TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acidente De Trabalho

Monografias: Acidente De Trabalho. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2013  •  729 Palavras (3 Páginas)  •  1.080 Visualizações

Página 1 de 3

* EXERCÍCIO DO TRABALHO A SERVIÇO DA EMPRESA.

Para que uma lesão ou moléstia seja considerada acidente de trabalho é necessário que haja entre o resultado e o trabalho uma ligação, ou seja, que o resultado danoso tenha origem no trabalho desempenhado e em função do serviço.

Assim por exemplo, se um empregado for assistir a um jogo de futebol e cair à arquibancada onde se sentou não se tratará de acidente de trabalho. Todavia, se com ele cai o empregado do clube que estava a efetuar a limpeza da arquibancada, a legislação referida protegerá

o funcionário do clube.

* LESÃO CORPORAL.

Por lesão corporal deve ser entendido qualquer dano anatômico, por exemplo: uma fratura, um machucado, a perda de um membro.

MOTIVOS PARA IMPLANTAÇAO DA SEGURANÇA DO TRABALHO.

Por proporcionar melhoria da segurança, da saúde e do meio ambiente de trabalho, além de aumentar a produtividade e diminuir o custo do produto final, pois diminui as interrupções no processo, o absenteísmo e os acidentes e/ou doenças ocupacionais. Para isto é necessário um planejamento que permita a participação da alta administração e dos empregados na busca de soluções práticas e economicamente viáveis. E além de cumprir a legislação existente, é questão de sustentabilidade para a continuidade da operação das empresas, e o fato de proporcionarem um ambiente de trabalho seguro e saudável. Na atualidade, as organizações buscam aperfeiçoar-se através de modelos de gestão, incorporando conceitos das boas práticas de relacionamento com empregados, sociedade, governo, acionistas, fornecedores e concorrentes, e é recentemente visto como “responsabilidade organizacional”.

Tal ambiente de pró-atividade no que se refere à prevenção de acidentes e a proteção à saúde do trabalhador, é resultante do compromisso e da colaboração mútua entre os empregadores e trabalhadores.

Ao projetar e construir novos locais de trabalho e sistemas de produção, ou modificar os existentes, deve-se levar em consideração os fatores que podem comprometer o exercício de determinada tarefa em função das limitações pessoais e operacionais existentes.

Cada vez mais, destacam-se as preocupações do governo, empresários e sindicatos em melhorar a segurança,

a saúde e as condições do meio ambiente de trabalho. Para isto, é necessário um planejamento que permita a participação da alta administração e dos empregados para encontrar as soluções práticas e economicamente viáveis.

A melhoria da segurança, da saúde e do meio ambiente de trabalho, além de aumentar a produtividade, diminui o custo do produto final, pois diminui as interrupções no processo, o absenteísmo e os acidentes e/ou doenças ocupacionais.

Os aspectos preventivos envolvidos na segurança do trabalho buscam minimizar os riscos e as condições inadequadas e incorporar a melhoria contínua das condições de trabalho, introduzindo requisitos mínimos de segurança cada vez mais rígidos.

Os riscos de acidentes com lesão, problemas ergonômicos e organizacionais podem ser identificados pela inspeção sistemática do local

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com