TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DE DESEMPENHO DA IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA ESQUINA SEGURA

Por:   •  17/7/2021  •  Projeto de pesquisa  •  1.237 Palavras (5 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 5

WESLEY ARAÚJO BATISTA

ANÁLISE DE DESEMPENHO DA IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA ESQUINA SEGURA NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA\CE

FORTALEZA

2021

ANÁLISE DE DESEMPENHO DA IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA ESQUINA SEGURA NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA\CE

RESUMO

O número crescente de acidentes de trânsito acarreta uma série de impactos negativos para o município, logo cabe ao mesmo propor políticas públicas eficientes para mudar esse quadro. A dificuldade de encontrar um meio de reduzir acidentes alinhado com medidas de engenharia de baixo custo ainda é um desafio no Brasil. Mediante esse cenário e a probabilidade de agrave do mesmo, surgem programas como Esquina Segura, implantado no município de Fortaleza/CE. É uma das iniciativas da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania para um trânsito mais seguro, o programa, que tem apoio da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global. Até o ano de 2018, 198 esquinas receberam o programa, que revitaliza os cruzamentos e melhora a sinalização vertical, com placas, e horizontal, com marcas de canalização, prolongamento de calçadas, balizadores e tachões. Além disso, o programa conta com o reforço de agentes de trânsito para fiscalizar quem estaciona em locais proibidos. Diante do exposto, o presente artigo tem objetivo de demonstrar, mediante análise de dados e pesquisa, os impactos positivos do programa Esquina Segura no município de Fortaleza. Com base em artigos científicos, estudos realizados em campo, coleta de dados, e documentos públicos, chegamos a resultados otimistas no desempenho e eficácia da iniciativa do Programa Esquina Segura. Vale salientar que o caráter comparativo da presente pesquisa mesmo trazendo resultados satisfatórios, existem outros métodos que podem ser aplicados em estudos futuros para melhor qualificação do programa quanto a redução de acidentes. Também é importante lembrar que se faz necessário o trabalho de conscientização através da educação no trânsito, tanto para o pedestre quanto para o motorista com o intuito de diminuir o número de acidentes.

Palavras-chave: Esquina Segura, Segurança Viária, Projeto e Sinalização.

1. INTRODUÇÃO

Fortaleza, capital do estado do Ceará é a quinta maior cidade do país, com uma população aproximada de 2,62 milhões de habitantes em 2017 (IBGE, 2018). A densidade da mesma é estimada em 8.287,4 habitantes/km², possuindo 4.000 km de malha viária e uma frota de1.07 milhões de veículos (DETRAN/CE, 2017).

No ano de 2015 em Fortaleza foram registrados 23.534 acidentes de trânsito (OSVF, 2015). Esse número crescente acarreta uma série de impactos negativos para o município, sociais e econômicos principalmente quando se fala de ocorrências com vítimas fatais, pois não se pode mensurar o valor de uma vida humana (Agência Brasil, 2018).

Nas zonas urbanas, existem vários pontos possivelmente graves para segurança no trânsito. Entre esses, vale a pena ressaltar as interseções urbanas não semaforizadas, locais onde existe conflito de trajetória entre veículos motorizados, pedestres e veículos não motorizados, logo produzindo atritos quanto a concessão da passagem.

Mediante esse cenário e na tentativa de melhorar a segurança nesses locais, surgem programas como Esquina Segura, implantado no município de Fortaleza/CE é uma das iniciativas da Autarquia Municipal de trânsito e Cidadania para um trânsito mais seguro, o programa tem apoio da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global. Até o ano de 2018, 198 esquinas receberam o programa, que revitaliza os cruzamentos e melhora a sinalização vertical, com placas, e horizontal, com símbolos, zebrados, canalização, prolongamentos de calçadas e tachões. Além disso, o programa conta com o reforço de agentes de trânsito para fiscalizar quem estaciona em locais proibidos.

O Programa Esquina Segura surgiu a partir da identificação do problema da falta visibilidade por conta da infração de estacionamento irregular nas esquinas e do avanço da preferencial. Sendo esses as principais condutas de risco em para acidentes em intervenções não semaforizadas (AMC, 2017).

No ano de 2016 o custo ao Sistema Único de Saúde (SUS) chegou a ter mais de 17 milhões de reais em custos referentes a acidentes de trânsito, apenas no estado do Ceará, de acordo com levantamento realizado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) no ano de 2016. O Programa Esquina Segura tem um baixo custo de implantação. Comparado a outros programas de redução de acidentes (FORTALEZA, 2017).

Dessa forma através da coleta de dados de acidentes de trânsito feitas pelo Sistema de Informações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (52.3 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com