TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD1 Software Livre

Casos: AD1 Software Livre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/7/2013  •  864 Palavras (4 Páginas)  •  720 Visualizações

Página 1 de 4

Questão 1

Realize uma pesquisa na internet sobre os assuntos a seguir: (3,0 pontos)

* Distribuições de Código Aberto (BSD);

* Distribuições de Código Aberto (GPL);

Essa pesquisa deve ser feita de acordo com os seguintes passos:

¬ Para cada assunto, selecione um texto/artigo que trate desse assunto, em seguida, faça a leitura dos mesmos e apresente uma síntese de, no mínimo 10 linhas, sobre cada um deles;

¬ Em cada uma dessas sínteses, apresente, no início da mesma, o título do texto/artigo a que ela se refere e a referência desse último (o endereço eletrônico em que o mesmo encontra-se disponível e, se houver, quem assina esse texto/artigo);

¬ Essas sínteses juntas devem apresentar as principais características, vantagens e aplicações das distribuições (sistemas operacionais) de códigos abertos.

Distribuições de código aberto

Fonte: http://www.freebsd.org/doc/en/articles/explaining-bsd/article.html

http://en.wikipedia.org/wiki/Berkeley_Software_Distribution

BSD significa “Berkeley Software Distribution”. É o nome das distribuições de código aberto da Universidade Berkeley da Califórnia, que foram baseadas no sistema operacional Unix da AT&T. Diversas distribuições são baseadas no código fonte do BSD.

Versões iniciais do BSD continham basicamente programas para usuários

No final da década de, programadores aprimorara o sistema operacional Multics desenvolvido pelas Bell surgindo o UNIX.

Por volta de1976, o professor da Universidade Berkeley, Ken Thompson, divulgou o UNIX que acabou por se tornar um famoso dentro os estudantes que foram aprimorando o sistema originando uma das mais conhecidas distribuições do UNIX: a BSD (Berkeley Software Distribution).

Durante a década de 1980 empresas iniciaram a comercialização de computadores pessoais com sistemas operacionais proprietários baseados no UNIX.

Por volta de 1990 a CSRG (Computer System Research Group) divulgou o código fonte do BSD. Após isto um ex-membro da CSRG lançou o 386BSD, após escreve o restante do código fonte de outro projeto chamado Net/2.

No início de 1993 uma versão não-oficial do 386BSD deu origem ao FREEBSD, pois nessa época o 386BSD estava com seus desenvolvimento e aprimoramento estagnados.

Distribuições de Código Aberto

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Linux

http://pt.wikipedia.org/wiki/GNU

O projeto GNU, GNU is Not Unix, criado por Richard Stallman em 1984, com o desejo dos usuários terem mais liberdade, e não ficarem “presos“ a empresas que comercializam softwares. E também dar liberdade a programadores terem acesso livre aos códigos fontes dos programas para podem efetuar alterações.

Linus Benedict Torvalds em 1989, iniciou um projeto de aprimoramento do kernel do sistema operacional Minix, Mais tarde, Richard Mathew Stallman, juntou seus aplicativos GNU ao Linux e o distribuiu sob a licença GPL (General Public License)

Questão 2

Em relação aos itens pesquisados na questão anterior, responda as seguintes questões (justifique cada uma das respostas para as questões a seguir com base no conteúdo estudado nessa disciplina):

a) Qual o custo estimado com licenças para realizar a instalação de servidores e estações de trabalho Linux ou BSD? (1,0 ponto)

Dependendo da distribuição escolhida podem ou não existir custos. Distribuições como a RedHat cobram licenças podendo variando de UD$ 349 a US$18.000.

Existem também distribuições como Gentoo que são gratuitas.

Fonte: www.redhat.com

b) Quais as distribuições de código aberto (no mínimo três) que podem ser utilizadas para implementação de servidores? (1,0 ponto)

Gentoo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com