TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE DA GAMIFICAÇÃO DO ENSINO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Por:   •  16/11/2020  •  Artigo  •  538 Palavras (3 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 3

O artigo propõe estudar a aplicação do jogo LEAN BOARD GAME em salas de aulas de engenharia de produção, que é um jogo de tabuleiro que simula cenários reais onde o aluno é estimulado a resolver problemas utilizando seus conhecimentos na metodologia Lean.

OBJETIVO

O objetivo ficou bem claro – que seria estudar a gamificação no ensino da engenharia de produção e estudar uma aplicação do LEAN BOARD GAME – e podemos perceber que ao longo do artigo foram mostrados dados para atingir o objetivo do estudo.

TITULO

O titulo do artigo é “ANALISE DA GAMIFICAÇÃO NO ENSINO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO: UM ESTUDO SOBRE A APLICAÇÃO DO LEAN BOAR GAME” e é efetivo em resumir o que o artigo apresenta, pois ele analisa a gamificação no atual cenário tecnológico e nos mostra o resultado de um estudo feito com alunos que participaram do jogo de tabuleiro como um potencializador da aprendizagem.

PALAVRAS-CHAVE

As 3 palavras chaves são:

- Gamificação

- Ensino em Engenharia de Produção

- Lean Board Game

Também achamos que resume o artigo nas suas principais vertentes. Tudo o que artigo estuda está relacionado com essas 3 palavras chave.

INTRODUÇÃO

Na introdução é apresentado os principais gargalos na formação profissional de engenheiros de produção, que seriam as dificuldades mais notórias dos estudantes de engenharia de produção atualmente.

Com isso ele questiona qual seria a melhor estratégia para resolver essas dificuldades. Nesse contexto, o texto apresenta a gamificação e introduz o Lean Board Game, como uma forma de reduzir essas lacunas. Entendemos que está bom e cumpriu com o que deveria.

REFERENCIAL TEORICO

O referencial traz conceitos históricos importantes – como de que o jogo sempre esteve presente na vida do homem e que seus elementos constituem a forma de viver e de se relacionar com o ser humano desde o início da civilização - como uma justificativa para a importância do objetivo pesquisado, dando abertura para uma discussão mais profunda do tema.

O referencial também traz outros conceitos sobre gamificação, Lean e explicasobre o Lean Board Game, para entendermos o objetivo e dinâmicas do jogo. *falar que podia explicar mais sobre o jogo*

REDAÇÃO

Texto com escrito formal e clara, proporcionando fácil entendimento à proposta da pesquisa.

METODOLOGIA

Entendemos que a metodologia também é adequada, pois foi feita uma Pesquisa exploratória para atingir o objetivo proposto pelo artigo. Então foi aplicado um questionário para alunos que já participaram do jogo, permitindo uma análise do que esses alunos acharam da metodologia e se ela foi efetiva em aprimorar os conhecimentos.

ANALISE E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

Os dados obtidos foram suficientes para responder às questões feitas na introdução. Pôde-se observar que os alunos não só gostaram do método como também foi eficiente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (35.1 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com