TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A utilização da cal em argamassas

Por:   •  22/3/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.115 Palavras (5 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 5

Aplicação da cal em argamassas e pinturas

O objetivo deste trabalho é mostrar a aplicabilidade da cal em argamassas e pinturas. Porém, antes de adentrar neste tópico, serão definidos alguns conceitos básicos para melhor entendimento do assunto em questão.

Substrato

Superfície onde será aplicado o produto.

Agregados

Materiais granulares que são acrescentados ao cimento e à água, com a finalidade de se obter argamassas e concretos. Areia e brita são agregados, por exemplo.

Aglomerantes

Materiais pulverulentos e ligantes que dão origem às argamassas e aos concretos. São eles: cimento, cal e gesso.

Cal

Aglomerante inorgânico obtido através da calcinação das rochas denominadas calcários ou dolomitos. Os calcários e os dolomitos são rochas sedimentares carbonatadas, sendo os calcários constituídos, basicamente, pela calcita (CaCO3) e os dolomitos pelo mineral dolomita (CaCO3.MgCO3).

A cal é dividida em cal aérea e cal hidráulica. A cal aérea pode ser virgem (cálcica, magnesiana ou dolomítica) ou hidratada (cálcica, magnesiana ou dolomítica).

Cal aérea: endurece pela ação do ar.

Cal virgem: obtida através da calcinação dos calcários e dos dolomitos. A calcinação é um processo exotérmico que libera CO2 (dióxido de carbono/anidrido carbônico), ocorrendo em altas temperaturas (cerca de 1000°C).

CaCO3+calor →CaO+CO2   (calcinação do calcário)

(Ca,Mg)(CO3)2+calor →CaO+MgO+2CO2  (calcinação da dolomita)

Cal hidratada: pó branco composto de hidróxido de cálcio e hidróxido de magnésio, resultado da hidratação da cal virgem. Sua qualidade depende das impurezas presentes na matéria-prima de origem, da sua granulometria e da sua superfície específica. Sua composição química varia de acordo com a cal virgem que lhe deu origem. Ela é classificada pelo seu grau de pureza em CHI, CHII e CHIII – sua pureza decresce de CHI para CHIII e está relacionada com o teor de anidrido carbônico.

O processo de hidratação da cal (extinção da cal) se dá pela clássica reação de fases sólido-líquida. De acordo com o volume de água utilizada para a reação, o produto final pode ser seco ou com aspectos de creme, lama, leite ou solução saturada.

CaO+H2O→Ca(OH)2+calor  (hidratação da cal cálcica)

2CaO.MgO+3H2O→2Ca(OH)2+Mg(OH)2+MgO+calor  (hidratação da cal dolomítica)

MgO+H2O→Mg(OH)2+calor

 A cal pode ser classificada em cálcica, magnesiana ou dolomítica. Essa classificação se dá de acordo com o teor de óxidos presentes.

Cal cálcica: possui alto teor de óxidos de cálcio (CaO), entre 90% e 100% entre os óxidos presentes.

Cal magnesiana: possui um teor de óxido de magnésio (MgO) intermediário entre a cal cálcica e a dolomítica. Seu teor de óxido de cálcio varia entre 65% e 90% entre os óxidos presentes.

Cal dolomítica: a relação entre os óxidos de cálcio e de magnésio é igual a molecular CaO/MgO. Seu teor de óxido de cálcio varia entre 58% e 65% entre os óxidos presentes.

Cal hidráulica: endurece pela ação da água. É classificada em função do seu índice de hidraulicidade (IH). O IH varia de 0,1 a 0,5.

Cal

Teor de argila (%)

IH

Duração da pega

Fracamente hidráulica

5 a 8

0,10 a 0,16

2 a 4 semanas

Medianamente hidráulica

8 a 15

0,16 a 0,30

1 a 2 semanas

Hidráulica

15 a 19

0,30 a 0,40

2 a 6 dias

Eminentemente hidráulica

19 a 22

0,40 a 0,50

1 dia ou menos

 Classificação da cal hidráulica em função do IH

Argamassa

Mistura de aglomerante (material pulverulento – cimento e/ou cal), agregado miúdo (areia) e água.  A argamassa possui trabalhabilidade, resistência, aderência e durabilidade.

Classificação das argamassas de acordo com o aglomerante

-Argamassas simples: composta por um aglomerante (cimento ou cal)

-Argamassas mistas: composta por mais de um aglomerante (cimento e cal)

Traço (proporção dos materiais em volume) da argamassa: cimento: cal hidratada: areia

Tintas

Material líquido ou pastoso composto por: veículo, pigmentos, solventes e aditivos. A tinta possui função estética e protetora.

Veículo: Parte líquida da tinta, é responsável pela durabilidade, pela resistência a intempéries, pelo tempo de secagem, pela aderência, pela retenção de cor e pelo brilho da tinta. Pode ser alterado pelo tipo e teor do pigmento presente. São veículos a água e o óleo.

Pigmentos: São responsáveis pela coloração, opacidade ou ação anticorrosiva das tintas. Dão poder de cobertura, endurecimento e estabilidade às tintas. Exemplos: óxido de titânio, óxido de zinco, óxido de cromo, dióxido de titânio e amarelo de cádmio.

Solventes: Utilizados para que a tinta seja aplicada com uma viscosidade adequada. Exemplos: água, álcool, aguarrás e cetonas.

Aditivos: São substâncias adicionadas em pequenas proporções. Cada aditivo desempenha funções específicas.

Aplicação da cal em pinturas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (164.6 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com