TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de planejamento e plano de aula

Por:   •  19/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.631 Palavras (11 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

ELIZIANY RODRIGUES COSTA

PLANEJAMENTO

plano de aula e avaliação

[pic 3]

SINOP-MT

2014

ELIZIANY RODRIGUES COSTA

PLANEJAMENTO

plano de aula e avaliação

Trabalho apresentado ao Curso PEDAGOGIA da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas.

Profªs: Edilaine, Sandra Regina, .

Tutora:Tatiani Aparecida

SINOP-MT

2014

INTRODUÇÃO

        O planejamento de ensino de acordo com Libâneo (2001), consiste na previsão da ação a ser realizada, partindo das necessidades, estabelecendo odjetivos, procedimentos e recursos a serem empregados, tempo de execução e formas de avaliação, sempre voltado para uma leitura critica da realidade, assim, a ação de planejar consiste em uma reflexão antes de partir para a prática.

        O plano de aula consiste na proposta do trabalho para um aula, ou de um grupo de aula ou de uma unidade e deve estar articulado com o plano de curso e o projeto politico-pedagogico. A elaboração de plano de aula deve partir da reflexão mental, realizada no planejamento, uma vez que o plano de aula é a com concretização do ato de planejar. Dessa forma, um plano de aula de conter, em sua estrutura, os elementos necessários a sua execução: dados de identificação, cronograma, objetivos especificos, conteudos, procedimentos metodologicos, recursos, avaliação, referencias e anexo. Falando ainda sobre elaborar um plano de aula, devemos refletir sobre alguns fatores considerados fundamentais, tais como: considerar quem são os seus alunos e que condições e recursos a escola dispõe, além de trabalhar com temas que possibilitem  uma ação interdiciplinar.

O plano de aula          

        É na aula que organizamos ou criamos as situações docentes, e as  condições e meios necessarios para que os alunos assimilem os conhecimentos, habilidades e desenvolvam suas capacidades cognitivas. Vimos, tambem, que das principais qualidades proporcionais do professor é estabelecer uma ponte de ligação entre as cognitivas (objetivos e conteudos) e as capacidades dos alunos enfrenta-las, de modo que os objetivos da materia  sejam transformados em objetivos dos alunos.

         As horas que os alunos passam na sala de aula são preciosas e devem ser direcionadas para que eles aprendam os conteúdos curriculares, para aqueles alunos mais rápidos, é necessário ter a mão mais uma atividade para eles fazerem. Mas não um desenho ou uma redação sem propósito.

 O ideal é propor outras tarefas sobre o mesmo conteúdo, conforme os diferentes limites e saberes, para que todos avancem e encontrem desafios.  

        O plano de aula e um detalhamente do plano de ensino as unidades e subunidades (topicos)  que foram previstas em linhas gerais. As especificadas e sistematizadas para uma situação didática real. A preparação de aulas e uma tarefa indispensável e, assim como o ensino, deve resultar em um documento escrito que servirá não somente para orientar como tambem para possibilitar constante revisões e aprimoramento de ano para ano. Em todas as possibilidades de aprimoramento profissional depende da acumulação de experiencias conjugando a pratica e a reflexão criteriosa sobre ela, tendo nesta pratica constantemente transformada para melhor.

        A avaliação é o acompanhamento da aprendizagem do aluno, para futura intervenções. Permite verificar o que o aluno aprendeu ou não, quais e onde houve falhas e envolve a tomada de decisão que culmine com a revisão do proceso e aprendizagem do aluno. Deve ofertar dados para direcionamento do processo  e ser realizada continuamente, com fins de acompanhamento. No plano de aula, a avaliação possibilita verificar o que o aluno aprendeu daquele conteúdo, pela forma como foi trabalhado  e se alcançou o objetivo proposto para que se possa tomar atitudes.         

         

DESENVOLVIMENTO

Dados de identificação

Disciplina: Lingua Portuguesa

Ano: 5º

Cronograma: Quatro aulas de 50 minutos.

Conteúdo: Concordância verbal e nominal.

Material necessário: Cópias de textos (ou de trechos) produzidos anteriomente pelos alunos e gramática da Língua Portuguesa.

Objetivos específicos

  • Concordância entre sujeito e verbo: Exemplos, 1) verbo depois do sujeito: "Gato escaldado tem medo de água fria"/ "Os homens foram corajosos". 2) verbo antes do sujeito: "De quem são estes livros?" e "Foram para onde os homens?".
  • Concordância entre artigos, pronomes e numerais com os substantivos: Exemplos, "A menina possui muitas pulseiras e brincos coloridos" e "Os carrinhos e as panelinhas espalhados no chão fizeram-no escorregar".
  • Concordância com o substantivo mais próximo: Exemplos,  "Mágicos e dançarinas portuguesas fizeram o espetáculo" e "O paletó e a calça estão sobre a cama".

I-INTRODUÇÃO

        Leia as produções dos estudantes e selecione os aspectos relacionados à concordância verbal e nominal que sejam representativos das necessidades de aprendizagem do grupo. Marque nos textos os trechos em que aparecem o uso inadequado desse conteúdo. Lembre-se de que nesse momento o objetivo não é o aluno dominar a terminologia gramatical, mas compreender o fenômeno linguístico em estudo pelo uso.

II-DESENVOLVIMENTO

        Comece apresentando algumas situações para a garotada observar o uso da concordância verbal. Por exemplo: "Os ladrões fugiu sem levar nada" e "Os ladrões fugiram sem levar nada". Problematize com os alunos os usos dessas concordâncias, esclarecendo que há a variação linguística em situações de uso oral, de acordo com a situação comunicativa, as na situação de escrita a gramática normativa defende que o verbo concorde com o sujeito em pessoa e número.

        Por exemplo: "O aluno saiu da sala e estava assustado" e "Os alunos saíram da sala e estavam assustados". Aponte outros casos de concordância verbal nas quais a turma apresenta mais dificuldade. Com o sujeito anteposto ao verbo: "Mãe e filho chegaram muito tarde em casa". Com o sujeito posposto ao verbo: "Chegaram muito tarde em casa mãe e filho". Com o sujeito constituído por uma expressão partitiva: "A gente vai à festa". Converse com os alunos sobre a necessidade das palavras "combinarem entre si" numa frase e explique que chamamos de concordância verbal quando se trata da combinação entre verbo e sujeito. Se necessário, apresente outros exemplos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (113.1 Kb)   docx (22.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com