TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Software Livre

Pesquisas Acadêmicas: Software Livre. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  972 Palavras (4 Páginas)  •  612 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Atividade de avaliação a distância (AD)

Unidade de Aprendizagem: Software Livre

Curso: Tecnólogo Gestão de TI

Professor: Márcia Cargnin Martins Giraldi

Nome do aluno: Daniel Anselmo Leandro

Data: 06/08/2013

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. Recentemente uma empresa abandonou seu sistema servidor de e-mail de código aberto por uma solução proprietária. O sistema vinha funcionando desde 1999 mas começou a apresentar problemas com o crescimento de usuários. Esta foi uma das primeiras mudanças realizadas pelo novo diretor de TI da empresa, que tem praticado uma clara política de adoção de todos os softwares de um determinado fabricante.

a) Além do crescimento de usuários, que outros motivos poderiam ter prejudicado a instalação e ajudado a influenciar o novo diretor a trocar de sistema? (1,0 – ponto)

Além da cultura do novo diretor, e talvez de experiências negativas/positivas no passado, a “preguiça” de configurar e ter que trabalhar para que o servidor fique funcionando perfeitamente, a preferência em transferir a responsabilidade para uma empresa / fornecedor de software externo, e também a existência de um suporte técnico mais apurado e disponível.

b) Que prejuízos potenciais para a empresa você vê nesta mudança? (1,0 – ponto)

Podemos citar como prejuízo a necessidade de adquirir licenças de software proprietário, além do vínculo a um único fornecedor, ficando a empresa sujeita a seguir as regras definidas pelo fabricante com relação a atualizações e novas versões, tendo que se submeter a mudanças de hardware para se adaptar ao software, perdendo a liberdade. Além do fato de a empresa seguir na contramão do mercado mundial que está migrando para a adoção de novas soluções de software livre.

2. Richard Stallman é uma importante figura para o software livre. Graduado no MIT, criou em 1984 um projeto com o objetivo de desenvolver um sistema operacional livre. Esse projeto, baseado no sistema operacional Unix, foi denominado GNU. O acrônimo GNU significa Gnu is Not Unix. (RASCH, 2000) Junto com alguns amigos, Stallman fundou a associação FSF - Free Software

Foundation, principal patrocinadora do projeto GNU. A fim de garantir as liberdades inerentes a um software livre, Stallman criou a licença GNU GPL – GNU General Public License. Essa licença define algumas regras para o uso do software livre.

Essa definição de software livre estabelece 4 liberdades fundamentais que são defendidas pela Licença GNU GLP. Desenvolva um contexto, de 8 a 10 linhas com exemplos práticos da usabilidade dessas liberdades pelos seus desenvolvedores ou pela sociedade. (3,0 pontos)

A GNU GLP estabeleceu quatro tipos de liberdade associadas ao software livre:

• A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito.

• A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades.

• A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo.

• A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie.

Como trabalho na área de análise de sistemas e desenvolvimento, posso citar como exemplos práticos dessas quatro liberdades como o servidor web Apache, o banco de dados MySQL, o navegador Firefox, os aplicativos OpenOffice, o editor web Aptana, a IDE Eclipse, o sistema de e-learning Moodle, entre vários outros.

Todos esses citados utilizam essas liberdades, e os programadores envolvidos nos projetos atuam em comunidades para o aperfeiçoamento e desenvolvimento de novas funcionalidades. E a comunidade usufrui de aplicações com qualidade e sem pagar nada por isso, e assim não apoiando a pirataria.

3. Em um estudo realizado de análise de programas, efetuado com o Kernel do Linux e de outros programas, chegou-se à conclusão que o Kernel do Linux era o que tinha menos erros por cada 1000 linhas de código e que era o Kernel que mais rapidamente corrigia os erros que eram detectados. Os números são extraordinariamente positivos, das 5.7milhões de linhas de código que durante o estudo compunham o kernel Linux, detectou-se 985 problemas, segundo os dados disponíveis pela Universidade de Carnegie Mellon, para um tão grande número de linhas de código, o ‘normal’ seria haver mais de 5000 erros e não somente os 985.

Geralmente o software proprietário tem cerca de 1 a 7 erros por cada 1000 linhas de código de acordo com um estudo do National Cybersecurity Partnership’s Working Group, o que transpondo esses dados para o kernel Linux dariam algo como 5700 a 40mil falhas, o que já se demonstrou não ser assim, uma vez que o kernel Linux 2.6 apenas tinha 985.

Com base nas informações acima, explique:

O que é kernel?

Kernel, ou núcleo, é o componente central do sistema operacional. É a camada que coordena e organiza o acesso dos aplicativos aos componentes de hardware, como teclado, memória, CPU, etc.

Por que esta questão de erros no código é importante?

Quanto menos erros no código, melhor será o desempenho, a utilização, a estabilidade do sistema, e sendo assim, a aderência.

O que é código fonte? (2,5 pontos)

São as linhas de código que, interpretadas ou compiladas, dão origem ao programa executável ou código binário, escritos através de diversas linguagens de programação.

4. Você como desenvolvedor e usuário de alguns programas feitos em software livre, desenvolve ou adapta sistemas utilizando a linguagem PHP e disponibiliza em servidores apache. Utiliza bastante também os pacotes de programas para escritório, como o open Office.

Com base nos estudos sobre as licenças de software livre, responda:

Você terá que disponibilizar seus próprios softwares para a comunidade livre ou para o público em geral? Contextualize sua resposta em pequeno texto um texto de até 5 linhas. (2,5 pontos)

O desenvolvedor, apesar de utilizar-se de ferramentas open source, não é obrigado a disponibilizar o seu código fonte para a comunidade ou para o público. Seria uma atitude em sintonia com a filosofia da liberdade de software se você o disponibilizasse... mas não fica obrigado a isso.

...

Baixar como  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »