TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A base da Revolução Industrial

Artigo: A base da Revolução Industrial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  Artigo  •  873 Palavras (4 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 4

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

A Revolução Industrial começou na Inglaterra, a partir dos anos 1760, após Revoluções Militares que afetaram e mudaram a ideia do que até aquele momento era a produção, e estendeu-se para outras partes do mundo. Ela também foi um dos frutos do Iluminismo, movimento que colocou a razão e o conhecimento científico do mundo acima de tudo. A base da Revolução Industrial foi uma sucessão de inventos mecânicos que possibilitaram dar ganhos de produtividade nunca antes imaginados ao trabalho humano. Essa transformação tecnológica trouxe impactos socioeconômicos e culturais e consolidou a burguesia urbana como a nova classe dirigente, principalmente em países como a Inglaterra e os Estados Unidos.

Marco simbólico do início da Revolução Industrial são as invenções do escocês James Watt. Durante 20 anos, na segunda metade do século 18, Watt dedicou-se a aperfeiçoar o motor a vapor a ponto de transformá-lo no pivô da transformação tecnológica que aumentaria exponencialmente a produtividade nas fábricas e impulsionaria uma revolução nos transportes. No século 19, o historiador econômico Arnold Tonybee chamou esse período de desenvolvimento econômico e mudanças sociais e culturais que aconteceu na Inglaterra, entre 1760 e 1840, de Revolução Industrial.

Além da máquina a vapor, entre as principais inovações que provocaram profundas mudanças econômicas e sociais, estão também as invenções das máquinas empregadas na indústria de tecelagem – como a fiandeira e a máquina de tear mecânicas –, o uso de novas fontes de energia, como o carvão, a eletricidade e o petróleo, e de novas matérias primas, como o ferro e o aço, e principalmente a aplicação da ciência nas indústrias.

A Revolução Industrial levou também a uma nova organização do trabalho, com a especialização das funções, e a importantes desenvolvimentos nos meios de transporte e de comunicação, com o surgimento da locomotiva e do barco a vapor e mais adiante com as invenções do automóvel, avião, telégrafo e rádio. Essas transformações tecnológicas levaram a um aumento vertiginoso do uso dos recursos naturais e da produção em massa de mercadorias. Leia na próxima página como isso ocorreu.

No período de 1760 a 1830, a Revolução Industrial esteve basicamente confinada à Grã-Bretanha. O século 18 mostrava um crescimento populacional impressionante, graças ao declínio nas epidemias e à melhoria das condições de alimentação. O comércio crescia com a descoberta de novos mundos e novas rotas mercantis. Foi nesse contexto de um capitalismo mercantilista com capital acumulado e com uma demanda crescente por produtos que ocorreu a transformação tecnológica que levaria à primeira Revolução Industrial. As invenções que começam a surgir na segunda metade do século 18 fizeram o processo manufatureiro ser transformado em um processo industrial.

Nas primeiras décadas da Revolução Industrial cerca de 75% da energia obtida a partir das máquinas a vapor estava na Inglaterra. Para permanecer na dianteira do processo de industrialização, os britânicos proibiram a exportação de equipamentos, trabalhadores especializados e técnicas de produção. Mas, o que aparentemente procurava manter a liderança industrial com a Grã-Bretanha significava também uma perda de oportunidade de negócios no exterior para os britânicos. Isso começou a mudar quando os ingleses William e John Cockerill abriram sua loja para vender máquinas industriais em Liège, na Bélgica, e o país tornou-se o primeiro a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com