TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura Organizacion Al

Artigos Científicos: Estrutura Organizacion Al. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2014  •  1.488 Palavras (6 Páginas)  •  542 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 ASPECTOS DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL 4

2.2 MODOS DE GESTÃO 5

2.3 ECONOMIA 5

2.4 ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE 6

2.5 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 6

3 CONCLUSÃO 8

REFERÊNCIAS 9

ANEXOS 10

ANEXO A – Organograma da Empresa 11

1 INTRODUÇÃO

A empresa Império Minerações possui 36 anos de história, a sua primeira unidade foi inaugurada em 1978 na cidade de Jangada que se localiza á 70km ao norte do trevo do lagarto em Cuiabá. O projeto apresentou sucesso, e hoje a empresa conta com seis unidades atuantes, sedo cinco no estado de Mato Grosso e uma no estado de Goiás, além da sede que é o escritório central da empresa, que está localizado na cidade de Cuiabá em Mato Grosso.

No estado de Mato Grosso as unidades estão localizadas em Jangada, Glória D’Oeste, Nobres, Poxoréo e Paranatinga, já em Goiás, a unidade se localiza na cidade de Portelândia.

A empresa produz o calcário calcítico e dolomítico, que são muito utilizados por pecuaristas e agricultores para corrigir a acidez do solo e melhorar a qualidade das plantações, além de produzir também agregados como britas, pedrisco, pó de pedra e rejeito, que são utilizados em construções civis e pavimentação asfáltica.

Todas as unidades foram estrategicamente posicionadas, para facilitar o transporte e a logística do produto, a capacidade de produção e venda das seis unidades juntas atinge mais de um milhão de toneladas por ano.

A unidade na qual foi realizada a pesquisa, é a do munícipio de Glória D’Oeste na BR 070, á 60km da cidade de Cáceres, e sua produção atende os fornecedores de cana para as usinas de álcool, bem como as próprias usinas, pecuaristas, agricultores e construtoras da região e pela proximidade, atende também o estado de Rondônia.

2 DESENVOLVIMENTO

Esta produção textual é o resultado de uma pesquisa realizada com o gerente da empresa Império Minerações, onde são levantados os pontos fracos e fortes da empresa de acordo com as disciplinas ministradas no semestre, e é realizado um diagnóstico dos problemas encontrados.

“O diagnóstico reúne informações básicas da análise de mercado, das oportunidades e ameaças, dos atrativos turísticos e dos pontos fortes e fracos do destino.” Petrocchi (2009, p. 118).

2.1 ASPECTOS DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

O ramo de atividade da empresa é a extração e britamento de pedras e outros materiais para construção e beneficiamento associado.

A empresa atua tanto no setor industrial como no comercial, pois a mesma extrai e transforma a matéria prima em produto final, e comercializa para consumidores ou usuários finais.

A unidade entrevistada pode ser considerada de pequeno porte, pois possui cerca de 40 funcionários divididos em quatro grupos, que são:

a) Escritório;

- Setor responsável pelas vendas e administração da empresa.

b) Pedreira;

- Setor responsável por extrair matéria prima e transportar para a indústria.

c) Pátio;

- Setor responsável pelo concerto e manutenção de máquinas e equipamentos.

d) Indústria.

- Setor responsável pela transformação da matéria prima em produto final.

Conforme o Anexo A – Organograma da Empresa na página 11.

2.2 MODOS DE GESTÃO

Na entrevista com o gerente, foi dito que o maior problema da empresa é a burocracia. Segundo ele nada pode ser alterado na empresa sem comunicação prévia ao donos no escritório em Cuiabá, que não presta o devido suporte a unidade.

As funções administrativas PODC, não são bem exercidas dentro da empresa.

O planejamento na empresa é quase inexistente e raramente são determinados objetivos e metas. Quando são determinados, o tempo para execução e o suporte prestado a unidade são poucos, o que geralmente não permite o sucesso do planejamento.

Já no quesito organização, ele confessa que também é mal exercido, ele alega que faz o que pode, mas que a burocracia do escritório central, e o número pequeno de funcionários não permite uma organização correta.

A direção e o controle, também não apresentam bons resultados segundo ele, as ordens são passadas aos funcionários, mas novamente devido ao número pequeno dos mesmos, há muito desvio e acúmulo de função, o que faz os funcionários trabalharem desmotivados e não permite um controle da situação.

2.3 ECONOMIA

A empresa não tem preocupação com concorrência, pois as empresas concorrentes atendem diferentes clientes e regiões, e dificilmente uma interfere nos negócios da outra.

Com a economia crescendo e a divulgação do estado de Mato Grosso por conta da copa, as expectativas para o setor também são boas.

As obras da copa, a atual facilidade para financiamento de imóveis e os projetos sociais de moradia que o governo criou, como o minha casa minha vida, são fatores que estão beneficiando o setor.

A cada projeto liberado na região, as empresas de construção preferem negociar com as empresas como a Império Minerações, que pelo fato de comercializar o produto que fabrica apresenta preço mais acessível do que as casas de materiais de construção que revendem o produto, e a demanda por agregados para a construção aumenta.

O governo também contribuiu com o setor quando começou a oferecer cursos gratuitos no setor da mineração o que gerou mão de obra mais qualificada, mas poderia contribuir mais com projetos que analisassem propusessem projetos de modernização tecnológica do setor da mineração e transformação mineral.

2.4 ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE

A empresa possui um código

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com