TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fatores de prevenção de acidentes no trabalho

Artigo: Fatores de prevenção de acidentes no trabalho. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/6/2013  •  Artigo  •  235 Palavras (1 Páginas)  •  466 Visualizações

Empresas e colaboradores se preocupam com relação à prevenção dos acidentes nas atividades laborais, porém uma revisão das responsabilidades tanto do empregador como de seus colaboradores é de suma importância para haver eficiência no processo de redução de riscos acidentais em suas atividades de trabalho.

Deve-se considerar que o trabalho apresenta como fator fundamental para que os princípios constitucionais sejam devidamente respeitados, por tratar-se de fonte de mudanças na sociedade em direção a melhores condições de vida para toda a população visando os aspectos sociais.

Acidente do Trabalho é aquele que ocorre pelo exercício do trabalho, a serviço da empresa ou ainda, pelo serviço de trabalho de segurados especiais, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, a perda ou redução da capacidade para o trabalho, permanente ou temporária.

Acidente de trabalho está ligado diretamente às condições do ambiente físico e o exercício da atividade desenvolvida no mesmo. Algumas causas de acidentes ocorrem em virtude de má utilização ou ausência dos equipamentos de proteção individual (EPI) e coletiva (EPC) no local de trabalho. A utilização incorreta desses equipamentos existe por motivos culturais ou de negligência dos colaboradores, e acaba colocando em risco a própria segurança e da coletividade.

Responsabilidade é o dever de assumir as consequências jurídicas de um fato, pressupondo a atividade danosa de alguém.Nos dias de hoje, situações como, omissão ou descaso por parte das organizações, podem ocasionar acidentes do trabalho ou doenças profissionais.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com