpa e renovável

BRIQUETES -  fonte de energia

Características técnicas

[pic 4]

Responsabilidade ambiental

Crédito Carbono

Créditos de carbono ou Redução Certificada de Emissões (RCE) são certificados emitidos quando ocorre a redução de emissão de gases do efeito estufa (GEE). Por convenção, uma tonelada de dióxido de carbono (CO2) equivalente corresponde a um crédito de carbono. Este crédito pode ser negociado no mercado internacional. A redução da emissão de outros gases que também contribuem para o efeito estufa também pode ser convertidos em créditos de carbono, utilizando o conceito de Carbono Equivalente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (545 Kb)   docx (989.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com