TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Software Livre

Exames: Software Livre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2013  •  962 Palavras (4 Páginas)  •  755 Visualizações

Página 1 de 4

1. Recentemente uma empresa abandonou seu sistema servidor de e-mail de código aberto por uma solução proprietária. O sistema vinha funcionando desde 1999 mas começou a apresentar problemas com o crescimento de usuários. Esta foi uma das primeiras mudanças realizadas pelo novo diretor de TI da empresa, que tem praticado uma clara política de adoção de todos os softwares de um determinado fabricante.

a) Além do crescimento de usuários, que outros motivos poderiam ter prejudicado a instalação e ajudado a influenciar o novo diretor a trocar de sistema? (1,0 – ponto)

Acredito que a mudança ocorreu porque o software talves não estivesse preparado para tal demanda, o problemas que ocorriam ficavam a critério de uma mudança, hoje com o software proprietário ele tem um suporte a sua disposição, e o mesmo pode requisitar mudanças pela compra das suas licenças.

b) Que prejuízos potenciais para a empresa você vê nesta mudança? (1,0 – ponto)

No primeiro momento vejo que o gasto será maior, pois a empresa terá que investir mais dinheiro em software proprietário, e isso não trará maiores garantias de segurança para ela, a cada novo lançamento o upgrade a empresa terá que desembolsar mais para ter o programa mais atualizado. Outro ponto forte é se o seu hardware estará em condições para receber tal aplicação senão mais investimento em hardware.

2. Richard Stallman é uma importante figura para o software livre. Graduado no MIT, criou em 1984 um projeto com o objetivo de desenvolver um sistema operacional livre. Esse projeto, baseado no sistema operacional Unix, foi denominado GNU. O acrônimo GNU significa Gnu is Not Unix. (RASCH, 2000) Junto com alguns amigos, Stallman fundou a associação FSF - Free Software

Foundation, principal patrocinadora do projeto GNU. A fim de garantir as liberdades inerentes a um software livre, Stallman criou a licença GNU GPL – GNU General Public License. Essa licença define algumas regras para o uso do software livre.

Essa definição de software livre estabelece 4 liberdades fundamentais que são defendidas pela Licença GNU GLP. Desenvolva um contexto, de 8 a 10 linhas com exemplos práticos da usabilidade dessas liberdades pelos seus desenvolvedores ou pela sociedade. (3,0 pontos)

1º) A liberdade referida quer dizer que qualquer pessoa pode fazer o download para uso próprio ou para ate mesmo uso em uma empresa. Exemplo: a mudança de Windows para Linux para reduzir custos e tornar o uso mais seguro na manipulação das aplicações.

2º) Aqui temos a possibilidade de estudar e melhorar ainda mais, mas para isso o estudante necessita de conhecimento na linguagem programação utilizada no desenvolvimento, assim podendo agregar novas funções para as aplicações. Exemplo: pegar uma determinada aplicação e adaptá-la a uma empresa ou instituição de ensino.

3º) Aqui vejo que o foco principal é a distribuição, então se gravarmos várias cópias de um software livre, jamais estaremos pirateando e sim incentivando o uso de uma ferramenta segura e livre. Assim que for feita uma mudança essa mesma pode ser repassada a outras pessoas ou entidade sem custo algum.

4º) As aplicações Linux cresceram muito e com sua evolução foi possível atingir não só os desenvolvedores mas principalmente os usuários de comuns.

3. Em um estudo realizado de análise de programas, efetuado com o Kernel do Linux e de outros programas, chegou-se à conclusão que o Kernel do Linux era o que tinha menos erros por cada 1000 linhas de código e que era o Kernel que mais rapidamente corrigia os erros que eram detectados. Os números são extraordinariamente positivos, das 5.7milhões de linhas de código que durante o estudo compunham

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com