TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Observação e analise do ensino de ciências nas series finais do ensino fundamental

Por:   •  17/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.030 Palavras (5 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 5

  [pic 1]         

              Universidade de Uberaba

                      Guanhães 2015

          Estágio supervisionado etapa V

    Dayane ferreira dos santos Lourenço

         Turma 08 ciências biológicas

Tutor:Vanessa Das Dores Duarte Teruel

Universidade de uberaba

Dayane ferreira dos santos lourenço

Estagio supervisionado etapa V

Trabalho apresentado a universidade de Uberaba, como parte das exigências para a conclusão do componente curricular estagio supervisionado, de etapa V, do curso de Ciências biológicas.

Maio 2015

Guanhães MG

Observação e analise do ensino de ciências nas series finais do ensino fundamental

A Escola Estadual DR Afonso pena júnior, fundada em 1918 é administrada atualmente pela diretora Kátia Pimenta Mourão, tem uma missão bem específica: despertar a consciência de dignidade humana onde os alunos construam seu aprendizado dentro e fora da escola.

Atualmente esta unidade de ensino conta com vinte nove turmas funcionando nos turnos diurnos e noturnos, em dez salas de aulas, perfazendo um total de 970 alunos , sendo matriculados no ensino fundamental  551 com idade de 11 a 16 anos e matriculados no ensino médio 419 com idade de 15 a 30 anos.

Seu quadro funcional é composto por 73 membros, assim distribuídos:

Um diretor (a), três vices diretores, quarenta e oito professores, um secretario,seis auxiliar de educação ,quatorze ajudantes serviços gerais.

A formação dos professores compreende-se entre licenciatura plena, pós-graduação e regentes de alunos, especialistas orientam e participam da pratica pedagógica. Como espaço de lazer as crianças contam apenas com a quadra esportiva que é utilizada por eles durante o horário determinado de aula. A escola campo estágio não abre seu espaço para realização de eventos.

A Escola Estadual DR Afonso Pena Junior"  contem um muro alto onde podemos visualizar dois portões o primeiro da acesso a diretoria o segundo da acesso a um dos grandes pátios da escola.

Adentrando pelo segundo portão passamos por um orelhão ao lado esquerdo, a alguns passos a frente  a direita esta um pequeno jardim este que esta de frente com a diretoria/sala dos professores. Assim que passamos pela diretoria vemos uma escadaria que da acesso ao segundo andar dessa instituição onde a seis salas estas bem amplas podendo comportar em médio quarenta alunos cada. Ainda  neste pátio temos uma cantina em reforma, (em virtude dessa reforma a merenda e algumas aulas são preparadas/aplicadas em uma casa logo em frente a escola) um bebedouro moderno com sistema de refrigeração e acesso ao primeiro pátio este com banquinhos de cimento onde os alunos se sentam para conversar durante o intervalo (recreio). Voltando ao primeiro pátio temos os banheiros feminino e masculino vemos  também grandes pilastras de sustentação nas quais estão anexadas mensagens de otimismo, reflexão e outras para os alunos ou melhor dizendo para todos que freqüentam o ambiente, nesse mesmo pátio ao lado direito temos duas salas de aula com competência para vinte oito  cada, passando pela cantina num corredor de aproximadamente três metros de largura do lado direito vemos mais uma escadaria também dando acesso ao segundo andar, mais ao fundo do lado esquerdo temos um laboratório de informática com computadores, uma sala de biblioteca onde estão disponíveis vários livros de pesquisa, leitura entre outros, ao lado direito ainda neste fundo a escola conta com  mais duas salas ambas com capacidade para comportar vintes oito alunos, sendo assim a instituição soma dez salas de aula sendo estas dispostas da seguinte maneira:

06 salas  de aula no segundo andar,04 salas de aula no térreo e ainda como citado acima,01 biblioteca,01 cantina,02 pátios,01 laboratório de informática,01 sala na entrada (diretoria) e 02 banheiros (01 masculino/01 feminino).

A Escola Estadual DR Afonso Pena Junior propõe  uma relação entre o professor e o aluno  muito boa eles prestam atenção na hora das aulas respeitam o professor que aborda os conteúdos explicando-o corretamente. E muito bem organizada a sala de aula os alunos se sentam em filas,o quadro é grande para que o professor possa usá-lo de maneira adequada a escola também dispõe do auxilio de alguns recursos pedagógicos para a prática pedagógica como um retroprojetor, televisão/aparelho de DVD, tem também um data show, além da já mencionada sala de computação (laboratório de informática)para que os possam fazer pesquisas, há também livros de consultas de todas as áreas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (134.8 Kb)   docx (23.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com