TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria de Filas aplicada à Engenharia de Produção

Por:   •  14/6/2022  •  Resenha  •  587 Palavras (3 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS 

Escola de Engenharia - Engenharia de Produção

EPD048 – Teoria de Filas aplicada à Engenharia de Produção

Estudantes: Lucas Romualdo(2019026362), Mariana Coutinho(2019026427), Rebecca Iaphah(2019026575) e Tainara Gomes(2019026648)

        A statistical Markov chain approximation of transient hospital Inpatient Inventory

 James R. Broyles, Jeffery K. Cochran e Douglas C. Montgomery

O artigo “A statistical Markov chain approximation of transient hospital inpatient inventory” tenciona apresentar o modelo da Cadeia de Markov de Tempos Discretos (DTMC), direcionado ao sistema de internações hospitalares (IP). Tal modelagem é aplicável em níveis de estoque transitórios com sistemas de processamento complicados e não estacionários. Além disso, a abordagem tem base na teoria de rendimento e objetiva fornecer significância estatística e teste de qualidade de ajuste para demonstração de resultados.

Em síntese, o sistema estudado é caracterizado como uma unidade hospitalar complexa, além de ser um componente significativo do hospital, haja vista que pacientes dessa unidade consomem mais recursos e tempo de tratamento. Inclusive, o setor de internações afeta a demanda de diversos serviços auxiliares, incluindo laboratório, farmácia, fisioterapia, radiologia, limpeza e serviços cirúrgicos. Sendo assim, é essencial que a gestão da unidade seja feita da melhor forma possível e, nesse aspecto, prever a demanda de internações é crucial para a tomada de decisão.

A modelagem abordada é voltada para hospitais de grande porte, pois estes possuem processos de chegada mais aleatórios, e parte de algumas considerações: há sazonalidade na chegada de pacientes; há heterogeneidade das entidades; os pacientes não podem sair e chegar dentro do espaço de uma hora; os leitos não podem ser ocupados antes do processo de higienização. As observações são feitas a cada hora e o sistema pode ir para qualquer outro estado, a depender do número de chegadas e saídas. O artigo se refere aos pacientes como “estoques” e cria duas variáveis relacionadas à quantidade de internados no hospital, sendo XG1 e XG2. A primeira está relacionada aos pacientes que estão na unidade no tempo T e ainda permanecem no tempo T+1, sendo, portanto, relacionada à taxa de serviço. Já XG2, está relacionada aos pacientes que chegaram entre T e T+1 e, por isso, está relacionada à taxa de chegada.

A função de probabilidade de pacientes totais no tempo T+1 é dada pela soma das funções de probabilidade das variáveis independentes XG1 e XG2. Dado que a taxa de serviço apresenta caráter exponencial e é parâmetro da função de probabilidade da variável XG1, esta apresenta uma distribuição binomial e exponencial. XG2 possui distribuição de Poisson, visto que está relacionada à taxa de chegada e que não há memória entre os estados. A partir das funções de probabilidade estruturadas, cria-se uma matriz de transição ao longo do tempo que compõe a formulação das transições de estoque. Esta última associada à capacidade do hospital, permite prever a quantidade de pacientes internados. É importante ressaltar que o artigo também apresenta a formulação para identificar a probabilidade da unidade estar abaixo da capacidade, de acordo com certo nível de serviço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (123 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com