TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância do saneamento básico

Por:   •  10/11/2019  •  Artigo  •  837 Palavras (4 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 4

A importância do saneamento básico.

O saneamento básico no Brasil é garantido pela Lei nº 11.445/07, onde se trata de uma infraestrutura, conta com serviços e instalações de abastecimento de água potável,  onde além do tratamento dos resíduos sólidos, contamos com a fiscalização preventiva das redes coletoras.

Além da questão social, temos um fator muito agravante que é a saúde publica o desenvolvimento econômico e até mesmo a questão do meio ambiente. De acordo com estudos praticados, vimos que a situação precisa ser levada mais a sério, onde temos que ter maiores investimentos.

Entrando um pouco no mérito da agua potável, temos informações que “ em 2007, 80,9% da população tinha abastecimento de agua potável (fornecimento hídrico encanado),  já em 2015 o aumento foi apenas de 2,4%.”

 Um dos fatores que vem agravando o saneamento básico é a própria coleta de esgoto, onde temos que apenas 50,4% das pessoas dispõem deste direito, e mais de 100 milhões de pessoas, ainda utilizam fossa séptica, ou até mesmo descarte ilegal, estes desenvolvimentos são muito lentos devido a falta de investimento que temos.

Com base nos dados regionais relacionados a esgoto, vemos a desigualdade social. Na região norte apenas 16,43%, região Nordeste 32,12%, região Sul 41,44%, região Sudeste 47,38% e o Centro Oeste é a região que possui um melhor índice, 50,21% de esgoto tratado.

O Plano Nacional De Saneamento Básico (PLANSAB), é uma série de objetivos, e metas, que tem como base a redução da população que vivem sem agua potável e o próprio saneamento básico, onde visa melhorar q qualidade de vida das pessoas que vivem em lugares que nãos dispõem deste direito, garantido por lei.

De acordo com dados, a previsão do orçamento inicial é de 508 bilhões, e somente em 2043 garanta a agua potável e somente em 2054 o esgoto, a previsão era para 2033 mais diante do nosso PIB, ocorreu essa alteração em sua previsão.

Como este investimento tem que ser liberado pelo governo se torna mais difícil, e diante disto a população junto a algumas instituições como; Child Fund Brasil e Aguas puras para crianças cobram e fiscalizam os processos referentes a estas implantações.

Mesmo com estas cobranças e fiscalizações, gráficos mostram que os investimentos não veem sendo aplicados como deveriam, ou seja, este investimento não está sendo o suficiente.

[pic 1]

[pic 2]

Outro fator que notamos, é que a falta do saneamento básico é maior em lugares que a população tenha uma menor renda, com isso agrava também a questão da saúde publica, caso este investimento fosse feito de acordo com o planejado além de melhorar a qualidade de vida, ajudaria em muito a economia pois com estas obras de implantações e manutenções geraríamos mais empregos.

[pic 3]

O tratamento de esgoto

Em lugares que não possuem a rede coletora de esgoto, ou é descartado  incorretamente ou utiliza-se fossa séptica.

O descarte irregular é aquele em que o esgoto e lançado diretamente em rios ou até mesmo  mares, gerando odores com sua poluição química e biológica, doenças, a eutrofização que é causado pela decomposição do materiais orgânicos, gerando algas que bloqueiam a luz e fazem o nível de oxigênio cair, impossibilitando que haja vida naquela agua.

[pic 4]

Fonte:

As fossas sépticas são cavadas na própria residência, de preferencia próxima aos banheiros e no lugar mais baixo do terreno. Existem modelos de fossa em polipropileno, em cimento pre moldado que evitam o vazamento de resíduos ou líquidos no ambiente, evitando o mal cheiro e até mesmo a contaminação do solo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (421 Kb)   docx (2.2 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com