TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da topografia e suas aplicações

Tese: A importância da topografia e suas aplicações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  Tese  •  876 Palavras (4 Páginas)  •  1.684 Visualizações

Página 1 de 4

A palavra "Topografia" deriva das palavras gregas "topos" (lugar) e "graphen"(descrever), o que significa a descrição exata e minuciosa de um lugar. A Topografia tem por principal objetivo representar graficamente, através da planta de levantamento topográfico, todas as características de uma área, incluindo o relevo, curvas de nível, elementos existentes no local, metragem, cálculo de área, pontos cotados, norte magnético, coordenadas geográficas, acidentes geográficos, etc. Devendo a planta topográfica ser elaborada através de utilização de equipamentos apropriados e métodos de medição e representação gráfica considerando-se os parâmetros, metodologia e legislação a fim de fornecer um trabalho topográfico de acordo com as normas técnicas.

Importância da Topografia e suas aplicações:

A primeira coisa que um projetista precisa saber antes de iniciar o planejamento de uma construção são as dimensões e condições do terreno onde ela será alocada. Informações sobre a variação de cotas, presença e localização de elementos estranhos à obra - árvores, lagos, antigas pavimentações etc. - ajudam a determinar o local onde a construção será feita e a prever serviços como terraplanagem, transplantes de árvores, entre outros.

Quem fornece esses dados é o topógrafo, profissional responsável por fazer o levantamento dos elementos existentes no terreno e confeccionar uma planta com a posição exata de cada um deles, assim como a variação de cotas no local

Essa primeira planta (chamada de planta topográfica) é fornecida ao projetista que poderá, então, situar a obra no terreno. Esse desenho é devolvido ao topógrafo para que ele marque no terreno os pontos de referência para os profissionais no momento de execução de cada serviço, indicando onde devem ser feitas obras de terraplanagem, fundações, paredes, etc.

Além de ser fundamental no momento de planejamento e projeto da construção, o topógrafo também atua na execução e no acompanhamento da obra, verificando se a execução está bem alinhada e posicionada, por exemplo. Ele ainda pode trabalhar no monitoramento da obra, identificando se houve deslocamentos de estruturas.

Mesmo durante a fase de execução são indispensáveis os conhecimentos topográficos no seu acompanhamento.

Na Engenharia Civil e Arquitetura:

Portos: estudo do potencial hidráulico (batimetria), bacias de acumulação, adutoras, canais de irrigação, controle das cheias, locação e controle do nível na construção de barragens, levantamentos hidrográficos, locações das obras portuárias, controle das marés, estudo dos canais.

Estradas: reconhecimento, exploração e locação da futura, controle de execução e medições, escavações de túneis.

Aeroportos: controle permanente das pistas sob o tráfego.

Edificações:Levantamento do terreno, demarcação da obra, verificações durante a construção, nivelamentos de obras construídas,cálculos dos volumes de terra a escavar, etc.

Na Execução da Obra

Na fase de execução da obra, a topografia serve de instrumento técnico para evitar erros, podemos citar os seguintes serviços.

Demarcação dos limites do terreno, locação de nivelamento dos furos de sondagem, demarcação do esquadro da obra, locação de estacas, locação de pilares, nivelamento do terreno, acompanhamento das prumadas dos pilares, nivelamento do pisos e lajes, marcações das áreas de lazer e jardim, as-built da obra, etc. Dentre as exigências dos Órgãos Públicos para aprovação de projetos urbanos, algumas soluções são dadas pela topografia, tais como: Amarração do terreno em coordenadas geográficas U.T.M. utilização de R.N. (referencial de nível)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com