TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Usina Hidrelétrica

Por:   •  26/9/2018  •  Relatório de pesquisa  •  353 Palavras (2 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 2

INTRUDUÇÃO

O relatório sobre a visita técnica realizada na Usina Hidrelétrica de Tucuruí, com o objetivo de conhecer as instalações e aprender mais sobre o funcionamento da usina.

DESNVOLVIMENTO

.

Fomos recepcionados durante da manhã pelo funcionário Sr. Santiago, que nos recebeu para apresentar a estrutura e organização da UHE Tucuruí.  Ele mostrou: o projeto de gestão ambiental, equipamentos e máquinas que constituem um gerador, o histórico dos estudos de implantação da Usina, a historia por trás da construção da mesma, um resumo das características técnicas da 1° e 2°.

É a quarta Usina Hidrelétrica do mundo e a maior totalmente brasileira, possibilitando energia para milhões de pessoas. Após a explicação começamos a visitar UHE.

Ficamos bem próximos aos vertedouros que tinha 86,5m de altura e 23 comportas, e possuía uma vazão de 110.000m³/s após isso logo seguimos para casa de força 01, onde estavam os 12 geradores principais mais os 02 auxiliares.

[pic 1]

(Foto do Vertedouro)

Saímos da usina e fomos conhecer o acervo de animais que teriam sido resgatados, onde possuía vários animais para observarmos.

Para o planejamento e execução de estudos e programas ambientais, a Eletrobrás Eletronorte possui uma Superintendência de Meio Ambiente (EEM). E também tem Centros de Proteção Ambiental - CPA, responsáveis pela execução das ações ambientais em suas maiores usinas hidrelétricas.

Sua equipe técnica conta com profissionais especializados em diversas áreas, como: biologia, arqueologia, geografia, educação ambiental, e várias outras. Tudo para suprir os impactos ambientais causados pela construção da usina.

[pic 2]

(Alguns dos animais do acervo)

Durante a tarde fomos recebidos por uns dos funcionários da empresa e levados para conhecer a parte que cuidava das plantas, lá tivemos uma explicação de uma Bióloga sobre o laboratório e como funcionavam as pesquisas por lá. Aquele local é responsável pelo estudo, teste de germinação de várias sementes e árvores. Sendo assim umas das etapas primordiais para a recuperação das áreas degradadas pela extração de solos utilizados na construção da usina, e também recuperar as áreas da segunda etapa.

CONCLUSÃO

A Visita Técnica realizada na Usina proporcionou uma grande experiência, e trouxe a oportunidade de aprendermos mais sobre o funcionamento da usina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (311.3 Kb)   docx (638.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com