TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE COMPARATIVA ORÇAMENTÁRIA DE UMA SUPERESTRUTURA EXECUTADA E COM REFORÇO ESTRUTURAL: UM ESTUDO DE CASO

Por:   •  11/2/2021  •  Artigo  •  3.952 Palavras (16 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DA AMAZÔNIA

CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL

SUSAN GONÇALVES MOREIRA

ANÁLISE COMPARATIVA ORÇAMENTÁRIA DE UMA SUPERESTRUTURA EXECUTADA E COM REFORÇO ESTRUTURAL: UM ESTUDO DE CASO

BOA VISTA – RR

2019

Susan Gonçalves Moreira

ANÁLISE COMPARATIVA ORÇAMENTÁRIA DE UMA SUPERESTRUTURA EXECUTADA E COM REFORÇO ESTRUTURAL: UM ESTUDO DE CASO

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como pré-requisito para obtenção do título de Bacharel em Engenharia Civil pelo Centro Universitário Estácio da Amazônia.

Orientadora: Prof. a MSc. Kellen de Souza Singh.

BOA VISTA - RR

2019

ANÁLISE COMPARATIVA ORÇAMENTÁRIA DE UMA SUPERESTRUTURA EXECUTADA E COM REFORÇO ESTRUTURAL: UM ESTUDO DE CASO

BUDGET COMPARATIVE ANALYSIS OF AN IMPLEMENTATED AND STRUCTURAL SUPERSTRUCTURE: A CASE STUDY

Susan Gonçalves Moreira ¹

Kellen de Souza Singh ²

RESUMO

A durabilidade e a vida útil de uma edificação são aspectos relevantes na elaboração e execução do projeto. As normas brasileiras apresentam diretrizes com as características mínimas a fim de atender a segurança e qualidade das estruturas, ou seja, regras de projeto que auxiliam e evitam o aparecimento de manifestações patológicas. Entretanto, quando as patologias atingem um certo grau de risco recorre-se ao reforço estrutural que se torna um custo extra ao proprietário. Diante deste cenário, avaliou-se um estudo de caso quanto ao âmbito financeiro através de uma análise comparativa entre o reforço estrutural de um prédio e o seu projeto inicial que foi executado com os critérios de dimensionamento exigido pela norma vigente da época da construção, de forma a verificar que o custo com o reforço estrutural é mais oneroso do que atender os preceitos das normas brasileiras.

Palavras-chave: Normas Técnicas; Estruturas; Orçamento Comparativo.

ABSTRACT

The durability and useful life of a building are relevant aspects in project design and execution. Brazilian standards have guidelines with minimum characteristics in order to meet the safety and quality of structures, ie design rules that help and prevent the appearance of pathological manifestations. However, when the pathologies reach a certain degree of risk, structural reinforcement becomes an extra cost to the owner. Given this scenario, a case study regarding the financial scope was evaluated through a comparative analysis between the structural reinforcement of a building and its initial project that was carried out with the design criteria required by the prevailing standard at the time of construction. that the cost of structural reinforcement is more expensive than meeting the requirements of Brazilian standards.

Keywords: Technical Norms; Structure; Comparative Analysis.

____________

1 Graduanda do Curso de Bacharelado em Engenharia Civil do Centro Universitário Estácio da Amazônia, susan.26.r@gmail.com.

2 Professora Adjunta III do Curso de Bacharelado em Engenharia Civil do Centro Universitário Estácio da Amazônia, Mestre em Estruturas e Construção Civil, engkellensingh@gmail.com.


INTRODUÇÃO

Na atual situação econômica do país, construir uma edificação tornou-se ainda mais oneroso, dessa forma, garantir a durabilidade e a vida útil das obras devem ser preceitos obrigatórios de um projeto. Entretanto, os erros na fase de elaboração e execução de projeto, juntamente com a utilização de materiais inadequados, representam uma parcela relativamente grande das causas de manifestações patológicas que afetam diretamente o desempenho e a qualidade das estruturas de concreto armado.

Dependendo do grau da patologia recorre-se ao reforço estrutural com medidas de intervenção em uma estrutura existente, aumentando sua capacidade resistente antes de atingir o seu estado limite que, geralmente, tem custos elevados.

Diante do contexto, este trabalho tem como objetivo principal analisar através de um orçamento comparativo os custos de uma obra executada em desacordo e em acordo com as normas vigentes e com o reforço estrutural. Para atingir o objetivo analisou-se o pavimento superior de um prédio do campus de uma Instituição de Ensino Superior que apresentou manifestações patológicas que resultaram na execução de reforço estrutural.

Serão estudados os laudos com as patologias encontradas pelos engenheiros após a análise in loco do prédio. Após, será realizado um comparativo de valores entre o executado na época da construção e o que é exigido perante a norma, com o valor pago atualmente no reforço estrutural, a fim de verificar os impactos causados pelo não cumprimento dos critérios de execução da obra regidos pela norma.

Quanto aos objetivos específicos destacam-se:

  • Verificação das diretrizes das normas brasileiras vigentes na época da execução da obra e comparar com o projeto executado;
  • Elaboração de orçamento considerando os principais elementos estruturais que apresentaram manifestações patológicas
  • Análise do custo financeiro entre os serviços executados da superestrutura de uma obra e do seu reforço estrutural.

REFERENCIAL TEÓRICO

Durabilidade e vida útil de estruturas de concreto armado

Segundo Helene (2001), a durabilidade é o resultado da interação entre a estrutura de concreto, o ambiente e as condições de uso, de operação e de manutenção. Portanto não é uma propriedade inerente ou intrínseca à estrutura, à armadura ou ao concreto. Uma mesma estrutura pode ter diferentes comportamentos, ou seja, diferentes funções de durabilidade no tempo, segundo suas diversas partes, até dependente da forma de utilizá-la.

De acordo com Roque e Moreno Júnior (2005), existe uma proximidade entre os conceitos de vida útil e durabilidade que, às vezes, leva à utilização equivocada dos termos. Dessa forma, vida útil é o período de tempo durante o qual se mantêm as características das estruturas de concreto, desde que atendidos os requisitos de uso e manutenção prescritos pelo projetista e pelo construtor, conforme, bem como de execução dos reparos necessários decorrentes de danos acidentais. (NBR 6118, 2014, p.15).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.6 Kb)   pdf (233.4 Kb)   docx (51.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com