TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Valor da empresa o conhecimento ea contribuição para uma gestão mais eficiente

Projeto de pesquisa: Valor da empresa o conhecimento ea contribuição para uma gestão mais eficiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2013  •  Projeto de pesquisa  •  2.884 Palavras (12 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

2 O CONHECIMENTO DOS CUSTOS DE UMA EMPRESA E A CONTRIBUIÇÃO PARA UMA MELHOR GESTÃO.................................................................................4

3 CONCEITOS DE GECON, ABC E RKW..................................................................5

4 ANÁLISE DE CUSTOS E SUA INFLUÊNCIA PARA A COMPETITIVIDADE DAS EMPRESAS.................................................................................................................9

5 CONCEITO, IMPORTÂNCIA E OBJETIVOS DA CONTABILIDADE PARA ADMINISTRARMOS UMA ORGANIZAÇÃO.............................................................11

6 CONCEITO, IMPORTÂNCIA E OBJETIVOS DA MATEMÁTICA FINANCEIRA E COMERCIAL PARA ADMINISTRARMOS UMA ORGANIZAÇÃO...........................12 7 CONCLUSÃO.........................................................................................................14

8 REFERÊNCIAS.......................................................................................................15

1 INTRODUÇÃO

Sabemos que manter a competitividade de uma empresa sempre em alta é um dos grandes desafios enfrentado por todas as empresas. Existem infinitos recursos para o desenvolvimento da sustentação da vantagem competitiva, queue geralmente está ligada à estruturação dos valores da empresa.

Uma ferramenta útil para influenciar a competitividade é a gestão estratégica de custos. Ela tenta compreender onde a empresa estará amanhã diante de todas as variáveis que envolvem o ambiente empresarial. Tendo assim uma visão diferente se compararmos a estratégias puramente simples que geralmente refere-se aos planos da alta administração para alcançar os objetivos determinados pela empresa.

A Contabilidade auxilia o administrador a tomar decisões. Na verdade, ela coleta todos os dados econômicos, mensurando-os monetariamente, registrando-os e sumarizando-os em forma de relatórios ou de comunicados, que contribuem sobremaneira para a tomada de decisões.

Enfim, o trabalho abordará os conceitos, objetivos e importância de como a Contabilidade, o conhecimento e análise de custos e a matemática comercial e financeira pode contribuir para a melhoria da gestão das empresas.

2 O CONHECIMENTO DOS CUSTOS DE UMA EMPRESA E A CONTRIBUIÇÃO PARA UMA MELHOR GESTÃO

A gestão de custos pode contribuir para a gestão eficaz de qualquer empresa, pois colabora para que os gestores tomem decisões assertivas aos preços dos produtos ou serviços, considerando os custos variáveis e os custos fixos.

Permite ainda analisar a rentabilidade das atividades e produtos; avaliar estoques; determinar a estrutura de custos dos produtos e compará-la com a concorrência; o que contribui para o emprego dos recursos onde produzam melhores resultados. Estes elementos ajudam a melhorar a qualidade das decisões a serem tomadas pelos gestores nas empresas, o que aumenta sua competitividade (CALLADO, ALMEIDAE CALLADO).

O conhecimento e o uso dos métodos de custeio permitem identificar, apurar e controlar os custos que deverão ser apropriados aos produtos, e aqueles que devem ser considerados como fixos relativos à estrutura produtiva.

3 CONCEITOS DE GECON, ABC E RKW

GECON: O GECON vincula as ações de cada gestor à rentabilidade do seu departamento.

Os sistemas contábeis atuais escondem a influência de cada gestor. Como hoje em dia os gestores participam do resultado da empresa, o GECON oferece a possibilidade de demonstrar o desempenho de cada gestor dentro do resultado total da empresa.

A mais importante função do GECON é a perfeita definição do resultado futuro de um projeto novo. Ele da os parâmetros de controle para garantir o lucro esperado. É o mapa que ensina o caminho para a máxima rentabilidade do capital investido e utilizado na empresa. Compras, Vendas, Produção, Manutenção, Qualidade e o departamento Financeiro desenvolvem cada um o seu próprio resultado. O GECON demonstra mensalmente estes resultados. Ele ajuda a formar o resultado orçamental, econômico de projetos novos. O GECON vincula as ações de cada gestor à rentabilidade do seu departamento.

Mas o GECON não consegue penetrar tão facilmente na administração das empresas. Por que os administradores não querem conhecer os detalhes, isto da muita dor de cabeça, e exige muitas análises e decisões. Alem disso, a receita federal não exige isto e muitas universidades não ensinam, consequentemente não deve ser necessário.

ABC: O método, ou sistema ABC (Activity-Based Costing) é uma técnica ou método contabilístico, desenvolvido por Robert Kaplan e Cooper em Harvard em meados da década de 80 sendo aplicado na contabilidade analítica com o objetivo de garantir uma correta imputação de todos os custos, incluindo os custos indiretos às actividades que estão na sua origem. A utilização do método ABC permite às organizações determinarem os custos associados a cada actividade, segmento, área ou produto (ou seja, a cada centro de custos) e, desta forma, avaliar a rentabilidade ou contribuição de cada centro de custos para a rentabilidade da empresa como um todo.

Os custos são analisados, associando-se as actividades aos produtos ou serviços com base na procura por tais actividades pelo produto ou serviço durante o processo de produção. De fato, o método ABC demonstra a relação entre Recursos consumidos (o que foi gasto: água, energia, salários, matérias-primas, etc.), Actividades executadas (onde foi gasto: produção, informática, vendas, serviços pós-venda, etc.) e Objetos de Custo ou Outputs (para que foi gasto: produto A, Produto B, Actividade C, etc.).

A figura abaixo ilustra esta visão do método ABC:

Enquanto nos métodos tradicionais utilizados na contabilidade analítica a alocação dos custos é efectuada através de critérios de rateios limitados (geralmente quantidade produzida ou vendida), no método ABC existe uma multiplicidade de critérios (denominados de direccionadores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com