TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DE COMPORTAMENTO DE MERCADO: EPI - LUVAS DE PROTEÇÃO

Por:   •  13/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  882 Palavras (4 Páginas)  •  68 Visualizações

Página 1 de 4

ANÁLISE DE COMPORTAMENTO DE MERCADO: EPI - LUVAS DE PROTEÇÃO

Celso Augusto de Deus Correa

(celso.88@terra.com.br)

Projeto integrador – Módulo 1/2021

Resumo

Este artigo tem por objetivo fazer uma análise de comportamento de mercado dos EPI’s(equipamentos de proteção individual), será tratado de forma mais específica o tema “luvas de proteção”, devido a pandemia do covid-19 e da situação econômica atual, o preço destes equipamentos sofreu um aumento considerável, impactando na economia.

Palavras-chave: EPI’s. Covid-19. Economia.

Introdução

Segundo a Norma Regulamentadora 6 – NR 6:

Os EPI’s(equipamento de proteção individual), são equipamentos de uso individual com a finalidade de proteger as pessoas e/ou trabalhadores a exposição de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.

O EPI só pode ser posto à venda ou utilizado com a indicação do Certificado de Aprovação - CA, expedido pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego.

A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento, nas seguintes circunstâncias:

a) sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenças profissionais e do trabalho;

b) enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantadas; e,

c) para atender a situações de emergência.

Cabe ainda ao empregador: adquirir o EPI adequado ao risco de cada atividade; exigir seu uso; fornecer ao trabalhador somente o aprovado pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho; orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservação; substituir imediatamente, quando danificado ou extraviado; responsabilizar-se pela higienização e manutenção periódica; e, comunicar ao MTE qualquer irregularidade observada; registrar o seu fornecimento ao trabalhador, podendo ser adotados livros, fichas ou sistema eletrônico.

Ao empregado cabe: usar, utilizando-o apenas para a finalidade a que se destina; responsabilizar-se pela guarda e conservação; comunicar ao empregador qualquer alteração que o torne impróprio para uso; e, cumprir as determinações do empregador sobre o uso adequado.

Pode-se perceber que a importância e o uso dos EPI’s é primordial no que se diz respeito a proteção/segurança da pessoas e trabalhadores, estendendo-se não somente ao ambiente profissional mas também no uso doméstico, entre outros.

O EPI que será tratado neste artigo são as Luvas de proteção, que são imprescindíveis na proteção das mãos em atividades de manuseio de objetos, servem para proteção contra diversos riscos, produtos abrasivos, cortes, perfurações, agentes químicos, entre outros. São encontradas em diversos modelos(malha, neoprene, PVC, látex) e tamanhos, de acordo com a atividade a ser realizada e seu risco, além de proteção, elas devem oferecer praticidade tanto para manusear objetos quanto para serem colocadas ou tiradas das mãos.

Também devido ao cenário a que nos encontramos de pandemia, estão sendo usadas em restaurantes, por exemplo, luvas de plástico descartável para evitar o contato direto com os talheres na hora de manipular, servir ou pegar os alimentos.

Análise de oferta, demanda e comportamento de mercado: Luvas de proteção

Com a chegada da pandemia do novo corona vírus, notou-se um aumento pela demanda de luvas de proteção, principalmente nos hospitais e ambientes relacionados aos cuidados com o vírus. Com isso houve um aumento dos preços praticados pelo mercado, seguindo a lei de oferta e demanda.

O histórico de preços desse produto conforme foi pesquisado no site ‘vigiadepreco.com.br’ no último ano, por exemplo, a unidade da caixa de luvas de látex tamanho G, houve um aumento de aproximadamente 300%, partindo de R$ 24,74 em Maio/2020 e chegando a R$ 92,90 em Abril/2021 conforme gráfico abaixo:

[pic 1][pic 2]

Analisando esse contexto os dados mostram que o mercado de Luvas de proteção teve um grande aumento de preços devido ao aumento da demanda gerada pela grande necessidade de compra, mostrando que não necessariamente a inclinação da curva de demanda sempre é inversa (Preço x quantidade), nesse caso houve o aumento de preço e também de demanda pelo produto no momento difícil em que vivemos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (94 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com