TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADOÇÃO DE MATERIAIS E MÉTODOS SUSTENTÁVEIS NA CONSTRUÇÃO

Por:   •  22/2/2022  •  Artigo  •  1.977 Palavras (8 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 8

ADOÇÃO DE MATERIAIS E MÉTODOS SUSTENTÁVEIS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

RESUMO

Essa pesquisa tem como pressuposto principal apontar, como a adoção de princípios relacionados à sustentabilidade por parte dos construtores podem ser vistos como benéficas, desde adoção de novos materiais e uso otimizado e eficiente da água. Foram usados referenciais teóricos e analíticos como embasamento, relacionados a inúmeras pesquisas e autores que pensaram e analisaram o tema.E poderão ser dispostas e compreendidas as vantagens visíveis da adoção de princípios relacionados a sustentabilidade e o por que do uso destes.

INTRODUÇÃO

Atualmente tem se falado muito sobre sustentabilidade, porém ainda existem muitas dúvidas sobre o conceito, definição e sua aplicação, por isso, de fato, ela foi alcançada.

Trata - se de um conceito diretamente relacionado à continuação da ligação  humano/ambiente. Isso é projetado para preservar e proteger os recursos, atender às necessidades das gerações presentes e manter o poder de suportar as mesmas necessidades das próximas gerações.. Introduzir a sustentabilidade no cotidiano do trabalho da construção civil é necessário, pois alguns materiais prejudicam o meio ambiente e, portanto, a sustentabilidade. Assim, na engenharia civil, começaram-se as soluções adequadas, que vão do modelo de agregado, a qualidade  da tinta adotada na edificação, e as formas de evitar o desperdício e o reuso de água.  Métodos voltados à edificação sustentável foram criados. Portanto, a pretensão de mostrar a compreensão dos pontos fortes da temática abordada por este estudo bibliográfico é do interesse não apenas para a natureza, mas socialmente relevante.

1 - A SUSTENTABILIDADE APLICADA A EDIFICAÇÃO

A temática relativa a edificações sustentáveis tem sido foco de debates em conferências no sentido de transformá - las em ferramentas úteis para o uso diário do cidadão comum.

De acordo com Bazzo e Pereira (2006, p. 65-68),técnicas de construção advém desde o início da civilização, e é fácil de encontrar por onde o homem passou, principalmente no meio urbano, porém, é possível achar no meio rural áreas, obras civis. . Por esse motivo, é uma das atividades que mais altera o meio ambiente, fazendo produzir mais resíduos que muitas vezes não são destinados de forma eficiente, causando poluição do solo e da água devido a componentes e contrados em tintas, aço, etc. existem no edifício. Em comparação com a era dos edifícios insustentáveis,técnicas de sustentabilidade na arquitetura são novas.

Segundo Côrrea (2209, p.13), o tema desenvolvimento sustentável foi apresentado inicialmente nos anos 80, através do relatório Brundtland com assuntos relacionados à construção civil.

O conceito relacionado à sustentabilidade não foi adotado em um primeiro momento, nos anos 80 pelos construtores; havia a idéia voltada a eficiência e otimização dos resultados, mas não necessariamente aos processos e práticas incorporadas na construção civil. Aos poucos, devido sobretudo a um maior conhecimento de técnicas como uso consciente de recursos naturais, deram espaço a práticas mais sustentáveis, tornando - se  uma presença cada vez maior no cotidiano  do cidadão comum às corporações, fazendo com que elas trabalhem cada vez mais para encontrar ações que não prejudiquem o meio ambiente e buscar recursos renováveis e tecnologias limpas. Esse movimento acontece na construção civil, daí a cunhagem do conceito de construção sustentável.

Dessa forma, a arquitetura sustentável é entendida como aquela que visa restabelecer a harmonia entre o edifício e seus recursos, aquela que torna as pessoas mais honestas, e mais importante. Meio Ambiente O meio ambiente associado à vantagem econômica. A construção sustentável pode ser um pouco mais complicada e pode ser mais cara, mas os benefícios são muito maiores, sem falar que com a aplicação correta de métodos e materiais sustentáveis, grandes edifícios e até pequenas moradias podem se tornar acessíveis ao longo do tempo a partir dos custos de construção . Isso pode ser comprovado por Bonfim (2012), em que afirma:

“Um   estudo   de   2003   da   Força-Tarefa   de   Construção   Sustentável   da Califórnia mostra que um investimento inicial de um projeto verdade apenas 2%  pode  produzir  uma  economia  de  dez  vezes  o  investimento  inicial,  com base em um período de vinte anos de construção”

A partir dessa pesquisa, é certo que construções insustentáveis ​​podem ser inicialmente mais baratas, mas construções sustentáveis

As mais caras inicialmente têm maior valor de mercado e geram lucros para o proprietário após um certo período de tempo

1.2 APLICAÇÃO E USO DE MATERIAIS SUSTENTÁVEIS

Explicando Arasaki (2011), a ciência e a tecnologia são hoje componentes fundamentais da engenharia para encontrar novas formas de usar menos material e aumentar a eficiência na construção. Nesse sentido, existem vários estudos para obtenção de moradias com maior sustentabilidade e menores custos. É importante considerar isso desde que o projeto foi criado, pois facilita o uso de materiais alternativos, baratos e duráveis. As telhas Treta pak são feitas a partir de caixas de leite longa vida (Tretapak), que contêm papel reciclado, alumínio e plástico, cada um dos quais pode ser reciclado como um todo,e segundo  Arasaki (2011), esse tipo de embalagem, embora contenha mais insumos industriais do que uma embalagem tradicional descartável, pode ser totalmente reciclável,e transformadas  em telhas, separando o papelão do plástico e do alumínio, que serão prensados industrialmente no formato de telhas. Ainda segundo Arasaki (2011), essa telhas, além de serem ecologicamente atrativas, ainda permitem mais conforto térmico ao ambiente onde serão adotadas.

Estas telhas têm a vantagem de maior durabilidade e impermeabilidade. Segundo Loschiavo (2016), já existem mais de 15 empresas desenvolvendo essas telhas no Brasil, e oferecem ao mercado um produto 25% mais barato que os produtos convencionais, uma vantagem importante é que as telhas feitas com embalagens Tetra Pak reduzem o calor dissipação no ambiente. Pesquisa realizada no IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) mostrou que as telhas retêm 30% mais calor do que as telhas convencionais. Os benefícios do uso desse material vão além dos custos de construção civil e engenharia, pois segundo Arasaki (2011), o uso de caixas de leite fortalece a cadeia de reciclagem, gerando empregos e renda. Os mesmos autores destacam ainda que toneladas de materiais plásticos, papel e alumínio não estão mais sendo lançadas em aterros sanitários, reduzindo o impacto ambiental na sociedade. No entanto, mesmo com o benefício de encontrar este

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (79.6 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com