TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD HIGIENE E SEGURANÇA DE TRABALHO

Por:   •  11/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  765 Palavras (4 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 4

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Higiene e Segurança do Trabalho

Curso:  Engenharia Civil

Professor: Jose Luis Muller

Nome do aluno:  Gabriela da Silva Wensing

Data: 27/10/2018

/Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Acesse o EVA e clique na ferramenta Biblioteca Virtual, localizada no canto esquerdo inferior da página ou acesse a base de dados através da página da Biblioteca UNISUL, ao fazer login no “Meu Pergamum”.  Ao acessar a base de dados, no campo de busca, digite o nome do livro: “Remuneração, Benefícios e Relações de Trabalho”, da autoria de Idalberto Chiavenato.  Realize a leitura das páginas 134 a 156, referente a uma parte do capítulo 4, “Higiene e Segurança do Trabalho”.  

Após a leitura, responda as questões de 1 a 4:

Questão 1 (2,5 pontos): De acordo com a leitura indicada e com o que você estudou até agora, que conteúdos deve envolver um plano de Higiene e Segurança do Trabalho? Comente 3 aspectos que você considera importantes em um texto de aproximadamente 10 linhas.

        RESPOSTA: Conforto, segurança e prevenção de doenças no trabalho. O conforto no trabalho engloba coisas como: iluminação, ruídos... Um espaço bem iluminado ajuda no desenvolvimento do serviço, pois ao contrário ele causa fadiga à vista, assim prejudicando-a, e podendo causar acidentes. O ruído, se muito intenso, pode causar perda de audição (a longo prazo) e concentração. Sendo assim, esse aspecto é importante para o bem-estar do trabalhador. É de responsabilidade da empresa proporcionar um ambiente seguro, distribuir EPIs e EPCs e prevenir acidentes com uso de práticas preventivas. Já no último aspecto, o que ajuda é ter um ambiente bem arejado, limpo e iluminado, a empresa também pode oferecer planos de saúde, o que dá um acesso rápido a médicos e exames, prevendo o agravamento de doenças e lesões.

Questão 2 (2,5 pontos): A higiene do trabalho tem como caráter a prevenção, pois objetiva a saúde e o conforto dos trabalhadores. Desta forma, cite 3 objetivos da higiene do trabalho, explicando sua importância em uma empresa do setor turístico.

        RESPOSTA: A higiene do trabalho tem como objetivo reconhecer, avaliar e controlar os riscos presentes no local de trabalho. Em uma empresa do setor turístico, o trabalhador corre risco de adquirir doenças em outros países, um meio de prevenir a contaminação seria a empresa fornecer medicamento (vacinas) preventivas contra certas doenças. Outro risco comum é o de transportes em situações precárias, a empresa deve garantir que os mesmo devem estar em boa situação para o uso, caso contrário coloca em risco não apenas o funcionário, mas também os turistas. O trabalhador desse setor também corre riscos capazes de causar danos a saúde, como a exposição ao sol muito tempo em um passeio, ela ocorre em função da concentração, intensidade e tempo de exposição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (429.6 Kb)   docx (612.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com