TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ACIDENTES TIPICOS EM TRABALHOS EM ALTURA

Por:   •  29/5/2022  •  Resenha  •  756 Palavras (4 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 4

1.1 ACIDENTES TIPICOS EM TRABALHOS EM ALTURA

“OS ACIDENTES MAIS COMUNS SÃO OS QUE CAUSAM FRATURAS, LUXAÇÕES, AMPUTAÇÕES E OUTROS. FERIMENTOS. MUITOS CAUSAM A MORTE DO TRABALHADOR” (LEITE, Josiel 2014)

Para prevenir os riscos de acidentes em alturas precisamos planejar as ações antes de efetuar o trabalho acima de 2 metros, também temos que respeitar as normas apresentadas na NR 35.

Antes de subir em qualquer plataforma ou algum equipamentos de altura, devemos sempre checar todo os histórico ou fazer uma observação em volta do equipamento, para ver se está tudo ok, se for uma plataforma de altura como por exemplo a PTA ( PLATAFORMA ARTICULADA) devemos  avaliar a plataforma pela check-list ou pela observação de 360 graus em volta da equipamento, também avaliar o local  antes de fazer a elevação da plataforma,  pontos que pode ser um risco muito grande para esse tipo de máquina, exemplo, subir uma PTA de baixo de uma rede de alta tensão ou fazer serviço em lugares inclinados ou lugares inapropriado para esse equipamento.

Um dos acidentes típicos que acontece com a plataforma articulada é quando o operador faz a elevação sem olhar para cima, isso pode causa acidente de esmagamento, outro tipo de acidente é quando o trabalhador não avalia o seu EPI estando ele sem condições para uso do equipamento.

1.2 TIPO DE TRABALHO EM ALTURA QUE OCORRE ACIDENTE. E COMO PREVENIR CADA UM DELES.

*ANDAIMES E PLATAFORMAS

Prevenir um acidente em um andaime (plataforma) nunca utilizar ela pós uma chuva, pois estará molhada com risco de quedas, sempre avaliar o local antes de fazer a montagem dela, nunca subir sem fazer a isolamento em volta da área pois lembre-se sempre que cair alguma coisa de algum lugar alto, ela se torna mais pesada,  e por último nunca esquecer do uso correto do EPI para esse tipo de serviço.  

*TORRES

O primeiro passo a pessoa que trabalha com esse tipo de serviço, precisa ter o curso completo da NR35, pois as torres são acima de 20 metros de altura, dependendo de quais torres que o operador for trabalhar, precisara ter outros tipo de normas regulamentadora com NR10, NR21,NR16 e entre outras. Avaliar os equipamentos de segurança, fazer a sinalização do local,  observar as condições da escada e até mesmo da torre.

*CARGA DE CAMINHAO  

Sempre que os operadores for subir em cima de alguma carga para fazer qualquer tipo de serviço, sempre fazer a utilização do cinto de segurança e as linhas de guarda vidas.

*TRABALHOS EM SILOS

Sempre que for subir em silos, fazer a utilização dos EPIs, como cinto botas e entre outros... com o uso do cinto travar os mosquetão  corretamente na linha de guarda vidas. Quando estiver em cima, nunca ficar no meio dele, sempre na lateral.

2.2 SISTEMA EQUIPAMENTOS E PROCEDIMENTOS DE PROTEÇÃO COLETIVA E INDIVIDUAL PARA TRABALHO EM ALTURA.

 Cinto um dos equipamentos de EPIs ( Equipamento  de Proteção Individual) Antes de subir em qualquer lugar que seja alto, devemos sempre estar utilizar o cinto de segurança, e um dos equipamentos que é mais obrigatório a ser utilizado acima de 2 metros de altura, sempre que for fazer a utilização de qualquer EPIs consultar  uma técnica da segurança do trabalho, para que seja feito a avaliação do equipamento e ver se está tudo dentro do parâmetro de segurança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (57.4 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com