TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Software Livre

Dissertações: Software Livre. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2013  •  1.049 Palavras (5 Páginas)  •  578 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Atividade de avaliação a distância (AD)

Unidade de Aprendizagem: Software Livre

Curso: Tec em Gestão da Tec da Informação

Professor: Marcia Giraldi

Nome do aluno: Patrick Nunes Rosa

Data: 26/07/2013

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. Recentemente uma empresa abandonou seu sistema servidor de e-mail de código aberto por uma solução proprietária. O sistema vinha funcionando desde 1999 mas começou a apresentar problemas com o crescimento de usuários. Esta foi uma das primeiras mudanças realizadas pelo novo diretor de TI da empresa, que tem praticado uma clara política de adoção de todos os softwares de um determinado fabricante.

a) Além do crescimento de usuários, que outros motivos poderiam ter prejudicado a instalação e ajudado a influenciar o novo diretor a trocar de sistema? (1,0 – ponto)

R – Além do motivo do crescimento, mesmo que esse poderia ser avaliado de forma mais minuciosa, pois crescimento X demanda talvez seria o caso de aumento no hardware ou algo em termos uma solução que atenda a demanda, alguns motivos que fizeram o diretor adotar solução proprietária, seriam os serviços adotados por elas como suporte, consultoria ou serviços de integração.

Outro detalhe seria a solução para pequenos detalhes técnicos que não estão incorporados na ferramenta fazendo com que sejam desenvolvidos pequenos softwares para atender a necessidade.

Muitas vezes temos que pensar que em sistema de missão critica não podemos correr o risco de paradas e se for o caso, termos uma equipe FULL time para atender os incidentes.

b) Que prejuízos potenciais para a empresa você vê nesta mudança? (1,0 – ponto)

R – Amarração a fornecedores específicos, direcionamento do negocio em função das soluções impostas pelo fornecedor.

2. Richard Stallman é uma importante figura para o software livre. Graduado no MIT, criou em 1984 um projeto com o objetivo de desenvolver um sistema operacional livre. Esse projeto, baseado no sistema operacional Unix, foi denominado GNU. O acrônimo GNU significa Gnu is Not Unix. (RASCH, 2000) Junto com alguns amigos, Stallman fundou a associação FSF - Free Software

Foundation, principal patrocinadora do projeto GNU. A fim de garantir as liberdades inerentes a um software livre, Stallman criou a licença GNU GPL – GNU General Public License. Essa licença define algumas regras para o uso do software livre.

Essa definição de software livre estabelece 4 liberdades fundamentais que são defendidas pela Licença GNU GLP. Desenvolva um contexto, de 8 a 10 linhas com exemplos práticos da usabilidade dessas liberdades pelos seus desenvolvedores ou pela sociedade. (3,0 pontos)

R - A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito;

A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades. Acesso ao código fonte é um pré-requisito para essa liberdade;

A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo;

A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie.

3. Em um estudo realizado de análise de programas, efetuado com o Kernel do Linux e de outros programas, chegou-se à conclusão que o Kernel do Linux era o que tinha menos erros por cada 1000 linhas de código e que era o Kernel que mais rapidamente corrigia os erros que eram detectados. Os números são extraordinariamente positivos, das 5.7milhões de linhas de código que durante o estudo compunham o kernel Linux, detectou-se 985 problemas, segundo os dados disponíveis pela Universidade de Carnegie Mellon, para um tão grande número de linhas de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com