TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da Matemática

Tese: A importância da Matemática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2013  •  Tese  •  1.789 Palavras (8 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

A importância da Matemática

A matemática é usada no dia- a- dia para facilitar ao ser humano a contar, adicionar, diminuir, multiplicar e dividir elementos. Sempre em todas as ocasiões, lá está a matemática nos fornecendo dados para que possamos resolvê-los, como por exemplo: vamos à feira, compramos uma série de coisas, usamos o dinheiro para pagar o que compramos, recebemos o troco, nesse momento estamos usando matemática

Como podemos ver, a matemática está presente cada vez mais no nosso dia a dia, aparece no nosso cotidiano de uma forma extraordinária e cada vez mais rápida e renovadora... O que seria de nós sem ela? Se pararmos para observar, a matemática é tão fundamental a nossas vidas como o português, assim como precisamos da linguística para falar nosso idioma, necessitamos dos números e seus derivados.

Façamos um teste! Passe no mínimo 10 minutos do seu cotidiano e tente ficar esse tempo sem envolver nada que relacione números... IMPOSSÍVEL! Até no momento da cronometragem do tempo, necessitamos dos números. Faça outro pequeno teste e veja quantas vezes a matemática aparece no seu dia a dia, seja no trabalho, seja em casa, seja na escola, curso ou faculdade, seja num clube ou shopping, num cinema, no computador, no diálogo com seu grupo de amigos, entre outros... Veja e confirme se em tudo isso ela marca sua presença.

Se ficarmos atentos a tudo que acontece ao nosso redor, irá ver que a matemática não se trata apenas de uma simples diversão ou de uma simples aula chata na escola, mas sim, de um conteúdo bastante importante que faz parte de nossas vidas e que carregaremos pelo resto da vida!

CAPÍTULO 2

A matemática financeira estar em nosso cotidiano ela nos auxilia de diversas maneiras ela e muito importante para que possamos obter resultados exatos de contas utilizadas em nossas rotinas a matemática e usada a todo instante, para fazer um empréstimo, uma compra a prazo um investimento, uma poupança e em diversas situações. Podemos ver o quanto a matemática e importante para nossas vidas ela e essencial, pois ela nos auxilia muito em nosso cotidiano.

Na matemática financeira podemos encontrar o juros que representa a remuneração do capital simples ou composto ou ate mesmo com condições mistas, os juros simples são calculados pela formula j=pin, o fluxo de caixa contem informações sobre entradas e saídas de capital realizadas em determinados períodos o principal problema de calcular o juros composto e calcular o montante (soma)s obtido pela aplicação de um único valor principal, temos também as taxas quem são um índice numérico relativo cobrado sobre um capital para a realização de algumas operação financeiras entre a matemática financeira existe uma “poluição” de taxas de juros existem três principais taxas, a taxa nominal, a taxa efetiva e a taxa real no mercado brasileiro financeiro existe uma grande confusão em relação ao conceito de taxa de juros principalmente em relação a taxa nominal efetiva e real com essa falta de conhecimento tem dificultado o fechamento de negócios, pela falta de entendimento entre as partes entre e a matemática financeira sem se importar com a capitalização se e simples ou composta existem três principais taxas :

A taxa nominal; é quando o período de formação e incorporação dos juros ao capital não coincide com aquele a que a taxa estar referida.

A taxa efetiva: é quando o período de informação e incorporação dos juros ao capital coincide com aquele a que a taxa estar referida. A taxa real: a taxa real e a taxa efetiva corrigida pela taxa inflacionariam do período da operação.

Existe uma conexão entre as taxas a:a taxa real não e diferença entre a taxa efetiva e a taxa da inflação intima entre as três taxas as taxas são utilizadas nas cadernetas de poupança na inflação temos também as taxas equivalentes que são aquelas obtidas por diferentes processos de capitalização de um mesmo principal P para obter um mesmo montante S .

Na matemática financeira podemos também encontras os descontos e que a diferença entre o valor nominal de um titulo (futuro)n e o valor nominal de um titulo há dois tipos de descontos os comerciais (por fora) ou racionais (por dentro).desconto simples comercial (por fora)o calculo deste desconto e análogo ao calculo dos juros simples pelo valor nominal N do titulo, desconto comercial composto(por fora)este tipo de desconto não e usado no brasil e a análogo ao calculo dos juros compostos, substituindo-se o principal P pelo valor nominal N do titulo. Desconto racional composto (por dentro) este tipo de desconto e muito utilizado no brasil.

Temos o sistema price também chamado de sistema francês o primeiro pais que utilizou este sistema price. Sistema price e um sistema em que todas as parcelas são iguais. A ideia e construir um fluxo de caixa e descobrir o valor atual ou presente de uma seriem de uniforme de pagamentos. Podemos perceber que a matemática financeira e muito, mas útil em nosso dia a dia que as outras “matemáticas, pois nela se ver a força do estudo das sequencias geométricas”. A matemática financeira e de extrema importância e de grande utilidade para analisar alternativas de investimentos ou financiamentos e de bens de consumo.

Diariamente somos bombardeados com notícias de destruição dos recursos naturais e a necessidade da adoção de práticas sustentáveis, mesmo com a constatação da necessidade de diminuir os efeitos nocivos os governos não se entendem a respeito das ações que são urgentes e obrigatórias, os grandes temas como energias limpas e renováveis e a preservação da água estarão nas mesas de decisões nos próximos cinquenta anos, entre outros itens também importantes. E enquanto as grandes decisões não são tomadas, muitas outras podem ser tomadas pelas próprias empresas, iniciando-se já a redução das agressões ambientais e do consumo de recursos naturais, mas para isto são necessários conhecimentos técnicos e produtos que possam ser aplicados de forma rápida, precisa, econômica e eficiente.

Por isso em parcerias com outras empresas locais será realizado um grande evento educacional, para coleta seletiva de lixo e reaproveitamentos de água entre outros. Começaremos com reeducação dos moradores referente à limpeza urbana, que é o grande vilão das enchentes de transbordamentos de bueiros, em seguida coleta seletiva de lixo que é bem simples, faremos distribuição de cartilhas educativas e sacos plásticos de diferentes cores para auxiliar na separação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com