TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AGREGADOS E CIA

Artigos Científicos: AGREGADOS E CIA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  201 Palavras (1 Páginas)  •  355 Visualizações

Os agregados são matérias granulares de dimensões e propriedades adequadas para uso em obras de engenharia civil. Podem ser classificados levando-se em conta a origem, a densidade e o tamanho dos fragmentos. Considerando a densidade, existem agregados leves (pedrapomes, vermiculita...); agregados normais (brita, areia, cascalho...); agregados pesados (barita, magnetita...).

- AREIA

Composição Química: material de origem mineral finamente dividido em grânulos, composta basicamente de dióxido de silício (SIO2), com 0,063 a 2 mm.

Histórico: a areia é uma substância que tem uma idade incalculável, haja vista que as rochas ígneas das quais a areia é proveniente só podem ter sido formadas, sob uma enorme pressão e a uma profundidade de 9 a 24 quilômetros da crosta terrestre, onde foram convertidas em granito. Areia é uma substância natural, proveniente da desagregação de rochas; possui granulometria variando entre 0,05 e 5 milímetros pelas normas da ABNT. A areia é formada, principalmente por quartzo(SiO2), mas dependendo da composição da rocha da qual é originária, pode agregar outros minerais como: feldspato, mica, zircão, magnetita, ilmenita, mônazita, cassiterita, entre outros.

Aplicação: a areia pode ser usada em concreto, argamassa de assentamento e revestimento, pavimentação asfáltica, em filtros, lastro e permeabilização de vias e pátios.

Produção do Estado do Pará (m³):

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com