TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A equação básica de um transformador ideal

Artigo: A equação básica de um transformador ideal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  Artigo  •  1.045 Palavras (5 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 5

Etapa 3

Passo 1

Transformador ideal

As relações básicas que descrevem um transformador monofásico podem ser obtidas facilmente considerando-se que os transformadores podem ser representados por um modelo idealizado, levando ao que se convencionou chamar transformador ideal.

Para considerar um transformador ideal, as seguintes hipóteses devem ser assumidas:

• A permeabilidade magnética do núcleo ferromagnético é infinita; em consequência, o fluxo fica totalmente confinado no núcleo, não existe fluxos de dispersão e a corrente de excitação é nula;

• As perdas elétricas (potência dissipada na resistência dos enrolamentos) e magnéticas (histerese do núcleo) são nulas.

A figura abaixo mostra o desenho esquemático de um transformador ideal, assumindo polaridade em fase entre as tensões primário-secundário:

Equação fundamental de um transformador ideal

Como o fluxo que atravessa os enrolamentos primário e secundário é o mesmo em um transformador ideal, então aplicando-se a lei de Faraday nos dois enrolamentos, tem-se:

lembrando que N1 e N2 correspondem ao número de espiras no primário e no secundário, respectivamente.

Dividindo as duas relações acima e tomando-se os módulos dos fasores das tensões no primário e secundário, obtém-se a chamada equação fundamental dos transformadores:

lembrando que a corresponde à relação de espiras entre primário e secundário.

Relação de transformação em um transformador ideal

Considerando que a relação de transformação em um transformador monofásico é o quociente entre as tensões do primário e secundário, observa-se que, assumindo modelo ideal, então a relação de transformação é igual a relação de espiras, ou seja, RT=a.

Relação de correntes em um transformador ideal

Como definido, um transformador ideal pode ser considerado sem perdas, e portanto a potência aparente de entrada (primário) é exatamente igual a potência aparente de saída (secundário):

em que as tensões e correntes correspondem aos módulos dos respectivos fasores (valor eficaz). Portanto, pode-se escrever a chamada relação de correntes dos transformadores:

Transformadores trifásicos

Os transformadores monofásicos possuem em geral pequena ( 1000 VA) capacidade de potência aparente (chamada capacidade de transformação). Quando se necessita de maiores potências utilizam-se transformadores trifásicos. Um transformador trifásico é constituído de pelo menos três enrolamentos no primário e três enrolamentos no secundário, os quais podem estar conectados tanto em Y quanto em . Essas várias formas de conexão dão origem aos quatro tipos de ligação dos transformadores trifásicos: Y-Y, , e . Cada um desses tipos possui propriedades diferentes que determinam o uso mais adequado conforme a aplicação. Os transformadores trifásicos são normalmente construídos de duas maneiras: em banco ou mononuclear. Um banco trifásico é constituído por três transformadores monofásicos idênticos, sendo que os respectivos enrolamentos primários, bem como os respectivos enrolamentos secundários podem estar conectados em Y ou em . A vantagem da conexão em banco trifásico é a facilidade de manutenção e substituição dos transformadores monofásicos, bem como permite modularidade na instalação. Outra maneira de construir transformadores trifásicos é o utilizar uma estrutura mononuclear. Um transformador trifásico mononuclear é constituído de apenas um núcleo de material ferromagnético sobre o qual são colocados os enrolamentos primários e secundários idênticos, conforme ilustrado na figura abaixo, na qual se representa uma

conexão

Essa forma de construção resulta em transformadores menores e mais baratos, porém com menor flexibilidade e mais dificuldade de manutenção. Veja na figura um transformador

Copyright_2001_ALMorelatoFranca

Capítulo 9 - Transformadores 130 trifásico mononuclear em que os enrolamentos primários e secundários são montados concentricamente em cada perna do núcleo.

Relação de transformação e de espiras

Em transformadores trifásicos, a relação de transformação é dada pelo quociente entre a tensão de linha do primário e a tensão de linha do secundário. De acordo com o tipo de conexão, a relação de transformação pode não ser igual à relação de espiras. Isso acontece nas formas de conexão e . Veja por que isso ocorre considerando um banco trifásico de três transformadores monofásicos ideais, conectados na forma. Nesta figura, os enrolamentos a' (em vermelho) correspondem ao primeiro transformador

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com