TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A criação eficiente e flexível de gestão a gestão da empresa como "Nossa Locadora de Livros"

Pesquisas Acadêmicas: A criação eficiente e flexível de gestão a gestão da empresa como "Nossa Locadora de Livros". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  792 Palavras (4 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 4

Com base no cenário proposto “Nossa Locadora de Livros”, uma empresa privada com fins lucrativos, apresenta a necessidade de contratar uma empresa de TI (Tecnologia da Informação) para informatizar as primeiras rotinas de escritório. Com a criação desse software a empresa possibilitará controlar os empréstimos e devoluções dos livros com mais precisão e controle sobre os mesmos.

Este trabalho tem como finalidade mostrar dentro do contexto das disciplinas estudadas no curso: Metodologia Científica, Ética, Política e Sociedade, Banco de Dados I, Linguagens e Técnicas de Programação II e Sistemas Operacionais.

Desta forma, adequar o conteúdo teórico ao cenário proposto pela atividade, e diante das informações, características e necessidades desta empresa determinar qual dos diversos tipos de sistemas operacionais mais utilizados melhor se encaixa no perfil da “Nossa Locadora de Livros”.

Assim também o tipo de SGBD que deverá ser utilizado pelo proprietário da locadora. Abordaremos assuntos como: Humanização, Relacionamento Interpessoal e Ética. E por fim escolheremos a linguagem de programação mais adequada para desenvolver a aplicação para essa locadora.

Contudo, para criar uma solução informatizada para a empresa é preciso muito estudo de caso. Para quem está cursando análise e desenvolvimento de sistemas, não basta somente saber programar, é preciso ter uma grande noção de organização e disciplina. Para entendermos as reais necessidades do cliente precisamos entrevistá-lo, e até estudar o mercado que o cliente atua, podendo assim oferecer soluções mais robustas ainda do que o cliente está pensando. Claro que primeiro temos que entregar o que o cliente quer, mas como nos métodos de desenvolvimentos vistos nesse trabalho, poderemos reutilizar componentes, então entender suas aplicações ou estender suas funcionalidades só trará benefícios para os desenvolvedores.

2 OBJETIVO

Criar um controle eficiente e ágil para administração da empresa “Nossa Locadora de livros”, deixando de lado o uso de programas distintos e utilizando-se de uma ferramenta que interligue todos os setores da empresa para assim obter maior lucratividade, agilidade, qualidade e controle.

3 DESENVOLVIMENTO

3.1 Sistema Operacional

Sistema operacional é o software responsável pela criação do ambiente de trabalho da máquina. Sendo a camada intermediária entre o aplicativo e o hardware da máquina. Além de organizar o controle de processos da CPU. Um sistema de computação é constituído basicamente por hardware e software.

O hardware é composto por circuitos eletrônicos (processador, memória, portas de entrada/saída, etc.) e periféricos eletro-óptico-mecânicos (teclados, mouses, discos rígidos, unidades de disquete, CD ou DVD, dispositivos USB, etc). Por sua vez, o software de aplicação é representado por programas destinados ao usuário do sistema, que constituem a razão final de seu uso, como editores de texto, navegadores Internet ou jogos. Entre os aplicativos e o hardware reside uma camada de software multifacetada e complexa, denominada genericamente de Sistema Operacional.

Segundo machado e mais (1997), um sistema operacional é um conjunto de rotinas executadas pelo processador cuja principal função é controlar o funcionamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com