TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise dos Sistemas Construtivos Steel Frame ou Light Steel

Por:   •  22/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  6.897 Palavras (28 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 28

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                        Análise dos sistemas construtivos steel frame ou Light steel Frame e wood frame

Analysis of building systems steel frame or Light steel Frame and wood frame

Alysson Felipe Cardoso da Silva1

Iuri Neves de Oliveira 2 

Rosana Andrea Coêlho Mergulhão3

RESUMO

As grandes empresas responsáveis pelo setor da construção civil têm enfrentado grandes concorrências de mercado e estão à procura de desenvolver e aprimorar tecnologias que possam ser um diferencial em suas construções. O baixo custo, rapidez, qualidade, mão de obra são importantes pontos que estão em jogo além dos impactos que as mesmas têm proporcionado ao meio ambiente. Algumas alternativas têm sido adotadas, entre elas estão o uso dos sistemas construtivos Wood Frame e Steel Frame que são bastante utilizados em países desenvolvidos. O propósito deste estudo será apresentar de forma simples porem detalhada uma análise entre estes métodos assim como de suas etapas construtivas desde os serviços preliminares, fundação, fixação da estrutura, painel estrutural, estruturas das coberturas, impermeabilização, isolamento térmico e acústico, instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias até fechamento e acabamento. Contudo, mesmo apresentando grandes vantagens, os investimentos tecnológicos para que o setor da industrialização avance continuam sendo bastante escassos.

PALAVRAS-CHAVE: Construção a seco. Sustentabilidade. Madeira. Aço.

ABSTRACT

The big companies responsible for the construction industry have faced great market competition and are looking to develop and improve technologies that can be a differential in their construction. The low cost, speed, quality and workmanship are important points that are at stake besides the impacts they have given to the environment. Some alternatives have been adopted, among them are the use of the Wood Frame and Steel Frame construction systems that are widely used in developed countries. The purpose of this study is to present in a simple but detailed way an analysis between these methods as well as their construction stages from the preliminary services, foundation, structure fixation, structural panel, roofing structures, waterproofing, thermal and acoustic insulation, hydraulic and sanitary until closing and finishing. However, even with great advantages, the technological investments for which the industrialization sector is advancing are still very scarce.

KEY-WORDS: Dry construction. Sustainability. Wood. Steel.

1 INTRODUÇÃO

Durante o período da revolução industrial, os mais variados setores produtivos veem se aperfeiçoando no sentido da industrialização dos seus processos Na Europa pós-guerra, houvera um cenário de ausência de estabilidade político e econômico, acompanhado por um crescimento gerado por um grande contingente migratório, o mesmo ocasionou uma elevação na demanda por habitações. A solução para a problemática foi industrializar a construção civil. Foi empregada pela primeira vez, tornado o setor com grande eficiência e possibilitando maior controle da expansão urbana por intermédio da padronização dos métodos de construção (FERREIRA, 2014).

Frente a um mercado competitivo na construção civil, a economia na execução de seus empreendimentos e preocupação com a qualidade e produção tornaram-se prioridades das empresas de construção. Nesse cenário de concorrência e competitividade, construir deixou de ser uma simples materialização de formas. Construir é agora uma questão de custo e controles, é entrar na relação preço e qualidade, uma vez que há a necessidade por parte dessas empresas de viabilizar o repasse dos seus imóveis para seus clientes (BERTOLINI, 2013).

A evolução da indústria construtiva civil aconteceu em diversas fases, cada qual caracterizada por uma variedade de métodos e tecnologias. Contudo, no Brasil, diferente a grande maioria dos setores, a construção civil não se industrializou notavelmente, tem-se uma grande variedade tecnológica em um cenário coexistente de processos contrutivos dos mais tradicionais ao mais moderno (FERREIRA, 2014).

Contudo, no Brasil, a construção civil predominante é artesanal, definida por pouca produtividade e atenciosamente pelo enorme desaproveitamento, o mercado tem apontado direcionamentos nessa conjuntura, porem de maneira lenta se confrontada a outras áreas econômicas. Mediante essa realidade, os construtores procuraram aplicar seus investimentos em processos construtivos mais eficazes originem-se em produtos com aptidão sem elevar o aumento exagerado de custos, no intuito de se tornarem mais concorrentes, para assegurar a existência de suas empresas no mercado (KAMINSK JUNIOR, 2006).

A construção civil atua gravemente, desequilibrando o meio ambiente. Preocupados com esta causa, desde a extração da matéria prima e a emissão de gases para produzir materiais surge a ideia de construir sustentavelmente, visando resolver esta problemática. Preocupações como o uso de materiais menos agressivos ao meio ambiente, reciclagem de materiais utilizados na construção e redução da geração de resíduos por parte da construção civil são algumas das questões colocadas por essa ideia (BERTOLINI, 2013).

O crescimento dos empreendimentos e obras de grande porte tem desenvolvido de forma expansiva a indústria da construção civil, a qual pode consumir até 75% de recursos extraídos do planeta, sendo considerada a terceira maior responsável pela emissão de gases, além disso é o principal setor causador do efeito estufa (GARCIA et al. 2014).

Frente às falhas existentes no sistema produtivo convencional surge a necessidade de investimentos em novas tecnologias capazes de garantir maior qualidade dos serviços, reduzir prazos e evitar perdas. Neste contexto, a efetiva industrialização da construção se propõe a racionalizar o processo, por meio da pré-fabricação do produto e planificação dos serviços (MONTEIRO et al; 2015).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.3 Kb)   pdf (616 Kb)   docx (418.5 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com