TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRACAO DE MATERIAIS

Exames: ADMINISTRACAO DE MATERIAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  3.776 Palavras (16 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 16

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Polo Taguatinga - FACNET

Grupo:

Washington da silva Magalhães RA: 3830727008

Fabio Rodrigues da Silva RA:5560124332

Bismar Da Silva Chagas Filho RA:4304820680

Valdeir Silva Izequiel RA:5312960932

Marcos Vinícios Rodrigues de Souza RA:5567142886

ATPS – ADIMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS

Professora EAD: Prof. MSc. Luiz Manuel Palmeira

Professor tutor presencial: Douglas Monis

Professor tutor a distância: JOSIANE FERNANDA SARTORE

Atividade Pratica Supervisionada apresentada ao Curso Superior Tecnologia em Logística da Universidade Anhanguera Uniderp, como exigência parcial da Disciplina Planejamento, Programação e Controle da Produção para a obtenção de nota, sob orientação do Professor Tutor EAD Gisele Bafume Quierelli.

Taguatinga/DF 04 outubro de 2013.

Loja calçados Calçados jaú

Setor da Economia: terciário

Ramo de Atividade: comércio

Tipo de Negócio: loja de calçados

Produtos Ofertados/Produzidos: sapatos e sandálias

Investimento inicial: 80mil reais

Área: 62m²

Pessoas designadas; 6

A loja de sapatos precisa do controle de estoque por grade, onde é possível colocarmos a numeração dos sapatos e fazer o controle conforme a grade do item.

Além disso é possível trabalhar com condicional facilitando as movimentações dos itens. As comissões são calculadas automaticamente em diversas formas de cálculo e o financeiro disponibiliza um controle efetivo de caixa e crediário.

O Plano de Desenvolvimento do Arranjo Produtivo Local de Calçados de Jaú pretende apresentar um panorama da representatividade do setor de calçados para economia bem como, a significativa função que o pólo exerce para o desenvolvimento econômico local. E válido destacar o caráter “preliminar” do mencionado plano, e ainda que suas ações geradas serão detalhadas em um segundo momento. Assim, procura-se apresentar um retrato atual do pólo de calçados de Jaú diante de suas características, oportunidades e desafios para o seu desenvolvimento. A elaboração do Plano de Desenvolvimento tomou por base informações diversas do próprio pólo. Este documento retrata a situação do pólo a fim de direcionar seu desenvolvimento no contexto da economia regional. Propõem-se aqui ações que visam o desenvolvimento sustentável do arranjo seja nos quesitos da gestão do APL e seu desenvolvimento diante das necessidades apresentadas pela competitividade atual, como nos mecanismos de governança e decisões.

De tal modo que insta ressaltar a representatividade das empresas e instituições locais em busca de um novo contexto interinstitucional capaz de alavancar e desenvolver projetos estruturantes para o APL, como também, para que esses benefícios possam ser transbordados e incorporados pelas demais empresas constituintes do pólo e pelo município em geral.A questão de uma visão mais global sobre a necessidade de intervenção das diversas instâncias de governo na atividade calçadista de Jaú de forma planejada e continua, é preocupação antiga dos órgãos de fomento, que naturalmente tem a obrigação de conhecer mais profundamente a realidade local, debatida e assimilada pelos diversos parceiros que gradativamente foram sendo incorporados ao processo de solução dos problemas locais.

Desta forma, procura-se envidar os melhores esforços para o aumento da competitividade do setor e cooperação entre as empresas, através de projetos voltados para o aprimoramento do processo produtivo, produtos, maior participação no mercado interno, responsabilidade sócio-ambiental e preocupação com o desenvolvimento local. As ações incluídas neste Plano de Desenvolvimento foram elaboradas e validadas pelos atores da Governança do APL e têm como objetivo principal aumentar a competitividade e a cooperação das empresas fabricantes de calçados de Jaú, focado na melhoria do processo produtivo, do produto e no aumento da participação no mercado interno e na conquista do mercado externo.

A Administração de materiais não se relaciona exclusivamente com o controle de estoques, envolve um amplo campo de relações interdependentes materiais e financeiras e que precisam ser bem administradas para reduzir custos e evitar desperdícios.

Compra de matéria prima, princípio fundamental para se ter uma Administração de Materiais bem sucedida. A compra, primeiro é feito uma seleção dos fornecedores de acordo com aqueles que melhor atendem as necessidades da empresa nas questões financeiras e materiais e depois é analisado o custo benefício da matéria prima, a execução da compra é feita em cima da demanda da empresa e tem suas entregas programadas para que os estoques não se acumulem, para que não haja necessidade de se ter um grande espaço para armazenamento e para que a produção não seja interrompida.

Armazenagem das matérias primas, estas devem ter suas características respeitadas para que se obtenha melhor rendimento, melhor desempenho e maior qualidade das mesmas, as matérias primas devem ser posicionadas em lugares de fácil acesso e perto de onde serão consumidas para facilitar e agilizar seu manuseio e movimentação. Controlar o consumo das matérias primas para que a previsão de gasto seja cumprida. Estoques são mantidos para que a produção não tenha seu ciclo produtivo interrompido, uma vez que isso aconteça, a empresa poderá sofrer graves prejuízos, como arranhar a própria marca, tornando-se um prejuízo incalculável, portanto esse abastecimento deve ser feito de forma consciente, sem deixar de suprir a demanda dos setores da empresa.

A grande questão é determinar a quantidade ideal de estoque e alinhar as compras de matérias primas de acordo com o fluxo de caixa da empresa. Mas para isto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com