TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Síntese do Relatório Final BEN 2016

Por:   •  14/3/2019  •  Resenha  •  563 Palavras (3 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 3

Síntese do Relatório Final BEN 2016

Aluno: Yuri Lins do Nascimento

Turma: Técnicas de Conservação e Uso Eficiente de Energia

ENERGÉTICA. EMPRESA DE PESQUISA. Balanço Energético Nacional 2016: Relatório Síntese ano base 2015. Rio de Janeiro: EPE, 2016. Disponível em: Acesso em: 07 ago. 2016.

        O desenvolvimento e publicação do Balanço Energético Nacional (BEN) que era feito pelo Ministério de Minas e Energia e passou a ser pela Empresa de Pesquisa Energética é feito todo ano e tem o objetivo de mostrar a avaliação relacionada com a oferta e o consumo de energia no país.

        Resultado de grande pesquisa, formando-se como grande e ordenada base de dados que é atualizada anualmente. É muito importante para o desenvolvimento dos estudos vinculados com o planejamento energético nacional, pois devido a apresentação de estatísticas confiáveis tem se apresentado como ferramenta de pesquisa para estudos setoriais e muitas vezes evidencia propensões do consumo de energia.

        A oferta interna de energia em 2015 teve uma diminuição de 2,1% em relação a 2014, onde um dos motivos que influenciou esta queda foi o comportamento da oferta interna de petróleo que teve uma queda de 7,2%. Outro motivo foi a redução da atividade econômica em 2015, neste ano o PIB do país teve uma retração de 3,8% segundo dados do IBGE. Indo para a oferta de energia elétrica, foi verificado que houve redução devido à diminuição do potencial hídrico, mas houve um avanço da integração de energias renováveis na matriz energética do país motivado pela redução da utilização de energia vinda de fontes térmicas que utilizam derivados de petróleo.

         Assim como a oferta, o consumo final também diminuiu em relação ao ano de 2014, tendo maior destaque para os setores industrial e de transporte que tiveram diminuição de 3,1% e 2,6% respectivamente. Fatores como a redução de venda de automóveis fizeram com que o consumo de gasolina tivesse uma diminuição de 9,5% no país e como a diminuição da oferta aumenta o preço, as pessoas passaram a utilizar etanol que sofreu um aumento na sua oferta no mesmo período. O consumo de energia elétrica em 2015 teve uma queda de 1,8% com contribuição de maior peso dos setores residencial e industrial.

        Houve, em 2015, uma redução de emissões ligada à matriz energética do país em relação ao ano anterior, essa emissão foi de 462,3 milhões de toneladas de dióxido de carbono, onde maior parte é devido ao setor de transportes. O Brasil, em comparação a países da Europa, China e USA produz muito menos carbono.

        Os dados mostrados no BEN evidencia as mudanças que estão ocorrendo na economia, na política e no clima do país relacionados as formas de energia existentes. Podemos ver que as mudanças climáticas, falta de chuva sendo mais especifico, afetam diretamente o fornecimento de energia elétrica provocando redução na oferta e encarecimento devido a isso, mas através desse estudo pode-se desenvolver planos para busca de novas formas de geração como mostrado que é a inserção de maior parcela de energias renováveis na matriz brasileira. Dessa forma o BEM é uma ferramenta muito útil para projeções futuras de como lidar com o setor energético do país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (89.9 Kb)   docx (264.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com