TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AGREGADOS GRAÚDOS E MIÚDOS E AGLOMERANTES

Por:   •  21/11/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  5.637 Palavras (23 Páginas)  •  952 Visualizações

Página 1 de 23

ATIVIDADE AVALIATIVA

Professor: Elizeth Neves Cardoso Soares

Curso: Engenharia civil                      Período:8°B Disciplina: Materiais de construção

Aluno(a):  Bianca Eliane Pereira, Greiciele Regina Silva Cândido, Jéssica

Lorrany de Oliveira, Milena Sandra Villas Boas, Walisson Felipe Veloso de

Araújo.

Nota

Data:

“Quando o caminho estiver difícil e sentir vontade de desistir, lembre-se que as maiores

vitórias são o resultado de grandes sacrifícios”.

[pic 1][pic 2]

UNIDADE 1 E 2 - AGREGADOS GRAÚDOS E MIÚDOS E AGLOMERANTES[pic 3]

  1. Em relação aos agregados utilizados na construção civil, assinale a alternativa correta.

  1. Diz-se que o agregado está em condição úmida, quando ele possui todos os poros permeáveis preenchidos e não há película de água na superfície.
  2. Areia, argila e cascalho são classificados como naturais, segundo a origem.
  3. O objetivo do ensaio de peneiramento dos agregados é a determinação do seu índice de vazios.
  4. Os agregados miúdos, considerados finos, possuem módulo de finura menor de 2,4.
  5. A massa unitária do agregado graúdo é superior ao do agregado miúdo.
  1. Os agregados, quando utilizados na construção civil para produzir concretos e argamassa, devem ter características adequadas a cada uso, as quais, geralmente, estão relacionadas com porosidade, distribuição granulométrica, absorção de água, forma e textura superficial, resistência à compressão, módulo de elasticidade e tipo de substâncias deletérias, neles, presentes. Sobre as características dos agregados, é correto afirmar:
  1. O módulo de finura dos agregados miúdos tem relação com sua área superficial, sendo maior a área superficial quanto menor for o módulo.
  2. A massa específica real dos agregados é utilizada para o dimensionamento de padiolas usadas para medição dos agregados em obra.
  3. O diâmetro máximo do agregado é determinado através do ensaio de granulometria, sendo determinado pela abertura de malha, na qual fica uma porcentagem passante acumulada igual ou imediatamente inferior a 5%.
  4. A presença de argilas e materiais pulverulentos nos agregados provoca melhoria na durabilidade dos concretos
  1. Os cimentos Portland são largamente utilizados na construção civil, sendo possível encontrar vários tipos que são comercializados com diferentes designações, de acordo com os tipos de adições utilizadas, as características físicas e as composições químicas de cada cimento. Portanto, a escolha do cimento mais adequado para ser usado em uma determinada obra de engenharia deve estar pautada no conhecimento das propriedades de cada um deles. Nesse contexto, é correto afirmar que:
  1. uma das características do cimento Portland do tipo CP V ARI é a de conter, em sua composição, altos teores de silicato dicálcico (C2S).
  2. uma das características do cimento Portland resistente aos sulfatos é a de conter, em sua composição, baixo teores de silicato tricálcico (C3S).
  3. os cimentos Portland do tipo CP II F são recomendados para obras que necessitem de baixo calor de hidratação devido aos altos teores de filer pozolânico em sua composição.
  4. os cimentos Portland do tipo CP IV são recomendados para obras de elevada classe de agressividade devido aos altos teores de pozolanas na sua composição
  1. Quando há necessidade de se prepararem argamassas, é de extrema importância escolher o tipo de cimento, para que seja aplicado o melhor produto contando com aspectos técnicos x econômicos. Assinale a alternativa que não apresenta um tipo de cimento.

a) Cimento Portland Clinquerizado        b) Cimento Portland de Alto Forno

c) Cimento Portland Branco        d) Cimento Portland Pozolânico

  1. Considerando que você é responsável pelo controle de materiais, indique qual o tipo de cimento iria aceitar para executar um bloco de fundação de grande volume, apoiada sobre uma camada de rocha.

a) Cimentos do tipo CPI E CPIII. b) Cimentos do tipo CPI e CPIV.

c) Cimentos do tipo CPIII e CPIV. d) Cimentos do tipo CPII e CPIII. e) Cimentos do tipo CPII e CPIV.

  1. De acordo com o mecanismo de endurecimento, os aglomerantes utilizados na construção civil podem ser classificados. Sobre esse tema, assinale a alternativa incorreta.

  1. Seu endurecimento se dá por meio de reações químicas, é o caso da cal e do cimento
  2. Os aglomerantes são caracterizados por conservarem suas propriedades em presença de ar, porém solúveis em água salgada (ionização pelo sal) e endurecidos em água doce
  3. São aqueles que conservam suas propriedades e processam seu endurecimento somente na presença de ar. Como exemplo desse tipo de aglomerante, temos o gesso e a cal
  4. Seu endurecimento ocorre devido à secagem do material. A argila é um exemplo de aglomerante inerte
  1. No que diz respeito ao processo de fabricação do cimento Portland, marque a alternativa que apresenta o tipo de aglomerante adicionado de forma obrigatória, que tem por objetivo controlar o tempo de pega quando o cimento for hidratado:

a) Argila        b) Gesso        c) Cal        d) Pozolana

  1. Sobre os aglomerantes de origem mineral utilizados na construção civil (nbr 11.172/90), assinale a alternativa incorreta.
  1. Aglomerantes aéreos são aqueles cuja pasta apresenta a propriedade de endurecer por reação de hidratação ou pela ação química do anidrido carbono (CO2) presente na atmosfera;
  2. Entende-se como hidratação o processo químico pelo qual um aglomerante de origem mineral reage com a água.
  3. Aglomerantes hidráulicos são aqueles cuja pasta apresenta a propriedade de endurecer apenas pela reação com a água;

D) Após seu endurecimento, aglomerantes aéreos resistem satisfatoriamente quando submetida à ação da água.

  1. O armazenamento dos materiais componentes do concreto deve ser feito de forma separada fisicamente, desde o instante do recebimento até a mistura. A esse respeito, analise as proposições abaixo.
  1. Os componentes devem estar completamente identificados durante o armazenamento, quanto à classe ou à graduação de cada procedência.
  2. Cada cimento deve ser armazenado separadamente, de acordo com a marca, o tipo e a classe. O cimento fornecido em sacos deve ser guardado em pilhas, em local fechado, protegido das intempéries.
  3. A altura máxima da pilha de sacos de cimento não poderá ultrapassar 25 unidades, quando ficarem retidos por período inferior a 15 dias, ou em altura de, no máximo, 15 unidades, quando o período for mais longo.
  4. O depósito destinado ao armazenamento dos agregados deve ser construído de maneira tal que evite o contato com o solo e impeça a contaminação com outros sólidos ou líquidos prejudiciais ao concreto.
  5. O recipiente utilizado para o armazenamento de aditivos na obra deverá estar munido de uma identificação com as informações de marca, lote, tipo do produto, data de fabricação e prazo de validade. Estão corretas, apenas:

A) 1, 2, 4 e 5.        B) 1, 2, 3 e 4.        C) 1, 3 e 5.        D) 2, 3 e 5.        E) 2, 4 e 5.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.8 Kb)   pdf (348.8 Kb)   docx (51.8 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com